Quer conhecer mais Jesus? Leia o Antigo Testamento

O que hoje chamamos de “Antigo Testamento” é o que Jesus simplesmente chamou de “as Escrituras”. Durante a sua vida terrena, não houve Evangelhos, nem cartas de Paulo, nem Apocalipse. O “Novo Testamento” ainda estava para ser escrito.  

Assim também, para os primeiros cristãos, a Bíblia consistia apenas na Torá, nos Profetas e nos Escritos. Naqueles primeiros dias da igreja, quando os crentes se reuniam para adoração, quando ouviam a Bíblia ser lida e pregada, eles ouviam apenas Moisés ou Isaías ou os Salmos ou outro profeta ou sábio do AT. 

E ainda assim, o que essas Escrituras proclamaram para eles? O que Gênesis ensinou? O que 1 Samuel ou Provérbios lhes revelou? Quem eles viram nos Salmos? Jesus, o Messias. Se quisessem saber mais sobre Jesus, leriam o Antigo Testamento. 

Mas para nós é diferente, certo? Podemos ler o evangelho de Mateus. Podemos nos debruçar sobre a epístola de Paulo aos Romanos. Ou podemos estudar Hebreus. Temos o Novo Testamento, portanto o Antigo Testamento não é mais relevante, instrutivo ou esclarecedor para nós.  

Na verdade, algumas partes dela não apenas nos confundem, mas também nos perturbam. Algumas partes até nos constrangem. Melhor ficar com o Novo Testamento. Essa é a nossa parte da Bíblia para aprender mais sobre Jesus.

Como Jesus via o Antigo Testamento 

Se essa é a sua visão do Antigo Testamento, então é hora de repensar essa postura. Na medida em que ignoramos ou subestimamos o Antigo Testamento, denegrimos a própria Bíblia que o próprio Jesus leu.  

Na verdade, estas não são apenas as Escrituras nas quais ele pregou e ensinou, mas nos contam tudo sobre ele. Como o próprio Jesus disse: “Vocês examinam as Escrituras porque pensam que nelas vocês têm a vida eterna; e são eles que dão testemunho de mim” ( João 5:39 ).  

E novamente: “Pois se você acreditasse em Moisés, você acreditaria em mim; pois ele escreveu sobre mim” ( 5:46 ). Ele cumpriu “todas as coisas que estão escritas sobre [ele] na Lei de Moisés, nos Profetas e nos Salmos” ( Lucas 24:44 ).  

E aos discípulos no caminho de Emaús, “começando por Moisés e por todos os Profetas, interpretou-lhes em todas as Escrituras o que lhe dizia respeito” ( 24:27 ).  

Não podemos ser seguidores de Jesus e deixar de seguir suas próprias Escrituras.

Portanto, para nós não é diferente do que para os primeiros crentes: quando queremos saber mais sobre Jesus, lemos o Antigo Testamento. 

O que encontramos no Antigo Testamento  

Lemos, em primeiro lugar, não apenas as promessas de que o Messias virá, mas também detalhes abundantes sobre quem ele será e o que fará por nós. Quando os pais aguardam o nascimento de um filho, não sabem muito sobre ele. Uma ultrassonografia pode dizer que o bebê é menino ou menina, mas o futuro, a personalidade e as realizações dessa criança são desconhecidos.

Não é assim com Jesus. No Antigo Testamento, aprendemos que sua mãe será virgem ( Isaías 7:14 ), ele nascerá em Belém ( Miquéias 5:2 ), Deus o chamará para fora do Egito ( Oséias 11:1 ), ele irá ministrar na Galiléia ( Isaías 9:1-2 ), curar os enfermos ( 35:5-6 ), ser rejeitado por seu povo ( 53:1-3 ), ser abandonado por Deus durante grande sofrimento ( Salmo 22:1 ), suportar nossas iniqüidades ( Isaías 53:4-6 ), esmagar a cabeça do diabo ( Gênesis 3:15 ), ser vindicado pelo Senhor em vitória ( Salmo 22:22-24 ) e muito mais!  

Há uma boa razão para Isaías, por exemplo, ser chamado de “Quinto Evangelista”. Mais de sete séculos antes de Mateus, Marcos, Lucas e João, esse profeta nos contou antecipadamente a história de Jesus.  

Todo o Antigo Testamento é uma espécie de pré-biografia do Messias. Ele nos conta em detalhes profundos sobre o Salvador do mundo. Martinho Lutero capturou a essência do Antigo Testamento quando o chamou de “os panos e a manjedoura em que Cristo jaz”. Envolvido nas páginas destas Escrituras está o próprio Jesus.

“Ensaio Geral” da Vida e Ministério de Jesus 

Não só o Messias é profetizado no Antigo Testamento, mas também vemos uma espécie de “ensaio geral” da sua vida e ministério em pessoas e eventos anteriores:  

  1. Melquisedeque, que era sacerdote e rei, prefigurou o serviço sacerdotal e o reinado real do Messias ( Gênesis 14:18-20; Salmo 110:4; Hebreus 7 ).
  2. Os três dias de Jonas no ventre do peixe prefiguraram os três dias e três noites de Cristo no coração da terra ( Mateus 12:40 ).
  3. Todos os sacrifícios de animais do Antigo Testamento apontavam para aquele que é “o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo” ( João 1:29 ).
  4. O tabernáculo e o templo, como casa de Deus, a morada da sua glória, foi o modelo daquele que é o Verbo feito carne, que habitou entre nós e revelou a sua glória ( João 1:14; 2:19- 21 ).       

O Antigo Testamento esboça, em preto e branco, o que o Messias mostrará em cores. Ao ler estas antigas Escrituras à luz da obra realizada por Jesus, vemos retratado nelas o pré-retrato da nossa salvação. 

“O novo está oculto no velho; o velho está no novo revelado.” 

Agostinho descreveu a famosa relação entre o Antigo e o Novo Testamento desta forma: “O novo está oculto no antigo; o velho está no novo revelado.” Em outras palavras, os dois trabalham em conjunto. Eles não podem ser separados um do outro. Devem ser lidas como uma história contínua, revelando gradualmente a narrativa do plano salvífico de Deus.  

Assim como no casamento, o homem e a mulher se tornam uma só carne, assim o Antigo e o Novo Testamento são casados. A sua unidade não pode ser separada ou colocada em oposição uma à outra. Eles são “uma só carne”, um livro, uma proclamação que é toda sobre Jesus. 

Cada página, cada história, de Gênesis 1 a Malaquias 4, é como uma joia ou pedra preciosa. Todos juntos formam o mosaico do Messias. Quem é ele. O que ele fez por nós. E nossa esperança, salvação e vida nele. 

Você quer conhecer mais Jesus? Leia o Antigo Testamento.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *