Por que o casamento existe se não existe no céu?

Todo casal que sobe ao altar quer ficar junto para sempre e isso provavelmente inclui estar junto na eternidade também. Mas por que os votos de casamento dizem: “Prometo estar contigo na alegria e na tristeza, na saúde e na doença, na riqueza e na pobreza, amando-te, respeitando-te e sendo-te fiel em todos os dias de minha vida, até que a morte nos separe.”?

Isso significa que o casamento com nossa outra metade termina na terra e não existe no céu? Antes de respondermos a isso, vamos tentar entender o que o casamento realmente significa.

Deus fez os humanos para relacionamentos íntimos

Antes de tudo, vamos nos lembrar da natureza e do caráter de Deus para que possamos entender o casamento completamente. Deus sempre existiu em um relacionamento perfeito e amoroso entre as três pessoas da Trindade : Pai, Filho e Espírito Santo, desde antes da criação.

Não foi por tédio ou necessidade de um hobby que Ele criou o universo. Era uma expressão de Sua bondade e generosidade. Consequentemente, como portadores de Sua imagem, os humanos são feitos para se conectar, amar e pertencer.

Deus dotou a humanidade de uma natureza relacional, e a instituição do casamento é a expressão mais profunda disso. “Sede fecundos e multiplicai-vos, enchei a terra, sujeitai-a e dominai-a” são as bênçãos associadas à criação da humanidade como mulher e homem em Gênesis 1 :27-28.

Essencialmente, a primeira maneira pela qual o casamento contribui para o serviço de Deus é conceber e nutrir filhos de maneira piedosa.

É uma bênção ter filhos. 

Infelizmente, nem todo casal é abençoado com filhos. Isso é um fato triste. Não ter filhos não significa que um casamento não seja um casamento, e Deus ainda pode ser profundamente honrado por meio dele.

A procriação, no entanto, deve ser considerada uma bênção custosa e sacrificial ( Efésios 6:4 ), para que eles possam se tornar companheiros jardineiros sob Deus para cuidar de sua criação.

Em todas as culturas, a universalidade do casamento foi demonstrada ao longo da história. Na verdade, vivemos em um mundo caído que é diferente do desígnio perfeito de Deus que sempre existiu, inclusive em nosso tempo.

Embora isso seja verdade, a maioria das sociedades reconhece a importância central do casamento ao longo da vida entre um homem e uma mulher. Nossas artes e entretenimento refletem isso em grande medida. Muitas histórias, canções, poemas, romances, peças e filmes foram centrados no amor.

Seus triunfos são celebrados, suas tragédias são lamentadas e, na maioria das vezes, são bem-sucedidas. As tragédias de Shakespeare sempre terminam com a morte, enquanto suas comédias sempre terminam com o casamento.

Os temas centrais de nossas histórias são o amor e a morte porque são centrais em nossas vidas. Seja consciente ou inconscientemente, todas essas histórias descrevem a grande narrativa de Deus da criação, queda, redenção e restauração.

Portanto, a capacidade de amar entre duas pessoas não pode ser considerada simplesmente como horizontal. Em última análise, visa estabelecer uma relação vertical entre um indivíduo e Deus. Nosso Criador pretendia que tivéssemos um relacionamento amoroso com ele.

O casamento simboliza o relacionamento de Cristo com seu povo

Simbólico do relacionamento de Cristo com Sua Igreja, Deus criou o casamento como a mais íntima das uniões humanas. No casamento, a união entre homem e mulher esconde uma verdade sobre Deus e a Igreja.

O casamento simboliza a união permanente que Deus ordenou entre Seu Filho e a igreja. Este plano divino é simbolizado pelo casamento na terra. Da mesma forma que Deus pretendia que Cristo e a igreja se tornassem um corpo ( Gálatas 3:28 ; 1 ​​Coríntios 12:13 ), Ele pretendia que marido e mulher se tornassem uma só carne ( Gênesis 2:24 ).

Aplica-se a todos os casamentos, sejam eles cristãos ou não, independentemente de as partes os reconhecerem como tal. O casamento que Deus instituiu na criação representa o relacionamento final e eterno que Ele terá com Seu povo redimido no Novo Céu e Nova Terra.

Sim, há casamento no céu – uma grande consumação final entre o Cordeiro e Sua Noiva, conforme descrito no Livro do Apocalipse ( Apocalipse 19: 6-9).

No entanto, as tradições cristãs citam Mateus 22:30 , no qual Jesus diz: “Na ressurreição, as pessoas não se casarão nem se darão em casamento; serão como os anjos no céu”. Isso também é verdade porque o que o Apocalipse tenta enfatizar é que o casamento no céu é com Cristo e não pertence ao casamento mundano.

Há uma grande diferença entre o céu e o mundo

Segundo a visão de João, não há templo na cidade eterna, pois Deus e Cristo, o Cordeiro, são seu templo, estando intimamente presentes com seu povo. Da mesma forma, o Pai e o Filho servirão como fontes de iluminação da cidade, eliminando a necessidade do sol, da lua ou da própria luz.

Semelhante a como uma lâmpada é inútil sob a luz do sol, a luz de Deus será mais brilhante do que a luz do sol.

Quando Jesus morreu na cruz, Ele desejou que a igreja fosse santa e sem mácula. Assim como o marido deseja o melhor para sua esposa, Jesus também deseja o melhor para nós. Esta é a imagem do casamento no céu, estamos literalmente casados ​​com Cristo porque somos Sua noiva.

Os casamentos mundanos são fugazes e, quando morremos, são inevitavelmente rompidos. Nossa união perfeita e eterna com Deus nosso Pai e nosso Senhor Jesus Cristo tomará seu lugar como algo muito mais íntimo e belo.

Portanto, por que às vezes é difícil para nós aceitar essa verdade? 

Poderia ser um medo de perder a intimidade física ou intimidade com os outros?

Nossa única maneira de saber o que Deus nos deu nesta vida é em primeira mão. Na fé, esperamos o que Ele prometeu, mas não podemos começar a imaginar como será na realidade.

A instituição do casamento foi primeiramente instituída por Deus na ordem da criação. O casamento é o fundamento imutável da vida humana. O propósito do casamento é permitir que os humanos sirvam a Deus por meio de uma intimidade fiel e filhos.

Cristo e a igreja são comparados ao casamento de Deus e sua noiva, sua noiva, a igreja. O marido deve agir como um líder abnegado no casamento, e a esposa deve se submeter ao marido de maneira piedosa.

Como uma representação visual do evangelho, a instituição do casamento aponta para nossa esperança em Cristo voltando para reivindicar sua noiva.

Com aquele que importa para a eternidade

O que Deus tem reservado para nós deste lado do céu é apenas um vislumbre. Ninguém pode imaginar como será não ser mais casado ou dado em casamento, ou como isso poderia ser melhor do que nossos relacionamentos atuais.

Mas quando estivermos no céu, não poderemos mais pensar nisso porque quando estivermos lá, temos a certeza de que teremos uma união eterna e íntima com nosso Senhor, que é muito mais valiosa do que nosso estado atual, como a luz do sol é para uma lâmpada.

É muito reconfortante saber que temos alegria para todo o sempre e que nenhuma morte pode conquistar essa união eterna com Cristo. Agora só podemos esperar e esperar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *