Quanto você vale?

Quanto eu valho? Esta questão está logo abaixo da superfície de nossa consciência. Dinheiro, propósito, influência e virtude são algumas das muitas métricas pelas quais quantificamos nosso valor.

Sentimos os aplausos quando o saldo de nosso valor tomba a nosso favor. Sentimos a acusação quando o equilíbrio se inclina para nossa vergonha.

Felizmente, o valor que temos em Cristo estabelece a balança … a nosso favor. Nosso valor está em Cristo.

Mas como pode ser isso? A história de como temos valor em Cristo vale a pena ser contada. Este artigo tentará contá-lo em três cenas curtas.

O peso dos metais

Abrimos a primeira cena com uma escala de equilíbrio antiquada. O tipo usado por comerciantes em anos passados. Afinal, o termo “digno” conforme lemos nas Escrituras significa “pesado”.

Imagine comprar e vender com a moeda de metais preciosos – como ouro.

Para fazer uma compra, você teria que fornecer o peso em ouro que valeu a compra. Dessa forma, o valor é estabelecido e quantificado.

Cada objeto à venda tem valor. Esse valor é determinado pelo preço de compra.

Nesta cena existe um comprador, existe um vendedor e existe aquilo que é comprado. E existe o metal precioso para troca.

Enquanto observamos mercadorias sendo compradas e vendidas, há uma questão que vale a pena ponderar.

A questão é: quem define o preço de compra da mercadoria?

À primeira vista, pensamos que o vendedor sabe. Afinal, é ele quem está citando as exigências. Mas quando olhamos mais de perto, o vemos ajustar seus preços.

Ajuste de acordo com o que o mercado trará. Ou seja, o que o comprador está disposto a pagar. Em última análise, o comprador define o preço da mercadoria.

O resgate de um objeto

A segunda cena começa com uma canção de adoração que você nunca ouviu antes. O cenário é o paraíso. Os cantores são celestiais. O objeto da música é Cristo. A letra, “Pois tu foste morto e nos redimiste para Deus pelo teu sangue…” (Apocalipse 5:9) . A palavra redimido vem da arena do mercado.

Cada vez que o comprador faz uma compra, ele fornece metal precioso suficiente para resgatar o objeto.

Para ser resgatado, é preciso pagar. De acordo com essa canção celestial, os remidos cantam louvores a Jesus por tê-los comprado. Vemos então que somos os objetos comprados e Cristo é o comprador.

E a moeda para poder de compra? Esse foi o sangue do Salvador. Pedro diz assim, “Porque sabeis que não fostes redimidos com coisas corruptíveis, como a prata e o ouro … mas com o precioso sangue de Cristo …” (1 Pedro 1: 18-19) .

A primeira cena nos ensinou que o comprador define o preço da compra. Assim, o comprador determina o valor do objeto que está comprando. 

Jesus, portanto, estabeleceu nosso valor e isso é medido em Seu sangue. Temos valor em Cristo, por causa do nosso valor para Cristo. 

Se a medida de nosso valor é o sangue de Cristo, então a questão que resta é: quanto vale o sangue de Cristo? 

Para isso, olhamos para a nossa terceira cena.

A cena três abre com uma pesquisa completa. Uma busca por todo o céu e terra. Você vê que um livro está nas mãos de Deus e o livro está selado.

Um anjo forte, em alta voz, pergunta “quem é digno de abrir o livro e de desatar os seus selos?” (Ap 5:2) Nenhum homem é considerado digno.

O forte Sansão não era digno o suficiente. O sábio Salomão não era digno o suficiente. O José puro não era digno o suficiente. Mesmo o manso Moisés não era digno o suficiente.

Exatamente quando a tristeza se torna quase insuportável, no meio do trono “estava um Cordeiro, que havia sido morto”. (Ap 5: 6) Jesus foi considerado digno de pegar o livro e desatar os selos. Isso marca o valor do sangue de Cristo.

Vemos que a história de nosso valor segue este segmento: Por causa do valor de Cristo e nosso valor para Cristo , temos valor em Cristo .

Há uma última observação que fazemos na loja do comerciante. Quando o comprador compra sua mercadoria do vendedor, ele a leva para casa e ela passa a ser sua. 

A história de nosso valor nos incita a responder. Embora as três cenas das histórias acima de nosso valor sejam história, essa interação contínua está se desenrolando no presente. 

Por meio dessa lente podemos entender o Evangelho. O cristão é aquele que acredita que foi comprado e sua crença é praticada. Ele cedeu a posse de si mesmo ao amante de sua alma – o Comprador.

Conclusões:

1. Ao contrário do valor próprio encontrado em outras circunstâncias, o valor em Cristo é concluído e estabelecido.

2. Para ter uma autoestima saudável, preciso ter uma visão elevada de Cristo.

3. A autoestima saudável reorienta minha visão dos outros. Afinal, Cristo deu Seu sangue por eles também.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *