Todos os anjos estão vindo com ele

Tem sido emocionante para mim ler novamente em Mateus a sequência de eventos e ditos nos últimos dias de Jesus na terra. Duas palavras consecutivas do Senhor me surpreenderam alguns dias atrás. Às vezes, coisas familiares se tornam frescas e poderosas ao serem vistas em um novo relacionamento.

No final de Mateus 25 há a parábola das ovelhas e dos cabritos. Imagine Jesus, que parecia tão comum quanto qualquer outro homem, começando esta parábola com estas palavras surpreendentes: “Quando o Filho do Homem vier na sua glória, e todos os anjos com ele, então se assentará no seu trono glorioso. Diante dele serão reunidas todas as nações, e ele as separará umas das outras como o pastor separa as ovelhas dos cabritos, e colocará as ovelhas à sua direita, mas os cabritos à esquerda. Então o Rei dirá…” (versículos 31-33).

Deixe essas palavras penetrarem. Primeiro, vamos definir quem é o Filho do Homem. Não há duvidas. Em Mateus 16:13 Jesus disse: “Quem dizem os homens ser o Filho do Homem?” e então dois versículos depois ele disse: “Mas quem vocês dizem que eu sou?” Aí está. Jesus é o Filho do Homem. Era um de seus títulos favoritos para si mesmo. Estava escondido nele o mistério de sua humanidade e sua dignidade celestial, porque em Daniel 7:13-14 “um semelhante ao Filho do Homem” no céu deveria receber um reino eterno de Deus.

Agora deixe-se afundar no que Jesus disse sobre si mesmo em Mateus 25:31-33 :

1. “ Ele virá algum dia em glória .” 

Essa glória não é a mera glória de um pôr do sol ou o Grand Canyon ou o Hale-Bopp Comet ou o universo. Esta é a glória de Deus – como Mateus 16:27 diz, “a glória de seu Pai”. Se a criação tem glória que tapa nossas bocas com suas cachoeiras e ravinas e Montanhas Rochosas cobertas de neve e céus noturnos cobertos de estrelas, então a glória daquele que concebeu e criou tudo isso colocará tudo na sombra. O Filho do Homem está vindo com essa glória.

2. “ E todos os anjos com ele .” 

Todos eles. Você conseguiu isso? O céu ficará vazio de seus exércitos. Todos os anjos estarão com ele! Isso significa que o triunfo é tão certo que não é preciso cobrir a retaguarda. Ninguém ameaçará o céu. Todos os exércitos de Deus na linha de frente com o Filho do Homem. Jesus poderia lidar sozinho com a conquista da terra. Ele é Deus. Mas os anjos vêm para engrandecê-lo e cumprir suas ordens. O que é esse lance? Apenas isto: “Ele enviará os seus anjos com alto toque de trombeta, e eles ajuntarão os seus escolhidos dos quatro ventos”. Eles vão reunir você e eu para encontrar o Filho do Homem.

3. “ Então, ele se sentará em seu trono glorioso .” 

Ele está em um trono porque ele é rei. “Então o Rei dirá…” Jesus é o Rei do universo agora. Ele governa tudo e sustenta tudo ( Mateus 28:18 ; Colossenses 1:17 ). Mas quando ele vier, essa realeza ficará clara para todos em Minneapolis.

4. “ Diante dele serão reunidas todas as nações ”. 

Jesus, o Filho do Homem, o Rei do Universo, se sentará em seu trono, e todo povo e todo presidente e chefe e primeiro ministro e primeiro-ministro e rei na terra se reunirão e dirão: “Jesus é o Senhor”, para a glória de Deus Pai. Quando os eleitos forem reunidos, e o Rei se assentar no julgamento glorioso, então se cumprirão as palavras do profeta: “As nações virão à tua luz, e os reis ao resplendor do teu nascimento” ( Isaías 60:3 ).

5. Então, de repente, depois desta parábola, li nos próximos versos:

“Tendo Jesus terminado todas estas palavras, disse aos seus discípulos: ‘Vocês sabem que daqui a dois dias vem a Páscoa, e o Filho do Homem será entregue para ser crucificado ”. Mesmo Filho do Homem. Entregue e crucificado. Você já se perguntou que alegria e esperança sustentavam Jesus naquelas horríveis horas de sofrimento?

Ele está ressuscitado! E ele está vindo. Enquanto isso, “saiamos a ele fora do acampamento e suportemos o abuso que ele suportou” ( Hebreus 13:13 ).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *