Servindo ao Senhor quando você não está pronto

Constantemente há coisas atrapalhando nosso sentimento de estar pronto para servir.

Servindo Quando Muito Ocupado

A vida tem muitas responsabilidades, e seria bom resolver algumas delas antes de adicionar o serviço regular.

Jesus encontrou várias pessoas com uma mentalidade semelhante:

Para outro, ele disse: “Siga-me”. Mas ele disse: “Senhor, deixe-me ir primeiro enterrar meu pai”. E Jesus lhe disse: “Deixe os mortos enterrarem seus próprios mortos. Mas quanto a você, vá e anuncie o reino de Deus”. Ainda outro disse: “Eu te seguirei, Senhor, mas deixe-me primeiro dizer adeus aos que estão em minha casa”. Jesus lhe disse: “Ninguém que põe a mão no arado e olha para trás é apto para o reino de Deus”. (Lucas 9:59-62)

Se você acha que vai começar a servir depois de acertar as coisas, não vai. Há sempre alguma desculpa para não servir. Jesus não quer suas desculpas, ele quer você. Se você está muito ocupado para servir, então você está muito ocupado .

Servir quando espiritualmente fraco

Talvez você se sinta indigno de servir. Esta é uma das minhas lutas – como Deus poderia usar alguém como eu? 1 Coríntios 1:27 nos lembra que “Deus escolheu as loucuras do mundo para confundir as sábias; Deus escolheu o que é fraco no mundo para envergonhar o forte”. Saber que você é fraco é um maravilhoso ponto de partida para o serviço. 

É de onde Simão Pedro começou quando Jesus o chamou. Vendo o poder e a santidade de Jesus, Simão “prostrou-se aos joelhos de Jesus, dizendo: ‘Afasta-te de mim, pois sou um homem pecador, ó Senhor’” (Lucas 5:8b). Como fez com Simão, Jesus usa pessoas de espírito contrito para fazer seu trabalho, usando esse trabalho para expandir sua capacidade de serviço.

Servindo quando não é dotado

Conhecer seus dons dados por Deus é um grande passo para determinar onde você pode ser mais útil. No entanto, os dons espirituais não são a única métrica pela qual medimos nossa capacidade de servir. Pode haver momentos em que uma grande necessidade, uma oportunidade maravilhosa ou uma mudança nas circunstâncias possam ser um indicador melhor.

Em Neemias, as pessoas se reúnem para reconstruir os muros de Jerusalém. Com a orientação de Deus, eles superam a oposição e as dificuldades para completar sua tarefa. No capítulo 3, há uma descrição das pessoas que fazem o trabalho: sacerdotes, ourives, perfumistas, comerciantes; homens e mulheres até vieram de outras cidades para ajudar. A construção de muros provavelmente não era uma habilidade que nenhum deles possuía nativamente, mas a necessidade estava lá.

Uma percepção de falta de talento em uma área pode fazer com que você pense que sua contribuição será pequena ou abaixo do padrão. 

A contribuição da mulher que deu suas duas moedas para a oferta em Lucas 21:2 foi pequena, mas muito abençoada porque ela deu tudo o que tinha.

Esdras trabalhou com Neemias nas muralhas de Jerusalém e depois também no templo. Esdras registra que “muitos dos sacerdotes e levitas e chefes de casas paternas, anciãos que tinham visto a primeira casa, choraram em alta voz quando viram que os fundamentos desta casa estavam sendo lançados” (Esdras 3:12). Alguns de seu choro foi devido à comparação do novo templo com o antigo e encontrar o novo faltando. Mas Ageu nos dá um vislumbre de como Deus vê o serviço deles:

Quem ficou entre vocês que viu esta casa em sua antiga glória? Como você vê isso agora? Não é como nada aos vossos olhos?… A última glória desta casa será maior do que a primeira, diz o Senhor dos Exércitos. E neste lugar darei paz, declara o Senhor dos Exércitos. (Ageu 2:3,9)

Algumas áreas de serviço exigem um nível de competência, mas mesmo assim há muitas maneiras de servir se você estiver disposto a ser humilde e ensinável .

Você não deve evitar o serviço por temer que servirá inadequadamente. O Senhor não é constrangido pela qualidade de nossos esforços; ele traz a si mesmo glória em todas as circunstâncias. Portanto, sirva-o em sua mediocridade, e ele glorificará esse serviço como achar melhor.

Servir Quando Ferido

É difícil servir a Deus e aos outros quando estamos com dor, especialmente se essa dor for causada por aqueles a quem estamos servindo.

A semana que antecedeu a crucificação de Jesus deve ter sido consistentemente dolorosa: ao entrar triunfalmente no Domingo de Ramos, ele sabia que em apenas uma semana seria morto; enquanto lavava os pés de seus discípulos, ele sabia que todos correriam quando ele fosse levado; enquanto jantava com eles, ele sabia que Pedro o negaria e Judas o trairia. No entanto, Jesus foi voluntariamente para a dor da cruz para servir a Deus e a nós. Ele carregou os pecados daqueles que cuspiram nele e o assassinaram.

Jesus sofreu dessa maneira para pagar a pena por nossos pecados e nos reconciliar com Deus, e também para que saibamos que ele entende nosso sofrimento. Podemos nos sentir confiantes para encontrar consolo e conforto em Jesus porque ele também sofreu.

Devemos lembrar que em seu sofrimento, Jesus continuou a servir a Deus fazendo a obra que lhe foi dada.

Como deveríamos.

Servindo corajosamente e constantemente

Em Mateus 25:14-30, Jesus conta a parábola dos talentos. Um mestre reúne seus servos e dá a cada um algum dinheiro. O primeiro servo recebe cinco baús de dinheiro, o segundo. dois baús, e o último recebe um. O primeiro e o segundo servos usam o dinheiro no comércio e no comércio e dobram seu dinheiro. O último servo tem medo de perder o dinheiro, então o enterra. Quando o mestre volta, ele recompensa os dois primeiros servos e pune o último servo por não fazer nada.

Nenhum dos servos foi julgado pela quantia que devolveram ao senhor, mas pelo uso fiel do que lhes foi dado.

Todos nós recebemos algo — dons, experiência, oportunidade, conselho, desejo ou olhos que enxergam necessidades. Nosso trabalho é ser fiel no que nos é dado, seja o que for, quando for, ou como nos sentimos a respeito.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *