Reconhecendo a idolatria e 7 ídolos presentes em nossas vidas hoje

Nos últimos capítulos de Gênesis, lemos como os filhos hebreus vieram para o Egito para viver. Eles foram recebidos de braços abertos e receberam um pedaço de terra exuberante. No entanto, quando o Livro do Êxodo abre, 400 anos se passaram. e os hebreus são escravos dos egípcios. Com o tempo, Deus trouxe um libertador, Moisés, que levou os hebreus para fora do Egito de volta à Terra Prometida. Pouco depois de deixar o Egito – e depois que os hebreus viram inúmeros milagres pela mão do Todo-Poderoso – Deus e Moisés se “sentaram” um pouco no Sinai. Aqui, Deus deu os Dez Mandamentos, sendo o primeiro “Eu sou o Senhor teu Deus, que te tirei do Egito, da terra da escravidão. Não terás outros deuses diante de mim” ( Êxodo 20:2,3 ).

“Deuses” eram claramente algo que as pessoas entendiam. 

Seus ancestrais adoravam outros deuses. De fato, Abraão, o pai de sua nação e fé , foi criado em um lar politeísta. Sua “mãe” Rachel havia roubado ídolos domésticos da casa de seu pai e os escondido na sela de seu camelo. Por 400 anos, eles viveram entre um povo que adorava o panteão de deuses mais complexo do  que qualquer outra civilização do mundo antigo. Deuses como Osíris, sua esposa Ísis, Hórus, Seth e Ra.

Assim que chegaram a Canaã, ao invés de destruir tudo como Deus havia ordenado e mantê-lo como o Deus Altíssimo, eles se viram cercados e influenciados por deuses como Baal, Asherah/Astarote. Israel, embora advertido contra isso, também foi vítima da adoração de Moloque ( Levítico 18:21 , 20:2-5; Jeremias 32:35 , 2 Reis 23:10 ), um deus do pecado sexual que exigia o sacrifício de crianças.

Quando as dez tribos do norte de Israel (chamadas Israel) foram capturadas pelos assírios (722 aC), e mais tarde as duas tribos do sul (chamadas Judá) foram capturadas pelos babilônios (586 aC), o povo escolhido de Deus foi forçado a viver entre um povo que adorava Marduk. Marduk era chamado de “o senhor deus do céu e da terra”. A crença era que toda a natureza vinha dele e os babilônios (assim como os assírios e os persas) acreditavam que ele controlava o resultado das nações. 

Aviso de Isaías. . . e promessa

A obra profética de Isaías (o Livro de Isaías) cobriu a história do povo e seu futuro – haveria um exílio – mas também lembrou ao povo (e a nós hoje) que Deus reina sobre todos os outros deuses, que Ele prevalece e que haveria seja uma restauração. 

As perguntas que Deus faz

No livro de Isaías, Deus ordena que o profeta conforte o povo com Suas palavras (40:1). Então, para os próximos versículos, Isaías lembra aos ouvintes que Deus,  não os deuses, é o Criador do mundo e tudo o que há nele, e que Ele e nenhum outro deus é Aquele que determina o resultado das nações e seu povo. 

E então Ele faz esta pergunta: “Com quem você vai me comparar? Ou quem é meu igual?” diz o Santo  ( Is 40:25 ). 

Para nossos ouvidos judaico-cristãos modernos, a resposta parece simples, não é? Não há ninguém e nada igual a Deus. O estudioso bíblico irlandês J. Alex Motyer (1924-2016) escreveu como  comentário sobre este versículo que esta é uma das passagens centrais do Antigo Testamento sobre a doutrina da criação. Ensina que o tecido físico da criação é um artefato direto do Criador .

Idolatria e 7 ídolos de hoje

Sim, é fácil zombar e dizer: “De jeito nenhum eu colocaria um ídolo acima de Deus. Essas pessoas devem ter sido tão facilmente influenciadas!” Mas a verdade é que temos uma longa lista de ídolos hoje. 

Idolatria, por sua definição, é quando alguém ou alguma coisa se torna o número 1 em nossa vida, superando Deus. Os ídolos são formados quando substituímos “tempo com Deus” por “tempo com [inserir ídolo aqui]”. Até as coisas boas podem se tornar ídolos se não tomarmos cuidado.

Vejamos alguns:

1. Sexo . 

Um dom mais precioso de Deus para o casal nupcial – que não deve ser aberto até depois do casamento – é a união sexual que não só leva à intimidade, mas também ao cumprimento de um de seus primeiros mandamentos ao homem e à mulher: frutificar e multiplicar ( Gênesis 1:28 ). Hoje a união sexual saiu do quarto de portas fechadas e atingiu o palco político. Foi manchado e violado e abusado e usado para abusar. 

2. Tecnologia e Entretenimento . 

Simplesmente não podemos viver sem nossos telefones celulares, nossos laptops, nossas TVs inteligentes. E se desligarmos e perdermos alguma coisa ? Como o cachorro de Pavlov, ouvimos a notificação e imediatamente olhamos. Não podemos fazer uma viagem sem nossos laptops ou iPads ou Kindles, e Deus nos ajude se nossos televisores não vierem equipados com todos os aplicativos mais recentes, que percorreremos até enjoar porque o grande volume nos deixou incapazes de fazer uma simples decisão. Outras formas de entretenimento que podem se tornar ídolos são videogames, música, instrumentos musicais ou esportes. Quanto tempo passamos sendo entretidos, tudo por coisas que passarão, em vez de estar na presença de Deus, que sempre será?

3. Dinheiro.

Que não é ruim por si só. É apenas metal e papel, na verdade. Mas persegui-lo acima de tudo o transforma do que precisamos para fazer compras para o que não podemos obter o suficiente. Paulo disse: “O amor  ao dinheiro é a raiz de todos os males” ( 1 Timóteo 6:10 , ênfase minha). E por aí vai. Muitos de nós hoje estão preocupados com a economia e com razão. Mas colocamos nossa fé e esperança na provisão de ações e títulos, ou em Deus?

4. Carreiras/Status . 

Às vezes, não podemos subir ao topo rápido o suficiente ou torná-lo alto o suficiente. Ganhamos um diploma e queremos outro. Depois outro e outro. A educação é uma coisa boa de se ter até que se torne tudo o que buscamos.

5. Relacionamentos . 

Apaixonar-se é maravilhoso, mas quando o objeto de nossa afeição se torna mais importante que Deus, transformamos essa pessoa em um ídolo. Cônjuges, pais, irmãos, amigos e até nossos filhos podem se tornar ídolos quando o tempo com eles se torna tão significativo que não temos tempo para Deus. 

6. Confortos da criatura . 

Quando leio os Atos dos Apóstolos e me aprofundo na história bíblica para entender as dificuldades que os homens e mulheres que levaram as Boas Novas de Cristo ao mundo passaram, fico triste com o que achamos que o mundo nos deve como embaixadores de hoje. Não devemos buscar conforto; devemos buscar a Deus .

7. Nossos corpos/nós mesmos . 

Quase tudo no mundo da publicidade de hoje nos diz para parecermos mais jovens, malhar mais, nos vestir mais sexy. Transformamos nossos corpos em ídolos que devem ser cuidados, mimados, cuidados e levados ao limite. Colocamos nossa identidade em nós mesmos – quem somos e como nos parecemos – em vez de em quem somos em Cristo. 

Outros ídolos podem ser fama, influência, “coisas”, hobbies, etc. Cada um de nós pode criar sua própria lista.

Lembre-se, nenhuma dessas coisas é errada em si. Não há nada de errado em desfrutar de um hobby ou malhar. Não há nada de errado em ganhar dinheiro ou comprar bugigangas.  Ou possuir uma bolsa Coach. Mas quando essas coisas vêm primeiro  em nossas vidas, criamos um ídolo.

E Deus nos avisou. . . e Deus perguntou: “ A quem você vai me comparar? Ou quem é meu igual? ” Como você vai responder a Ele?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *