Qual é uma resposta bíblica à gravidez não planejada?

Como os tribunais decidiram mudar a maneira como abordamos as legalidades do aborto, muitos estão se perguntando o óbvio: o que uma mulher deve fazer se estiver enfrentando uma gravidez não planejada?

Há debates acalorados acontecendo sobre a necessidade de mais apoio tanto do governo, igreja, comunidade e nossa cultura em geral para as mulheres que estão graciosamente levando uma nova vida a este mundo. Como mãe de três filhos biológicos e mãe adotiva em processo de adoção de nosso filho adotivo, acredito sinceramente que precisamos construir um mundo mais pró-mãe, pró-criança e pró-família. Licença remunerada, uma cultura que homenageia as mulheres grávidas, mais apoio para adoção, apoio para mães biológicas, melhores serviços de saúde mental, melhores cuidados de saúde, salários mais justos e a lista continua como podemos trabalhar para criar uma sociedade que honre a vida .

Obviamente, temos um longo caminho a percorrer em nosso país antes que a maternidade se torne um empreendimento bem apoiado. 

Trazer vida a este mundo dá trabalho e certamente exige sacrifício por parte de mães e pais em todos os lugares. Apoiar a unidade familiar, o alicerce mais básico de nossa sociedade, é muito importante para a fé cristã .

No entanto, pense no tempo da igreja primitiva. Nenhum desses sistemas, suportes ou mandatos existia no mundo antigo. O infanticídio era uma prática comum. Os primeiros cristãos eram conhecidos por irem aos montes de lixo e esterco que esses bebês eram descartados e cuidar deles como se fossem seus. 

Mesmo aqueles que estavam doentes ou incapazes de sobreviver por muito tempo foram cuidados até seus últimos suspiros. Em uma sociedade que via as crianças como totalmente descartáveis, elas viviam o ideal cristão que cada pessoa tem valor porque são criadas por Deus à Sua própria imagem ( Gênesis 1:27 ).

Como crente, então, como reconciliar o chamado de Deus para proteger toda a vida, pois cada ser humano é ” feito de forma espantosa e maravilhosa ” e o fato de que vivemos em um mundo caído?

1 – Faça o que você é capaz

Existe um termo “é preciso uma aldeia” que aplicado à paternidade é 100% verdadeiro! É preciso uma aldeia para amar, nutrir, apoiar e estar ao lado de pais e filhos. Todos podem fazer algo para fazer parte da criação de espaço para mães que lutam para lidar com uma gravidez não planejada ou para apoiar famílias vulneráveis ​​em nossa comunidade.

Você não tem que adotar. Mas talvez possa iniciar um grupo de apoio em sua igreja para jovens mães. Você pode ser aquele que traz refeições caseiras para uma mãe grávida ou uma família adotiva. Mentorar jovens em situações vulneráveis ​​é uma maneira maravilhosa de inspirar esperança e transmitir habilidades de vida para aqueles que precisam desesperadamente delas. Pergunte a Deus que papel você desempenha em seu trabalho de cuidar dos vulneráveis, desesperados e ansiosos ao nosso redor e comece a fazê-lo. A hora é agora.

2 – Oferecer apoio e incentivo incondicional às gestantes

Pode parecer fácil começar a tirar sua caixa de sabão quando você ouve falar de circunstâncias de gravidez menos do que ideais. Todos nós devemos saber como os bebês são feitos, certo? Como eles deixaram isso acontecer? 1 Tessalonicenses 5:11 nos diz: “Portanto, encorajai-vos uns aos outros e edificai-vos uns aos outros, como estais fazendo.” A resposta bíblica à dor e incerteza é encorajamento e amor. Um espírito severo empurra as mães para cantos escuros. Isso as faz sentir que é impossível levar uma gravidez não planejada. Julgamento, desesperança, estigmas e falta de apoio contribuem para o aumento do número de abortos.

Os crentes devem ser um lugar suave para aqueles que lutam com a dor e o medo que acompanham uma gravidez inesperada. Não precisamos forçar nossas próprias ideias sobre o que achamos ser a melhor maneira de lidar com essa situação difícil; em vez disso, precisamos oferecer opções, apoio, amor incondicional, encorajamento, informações honestas e muito mais.

3 – Oferecer suporte prático para famílias com poucos recursos

1 Pedro 4:9-11 diz: “Sejais hospitaleiros uns para com os outros sem murmurações. Conforme cada um recebeu o dom, sirvam-se uns aos outros, como bons despenseiros da multiforme graça de Deus; quem fala, como quem fala oráculos de Deus ; quem serve, como quem serve pela força que Deus fornece, para que em tudo Deus seja glorificado por meio de Jesus Cristo. A ele pertencem a glória e o domínio para todo o sempre. Amém.”

Devemos ser aqueles que mostram hospitalidade aos necessitados. Abrir sua casa para pessoas com visões de mundo diferentes para que possam experimentar o amor de Deus de maneira tangível pode ser uma maneira de infundir valor e esperança na vida de alguém. Devemos ser aqueles que falam a verdade de Deus e que servem como ele serviria. É assim que damos glória a Deus e trabalhamos para trazer o Céu à Terra.

Como sua igreja, lar e vida podem ser um bom mordomo da graça de Deus? Desenhar linhas duras pode não ser a melhor maneira de responder àqueles que lutam com a dor.  Falar de vida, verdade, graça, esperança e apenas estar disponível para oferecer sua vida pelo bem de outro parece muito mais com a verdade do evangelho que Jesus nos ensina.

4 – Ore por aqueles que enfrentam gravidez não planejada

O Salmo 20:7 diz: “Alguns confiam em carros e outros em cavalos, mas nós confiamos no nome do Senhor nosso Deus”. Deus nos lembra que nossa confiança está nele, não nos poderes deste mundo. Em última análise, Deus une cada pessoa no ventre da mãe, ele tem uma história para suas vidas, e ele é aquele que pode transmitir paz e vida em qualquer situação. A resposta cristã ao pecado, morte e dor é aquela que clama ao nosso Deus por ajuda. Sabemos que Deus está trabalhando, mesmo nos cantos mais escuros do nosso mundo.

O Salmo 34:17 nos diz: “Quando os justos clamam por socorro, o Senhor os ouve e os livra de todas as suas tribulações”. Confie que Deus pode prover e falar aos corações daqueles em lugares difíceis. Ele é capaz de desmascarar as mentiras do inimigo que quer nos afastar da vida, da graça, da esperança e da família.

Vamos abraçar o amor e a graça, a essência de quem nosso Deus é quando se trata de gravidez, mães, família e política. Vidas são transformadas quando vivemos do jeito de Deus.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *