Quando você está desanimado em dezembro

Faltando apenas algumas semanas para o Natal e tudo o que precisa ser feito, você provavelmente está sentindo que tem mais coisas para fazer do que sabe como lidar.

Esta é a época da alegria, mas também é uma época em que o peso cumulativo de tudo o que aconteceu ao longo do ano chega até você. Tive várias conversas esta semana em que as pessoas me disseram: “Este foi um ano muito difícil para a nossa família”.

Neste último mês do ano, há uma sensação de esgotamento, esgotamento ou esgotamento. Alguém me descreveu isso como um “cansaço coletivo”. Acho que é uma boa descrição.

Qual é a resposta ao cansaço coletivo? Onde procuraríamos ajuda na Bíblia quando nos sentíssemos cansados, desanimados e geralmente exaustos?

Apoie-se na verdade que você conhece sobre Deus

Você não sabia? Você não ouviu? O Senhor é o Deus eterno, o Criador dos confins da terra. Ele não desmaia nem se cansa; seu entendimento é insondável (Is 40:28).

Deus lembra ao Seu povo o que já sabe, o que muitas vezes ouviu, porque a fé se fortalece, não aprendendo algo novo, mas voltando ao que ouvimos e conhecemos.

Há quatro coisas aqui em Isaías 40:28 que todo crente conhece e já ouviu falar de Deus, e nas quais precisamos nos apoiar nestes tempos de cansaço.

Deus é nosso Criador.

Deus não se cansa.

Deus trabalha em uma escala de tempo eterna.

Ninguém pode compreender Seu entendimento.

Aproxime-se da verdade que você conhece sobre si mesmo

Ele dá poder ao fraco, e ao que não tem força aumenta a força. Até os jovens desmaiarão e ficarão cansados, e os jovens cairão exaustos (Is 40:29-30).

Observe as palavras usadas aqui: desmaiar, sem força, cansado, exausto. Somos nós! E observe que isto somos nós no nosso melhor: “até os jovens ficarão fracos e cansados, e os jovens cairão exaustos”. A frase “jovens” significa literalmente “homens escolhidos”. É como os atletas que estão em plena forma, aqueles que chamam a atenção do comitê de seleção olímpica.

No final da maratona, mesmo os atletas em plenas condições físicas ficam cansados. Alguns caem exaustos. Outros parecem fracos. Por que? Porque os seus corpos passaram por um teste de resistência que os levou ao limite.

Existem limites para toda a resistência humana. Paulo descreve nossos corpos como tendas (2 Coríntios 5), não palácios feitos de pedra e sustentados por colunas de mármore, mas tendas feitas de lona e sustentadas por cordas que esticam, cedem e desfiam. Portanto, nenhum cristão deveria ficar surpreso com esta experiência de cansaço.

João Calvino disse que quase toda a sabedoria que possuímos pode ser dividida em duas partes: O conhecimento de Deus e o conhecimento de nós mesmos. Apoie-se na verdade que você conhece sobre Deus e sobre você mesmo.

Deus é o seu Criador e Ele nunca o abandonará. Ele não desmaia nem fica cansado. Ele trabalha em uma vasta escala de tempo com resultados ainda a serem revelados. Você não é Deus. Você é um ser criado com limites para sua própria força e resistência. Você ficará cansado. Você saberá o que é se sentir esgotado e exausto. Isto não deve pegá-lo de surpresa. Confie na verdade que você conhece.

Agarre-se à esperança que você tem

Ele dá poder ao fraco, e ao que não tem força aumenta a força (Is 40:29).

Observe a palavra “dá”. Esta é uma ação de Deus em relação ao Seu próprio povo nos momentos em que sentimos que nossas forças estão esgotadas e nossa fé está se esgotando. Ele “dá poder” e “aumenta a força!”

Como Deus faz isso? A maneira como Ele dá força ao cansado é se entregando a você. Isto não é uma explosão de poder que leva um cristão exausto a uma aceleração biônica. O efeito desta força é que o povo de Deus continua avançando. Eles continuam correndo. Eles continuam andando.

Ouça como Paulo coloca isso:

Temos este tesouro em vasos de barro, para mostrar que o poder supremo pertence a Deus e não a nós. Somos afligidos de todas as maneiras, mas não desanimados; perplexo, mas não levado ao desespero; perseguidos, mas não abandonados; abatido, mas não destruído; trazendo sempre no corpo a morte de Jesus, para que a vida de Jesus também se manifeste em nossos corpos (2 Coríntios 4:7-10).

A energia de Deus não faz Paulo sentir que está voando acima das nuvens. Não! Ele diz: “Eu trabalho e trabalho (Colossenses 1:28-29). Às vezes me sinto desanimado e exausto. Mas é aqui que eu não desisto. É por isso que continuo lutando… Deus colocou em mim a capacidade de fazer isso.”

Receba Força do Senhor

Os que esperam no Senhor renovarão as suas forças… (Is 40:31).

O que significa esperar no Senhor? Significa olhar com expectativa e grande expectativa.

Quando eu era menino, meus avós vinham me visitar todas as quartas-feiras. Minha avó (nós a chamávamos de Nana) sempre tinha doces na bolsa. Eu gostei quando ela veio! Eu ficava olhando pela janela o carro azul dela chegar. Isso é o que significa esperar no Senhor. Espere nele. Conte com ele. Procure com expectativa a ajuda dele.

Apegar-se à esperança que você tem é o resultado natural de se apoiar na verdade que você conhece. Quando você se apoia no que sabe sobre Deus, você olhará para Ele e, ao fazer isso, Ele lhe dará forças.

Em Sua humanidade, o Senhor sabia o que era estar cansado. Ele sabia o que era tropeçar e cair exausto ao carregar o peso de Sua própria cruz. Mas ele está além disso agora! Ele ascendeu à direita do Pai e está lá para nós.

Cristo dá o Seu Espírito àqueles que nele esperam, para que algo do Seu poder divino possa tocar-nos na nossa fraqueza humana. A força surge quando ascendemos pela fé à presença do Senhor e comungamos com nosso Salvador vivo. Aqui está o que resultará disso: você continuará correndo. Você continuará caminhando. Você continuará pressionando.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *