Por que os evangélicos fazem jejum?

O jejum e a oração faz parte da vida de muitas pessoas cristãs, não somente dos evangélicos.

Jesus nos ensina como devemos fazer o nosso jejum; “Quando jejuarem, não mostrem uma aparência triste como os hipócritas, pois eles mudam a aparência do rosto a fim de que os outros vejam que eles estão jejuando. Eu digo verdadeiramente que eles já receberam sua plena recompensa. Ao jejuar, arrume o cabelo e lave o rosto, para que não pareça aos outros que você está jejuando, mas apenas a seu Pai, que vê em secreto. E seu Pai, que vê em secreto, o recompensará.” Mateus 6:16-18

O jejum é um sacrifício, que nos leva a abster de alimentos por um determinado tempo, tendo como propósito a renovação espiritual, por direção, cura, solução dos problemas, graça especial para enfrentar uma situação difícil, etc.

Na palavra de Deus encontramos varias pessoas que jejuaram diante de uma situação difícil e alcançaram sua graça. Podemos citar no velho testamento a figura de Josafá, “E sucedeu que, depois disto, os filhos de Moabe, e os filhos de Amom, e com eles outros dos amonitas, vieram à peleja contra Jeosafá.
Então vieram alguns que avisaram a Jeosafá, dizendo: Vem contra ti uma grande multidão dalém do mar e da Síria; e eis que já estão em Hazazom-Tamar, que é En-Gedi. Então Jeosafá temeu, e pôs-se a buscar o Senhor, e apregoou jejum em toda a Judá. 2 Crônicas 20:1-3

Através do jejum nos prostramos diante de Deus e reconhecemos que sem ele nada podemos fazer que necessitamos de sua ajuda.

“Então apregoei ali um jejum junto ao rio Aava, para nos humilharmos diante da face de nosso Deus, para lhe pedirmos caminho seguro para nós, para nossos filhos e para todos os nossos bens.” Esdras 8:21

O jejum válido é aquele em que somente você e Deus sabem, ele não deve ser feito para que você seja engrandecido aos olhos dos outros.

Não existe na bíblia uma forma correta de jejuar, isso é pessoal. O princípio básico para essa prática é: “Abster-se voluntariamente de alguma coisa importante a fim de dedicar maior tempo a Deus”.

E esse é o verdadeiro motivo pelo qual os cristãos fazem jejum; se aproximar mais de Deus, por uma causa própria, pela cura pessoal, ou de um ente querido, etc.

Nesse tempo em que está de jejum é importante que você se abstenha não só dos alimentos, mas também de coisas que não agradam a Deus, procure passar o tempo vendo coisas que edificam ouvir musicas de louvor e adoração a Deus, fazer coisas que é correto aos olhos de Deus.

Por que em vão seria estar de jejum e ver coisas na televisão que não edificam, como, falar mal do irmão, fazer coisas que desagradam a Deus. Coisas que devemos evitar não só apenas quando esta jejuando.

 

 Juliana Moreira de Araújo Silva

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *