Quando Deus diz não

Você já sentiu que Deus o abandonou?

Talvez em sua cabeça você saiba que ele não o fez, mas no fundo seu coração questiona a presença dele. Você se pergunta por que Deus o colocou em circunstâncias tão problemáticas e persistentemente difíceis. Você está sozinho, necessitado, confuso.

Você quer que Deus providencie para você, mas parece que ele não o fez. O que é pior, parece que ele não vai .

Quando Deus Provê nas Escrituras

Se é assim que você se sente, você não está sozinho. O desânimo e a solidão podem penetrar até mesmo no cristão mais forte. As Escrituras estão repletas de exemplos; na verdade, você não consegue nem passar do Gênesis sem vê-los. Desde o início da humanidade, queríamos que Deus nos sustentasse — mas muitas vezes não da maneira que ele realmente faz.

Tomemos apenas dois exemplos: Hagar e José.

1. Deus provê para Hagar.

Consideremos primeiro Hagar, que fugiu de sua senhora, Sarai. Hagar comandou sua gravidez sobre a estéril Sarai e foi punida com a raiva e o abuso de sua senhora (Gênesis 16:1-6). Hagar – desesperada, com medo e aparentemente incapaz de lidar com a situação – correu para o deserto. Foi neste deserto vazio e desolado que ela se sentou perto de uma fonte de água. E foi aqui neste deserto que Deus providenciou para ela.

O anjo do Senhor a encontrou. Ele perguntou por que ela havia fugido de Sarai e então disse que ela deveria retornar para sua senhora e se submeter. Mas o Senhor também prometeu a ela que a tinha visto e ouvido, e que o bebê que crescia dentro de seu ventre seria um governante. Hagar ficou profundamente confortada e chamou o Senhor de “um Deus que vê”, pois ela disse: “Verdadeiramente vi aquele que cuida de mim”.

Avancemos quatorze anos depois, quando Abraão mandou embora Agar e seu filho Ismael, agora adolescente (Gênesis 21:14). Eles estão de volta ao deserto e desta vez Hagar se sente ainda mais sozinha. Ela tem certeza de que eles vão morrer. Ela não tem comida, nem abrigo, nem proteção. Ela fica a um tiro de arco de distância do filho, sem vontade de vê-lo morrer, e chora. Mais uma vez, Deus vê e Deus provê.

Agar não está sozinha.

Um anjo do Senhor a encontra e diz: “O que te preocupa, Hagar? Não temas, pois Deus ouviu a voz do menino onde ele está. Acima! Levanta o menino e segura-o bem com a tua mão, porque dele farei uma grande nação” (vv. 17-18). Então ele graciosamente “abriu os olhos dela, e ela viu um poço de água. E ela entrou e encheu o odre com água e deu de beber ao menino. E Deus estava com o menino, e ele cresceu” (vv. 19-20).

Deus providenciou. No meio de circunstâncias amargas e aparentemente desesperadoras, ele viu e se importou. Ele estava lá. Sua provisão certamente não foi o que Hagar esperava – em nenhuma das ocasiões. A primeira foi retornar para uma amante abusiva. A segunda era viver no deserto. Mas em sua sabedoria, ele sabia melhor do que ela mesma o que ela precisava.

2. Deus provê para José.

Foi a mesma história com José. O jovem e ambicioso José foi vendido pelos seus irmãos como escravo no Egito. Depois, em resposta ao seu serviço fiel, foi falsamente acusado de assédio sexual e preso. E então , em resposta à sua humilde interpretação do sonho do copeiro do Faraó, José foi imediatamente esquecido e deixado a definhar na prisão durante anos. No entanto, no final de seus sofrimentos, José pôde dizer aos seus irmãos culpados: “Quanto a vocês, vocês pretendiam o mal contra mim, mas Deus pretendia que fosse para o bem” (Gênesis 50:20).

Mesmo que tenha sido inesperado. Mesmo que parecesse abandono. José estava profundamente consciente da provisão de Deus. Ele estava profundamente consciente da presença de Deus. José nunca esteve sozinho. Foi isso que o levou a estender essa mesma provisão aos seus irmãos: “Portanto, não tema; Eu cuidarei de você e dos seus pequeninos” (v. 21).

A Maior Provisão de Deus

Deus provê para o seu povo. Essa é a moral da história, a moral da sua história, que permanece por trás de cada circunstância. Deus não abandona o seu povo. Sua provisão pode não parecer o que desejamos, mas é sempre o que é melhor.

Em última análise, ele providenciou as nossas necessidades mais profundas através de Cristo. Podemos ter necessidades temporárias agora – comida, vestuário, abrigo, saúde – mas a nossa maior necessidade é eterna: a salvação. E Deus, em sua misericórdia suprema e surpreendente, providenciou isso para nós em seu filho, Jesus Cristo. Nós nunca merecemos isso. Mas nós precisávamos disso. E nosso Pai Celestial providenciou isso. Não há mais nada de que necessitamos eternamente.

Jesus entrou na nossa humanidade necessitada, entrou no nosso sofrimento. Podemos sentir que ele nos abandona, mas não há nada mais longe da verdade. Nunca estamos sozinhos.

Contente com a Provisão de Deus

E Deus continua a prover para nós dia após dia – assim como fez para Hagar e José e Noé e Abraão e Isaque e Jacó e Moisés e Josué e Jó e Raabe e Rute e Ester e Esdras e Ezequiel e Habacuque e Maria e Pedro e Paulo e Lídia e Tabita e Filemon e o eunuco etíope e cada um de seus filhos . Portanto, nossa responsabilidade é nos contentarmos com o que ele fornece. Não duvidamos, não descremos, não desanimamos, mas somos gratos.

Claro, isso não é fácil. Lutamos para estar contentes. Até o apóstolo Paulo disse que estava aprendendo a ficar contente. É um processo – muitas vezes doloroso. No entanto, apesar disso, as Escrituras apresentam esta verdade inescapável: “Deus sempre provê”. Portanto, não temos motivos para estar descontentes.

Podemos nos sentir amargurados, solitários ou abandonados, mas a verdade é que nosso Deus cuida de nós. Ele é infalivelmente soberano, incessantemente amoroso e incontrolavelmente bom. E ele está sempre conosco. Sua presença não pisca nem desaparece. Aprenda a confiar nele, pois ele nunca te abandonará. Ele é seu Pai Celestial e lhe dará o que você precisa.

Esse pode não ser um carro novo. Isso pode não ser conforto. Pode não ser uma casa, uma saúde ou um cônjuge. Pode nem ser a sua vida. Mas é o que você precisa. É o que é melhor – para o seu bem, para a sua alegria eterna e para a glória de Deus.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *