Quando você duvidar, procure a face dele

Ouve, Senhor, quando clamo em voz alta; 
tenha misericórdia de mim e me responda! 
Você disse: “Busque minha face”. 
Meu coração diz a você: 
“Sua face, Senhor, eu procuro”.
Não esconda seu rosto de mim. 
( Salmo 27:7-9 ) 

Houve um momento em minha vida em que questionei minha fé. Não foi evidente, mas sim uma dúvida silenciosa – mais como “Sim, certo” do que “Deus não existe e eu o odeio”. Eu simplesmente não tinha mais tanta certeza, e o ceticismo cresceu como uma criança mais velha com a mitologia do Papai Noel. Alguém estava me enganando sobre esse personagem de Jesus?

Minha dúvida se manifestou em uma dor emocional surda, como um leve frio na alma. Eu não estava realmente ciente disso. Mas eu certamente estava duvidando do evangelho, e isso me afetou. A esperança à qual uma vez me agarrei parecia estar desaparecendo.  

Quase todos os crentes, se forem honestos, têm momentos de dúvida semelhantes aos meus. Esses momentos podem durar um minuto ou um ano. Mas embora possa ser comum, também é mortalmente sério. A dúvida é o sintoma de um coração incrédulo e, se deixada sozinha, a dúvida pode estrangular a nossa fé.

Então, o que fazemos? 

Acredite com seu coração e alma e sim – sua mente 

“Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma e de todo o teu entendimento.” ( Mateus 22:37 ) 

A fé cristã é intelectual e filosoficamente viável. Não abandonamos nossos cérebros e seguimos a Cristo. Não, seguir Jesus deve ser um compromisso de toda a pessoa: coração, alma e mente. 

Quando temos dúvidas, não devemos fugir do tema da apologética – devemos correr  para  ele. Envolva sua mente. Se você tem dúvidas que te incomodam, busque as respostas. Considere Provérbios 18:15 :  

O coração inteligente adquire conhecimento, e o ouvido dos sábios busca conhecimento. 

Se houver um vento contrário de dúvida intelectual soprando contra você, não vire para o outro lado. Incline-se para enfrentar suas dúvidas, seja filosófica, científica ou histórica. Busque conhecimento. Não apenas duvide da sua fé; duvide de suas dúvidas. Depois que suas dúvidas forem examinadas, sua fraqueza ficará evidente.  

Provérbios, um livro carregado de sabedoria, começa estabelecendo uma regra básica importante: O temor do Senhor é o princípio do conhecimento ( Provérbios 1:7 ). Ao procurarmos respostas às nossas perguntas, devemos fazê-lo com admiração e reverência a Deus. Sente-se sob a Palavra de Deus não como um crítico, mas como um estudante ávido. 

Páginas enrugadas do poder eterno 

“Se vocês permanecerem na minha palavra, vocês serão verdadeiramente meus discípulos e conhecerão a verdade, e a verdade os libertará.” ( João 8:31-32 ) 

Oh, o poder das Escrituras. Quer você tenha dúvidas ou sua fé esteja mais forte do que nunca, a Bíblia é um tesouro poderoso. É uma mina infinita de sabedoria e verdade. O que há de belo nas Escrituras é que o Espírito aplica a Palavra a nós pessoalmente, convencendo-nos e confortando-nos conforme necessário. Nenhuma carta é desperdiçada. Cada palavra divinamente inspirada é um presente feito à mão por Deus. 

Considere a abrangência das Escrituras. Em  2 Timóteo 3:16-17 , Paulo diz a Timóteo: 

  • A Bíblia é útil para o ensino. 
  • A Bíblia é útil para reprovação e correção. 
  • A Bíblia é útil para treinar na justiça. 
  • A Bíblia é suficiente para tornar o cristão completo.  

Se você tiver dúvidas, pesquise nas Escrituras. Folheie as páginas enrugadas da verdade eterna. Leia Provérbios e diga-me que a Bíblia não é sábia. Leia o Sermão da Montanha e veja se você não está apaixonado pelo coração de Cristo. Ou leia Lamentações e veja se seu estômago não revira. Leia Cantares de Salomão e tente não corar.  

A Bíblia é linda, verdadeira e cativante. É um documento sobrenatural, pois o Espírito de Deus ajuda a iluminar a verdade interior de uma forma íntima e completamente pessoal à medida que o lemos. Toda a Bíblia é sobre Jesus, do Gênesis ao Apocalipse. 

Portanto, se você tiver dúvidas (ou não), aborde as Escrituras com reverência e respeito. Você pode não entender todas as frases, mas se você ler, sua alma ficará revigorada. Você será mudado ao ler a Bíblia, e é bem possível que suas dúvidas se desfaçam à luz da glória de Deus.  

Afinal, o que é fé? 

Ora, a fé é a certeza das coisas que se esperam, a convicção das coisas que não se vêem. ( Hebreus 11:1 ) 

Aprender a responder às nossas dúvidas não é uma mera ascensão intelectual; é o fortalecimento da nossa esperança. Sim, devemos ter convicção de coisas que não podemos ver – e às vezes isso pode ser difícil. Mas se aprendermos a lidar com nossas dúvidas, fortaleceremos nossa fé no evangelho de Jesus Cristo. Como resultado, estaremos mais convencidos da nossa esperança eterna. 

As dúvidas não significam uma fé moribunda, e o simples facto de termos dúvidas não deve levar-nos ao desespero. Tempos de dúvida são, na verdade, oportunidades maravilhosas para aprender mais sobre Deus, e se esse conhecimento se transformar em adoração, você poderia dizer que a dúvida vale mais do que a pena. 

Nossa alegria está ligada ao nosso temor pela glória de Deus. E assim, se as nossas dúvidas e questões – por mais desconfortáveis ​​que sejam – nos fazem caminhar através de tempos difíceis que eventualmente levam a uma união mais profunda com Cristo, podemos aprender a lidar com as nossas dúvidas numa expectativa ansiosa de alegria futura. 

Quando tive minhas dúvidas, parecia que minha alma estava resfriada. Mas quando, pela graça de Deus, naveguei pelo meu tempo de dúvida, foi como se minha alma estivesse revigorada. Eu não estava apenas bem por causa do mal-estar; Eu estava melhor do que antes.  

Não se desespere quando duvidar. Apoie-se no Senhor na ansiosa expectativa de uma esperança renovada e fortalecida.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *