Por que pais piedosos deveriam imitar Jonathan Edwards

Palavras cheias de verdade bíblica pronunciadas num ar de incerteza devem estar entre as coisas mais angustiantes que os pais podem transmitir a um filho. As crianças receberão as Escrituras como loucura ou como sabedoria de Deus ( 1 Coríntios 1:18 )? A resposta nem sempre é conhecida.

Como pais, se a proximidade com os nossos filhos fosse o único objetivo quando eles se aproximam de nós com os seus medos e dores, poderíamos restringir as nossas respostas a: “Deus está próximo. Ele está com você” ou “Deus sofre com você”. Encontro importantes verdades bíblicas sobre o caráter de Deus em cada uma dessas respostas ( Hebreus 13:5; Lamentações 3:32-33 ).

No entanto, quando, em amor abnegado pelos nossos filhos, damos prioridade às suas relações com Deus acima das suas relações conosco, surgem mais conselhos bíblicos. Este conselho potencialmente coloca em risco o relacionamento entre pais e filhos em prol do bem deles ( Mateus 19:29 ) e nos envia em oração a um Deus que atrai as pessoas para si.

Jonathan Edwards e sua filha, Esther

Jonathan Edwards ofereceu esse tipo de amor abnegado à sua filha, Esther. Ele escreveu as seguintes palavras para ela quando ela estava doente. Suas palavras vão ao encontro da realidade das tristezas do mundo:

Eu não gostaria que você pensasse que alguma coisa estranha aconteceu com você nesta aflição: ‘É de acordo com o curso das coisas neste mundo, que depois dos sorrisos do mundo, alguma grande aflição logo virá. 

Ele a aconselha a tornar o tempo de doença útil ao seu espírito:

Deus agora lhe deu um aviso antecipado e oportuno para não depender da prosperidade mundana.

Ter humildade diante de Deus sobre sua doença terrena promoveria o contentamento no descanso eterno. Se ela não conseguir melhorar a sua situação nesta terra, Edwards aconselha-a a olhar para a glória eterna que Deus pode colher da sua época difícil:

Portanto, eu aconselharia… se for do agrado de Deus restaurá-lo, não conte com nenhuma felicidade aqui.

Trabalhe enquanto você vive, para servir a Deus e fazer todo o bem que puder, e se esforce para melhorar cada dispensação para a glória de Deus e para o seu próprio bem espiritual, e contente-se em fazer e suportar tudo o que Deus o chama neste deserto, e nunca espere encontrar neste mundo algo melhor do que um deserto.

Faça sua conta para viajar através dele com cansaço, dor e problemas, e espere por seu descanso e sua prosperidade até o futuro, onde aqueles que morrem no Senhor descansarão de seus trabalhos e entrarão na alegria de seu Senhor.

Ele encoraja sua filha a se entregar totalmente ao Senhor no sofrimento. Ele pode dar conselhos desafiadores e focados na verdade porque já assumiu o mesmo compromisso com o Senhor em sua vida. Como pai amoroso, estar distante do filho sem esperança de futuras visitas seria, sem dúvida, doloroso.

Mas a natureza exemplar do seu compromisso satisfeito com Deus fica evidente quando escreve à sua filha sofredora, que está fora do seu alcance, através de muitos quilómetros. 

Você provavelmente passará o resto da sua vida (se superar esta doença) muito longe de seus pais, mas não se importa muito com isso. Se você morasse perto de nós, ainda assim nossa respiração e a sua logo sairiam, e retornaríamos ao nosso pó, para onde todos estamos nos apressando.

É infinitamente mais importante ter a presença de um Pai celestial e avançar em direção a um lar celestial. Tomemos todos cuidado para que finalmente possamos nos encontrar lá. 

Ele entrega uma esperança que nega o mundo em palavras corajosas a uma criança ferida. Primeiro, ao expressar pensamentos desafiadores, ele corre o risco de que suas palavras possam ser recebidas com desacordo, causando distância relacional.

Segundo, ele fala palavras para o bem de seu filho, sem pensar em si mesmo. Ele aconselha sua filha a “não se importar muito” com o fato de estar perto ou longe dele – desde que ela permaneça perto do Senhor. Edwards claramente não tem maior alegria do que saber que sua filha andaria na verdade ( 3 João 1:4 ).

Minha própria paternidade

Não quero menos do que Edwards exemplifica. Em última análise, eu não desejaria um relacionamento suficientemente agradável com minha filha em detrimento de considerarmos a eternidade — o céu e o inferno — juntos. Às vezes, pode ser angustiante transmitir a verdade — mas esse tipo de palavra é bom; eles são amor. Falá-las é o tipo de risco que Deus me pede para correr por causa de Cristo e do bem de minha filha ( Romanos 10:14 ).

Quando minha filha crescer, quero que ela veja pais como Edwards. Quero que estejamos legitimamente contentes no Senhor, para que nosso único pedido e esperança seja que ela caminhe com o Senhor para a eternidade. É aí que rezo para que seu contentamento seja encontrado, e seria difícil pedir-lhe que fosse a algum lugar onde eu não estive. O conselho de Edwards é convincente, em parte, porque ele próprio é fiel em manter um foco eterno. Pedir à minha filha que me siga onde nunca estive seria um desafio!

No final das contas, Edwards e sua filha se aproximaram por meio desse foco. Ester escreveria mais tarde:

Na noite passada, tive algumas conversas livres com Meu Pai sobre as grandes coisas que dizem respeito ao meu melhor interesse – expus minhas dificuldades para ele muito livremente e ele livremente aconselhou e dirigiu.

A conversa eliminou algumas dúvidas angustiantes que muito me desanimavam em minha guerra cristã — Ele me deu algumas orientações excelentes a serem observadas em segredo que tendem a manter a alma próxima de Deus, bem como outras a serem observadas de maneira mais pública — Que misericórdia eu ter um Pai assim! Que guia! 

Cada decisão de fé no Senhor cabe exclusivamente a cada indivíduo. Mas, os pais podem ajudar nas decisões individuais dos seus filhos, recusando-se a criar uma dinâmica relacional com a intenção de nos trazer uma sensação de felicidade e realização.

Olhando para Edwards e sua Esther, como um tipo de relacionamento centrado em Cristo, podemos continuar a almejar mais alto, com esperança orante, para o tipo de camaradagem rica que flui quando ambas as partes, pela graça de Deus, amam a verdade e se contentam em somente o Senhor.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *