Top 4 personagens Bíblicos que temiam não ser o suficiente

Você luta com sentimentos de inadequação? Pensando que você não é suficiente para seu cônjuge, filhos, igreja, amigos – não é suficiente para Deus? Você se sente muito fraco ou mal qualificado? Eu experimentei esses sentimentos. Muitas vezes me pergunto: “Quem sou eu para escrever para Deus?” Estou ciente de minhas fraquezas e indignidade.

Mas me conforto em saber que não estou sozinho em meus sentimentos de insegurança. Muitos personagens da Bíblia se sentiram assim.

4 – Centurião

Um centurião, um oficial do exército romano, enviou uma mensagem a Jesus pedindo-lhe que viesse e curasse seu servo doente terminal. Os anciãos judeus que ele enviou falaram muito bem dele e de como ele ajudou o povo judeu. Quando Jesus foi para sua casa, o homem mandou novamente: “ Senhor, não se incomode, pois eu não mereço que você venha para debaixo do meu teto. É por isso que nem me considero digno de vir até você. Mas diga uma palavra, e o meu servo será curado ” ( Lucas 7:6-7 ).

Espantado com a deste romano, inimigo dos judeus e de sua religião, Jesus disse: “ Digo-vos que nem em Israel encontrei tão grande fé ” ( Lucas 7:9 ). O servo foi curado naquele momento.

O centurião acreditava que Jesus tinha o poder de curar. Ele reconheceu Sua autoridade divina, mas sentiu-se indigno de que Ele viesse à sua casa. No entanto, Jesus respondeu à sua oração e curou o servo do homem.

Na realidade, o Centurião estava correto em sua autoavaliação. Ninguém merece vir a Jesus. Somos todos pecadores. No entanto, Ele nos ama e oferece graça a qualquer um que crê nEle. Ele quer que venhamos a Ele. Ele quer você.

O centurião se sentiu indigno, mas Jesus o elogiou por sua fé.

3 – Jeremias

Deus disse ao profeta Jeremias: “ Antes que eu te formasse no ventre eu te conheci, antes que você nascesse eu te separei; Eu o designei profeta para as nações ”.

Jeremias respondeu: “ Ai, Soberano Senhor… não sei falar; sou muito jovem ” ( Jeremias 1:5-6 ).

Jeremias sentiu-se inadequado para ser um profeta. Ele acreditava em Deus, mas duvidava que Ele pudesse usá-lo. O SENHOR o encorajou dizendo: “ Não diga: ‘Sou muito jovem’. Você deve ir a todos a quem eu o enviar e dizer o que eu lhe ordeno. Não tenha medo deles, pois estou com você e o resgatarei ” ( Jeremias 1:7-8 ). Deus então tocou a boca de Jeremias e lhe disse que lhe daria as palavras que ele precisasse.

Por quarenta anos, Jeremias serviu a Deus e alertou Seu povo sobre um ataque e cativeiro da Babilônia.

Jeremias, que duvidou de suas habilidades, serviu como um dos maiores profetas de Deus. Sua história nos ensina que embora tenhamos medo do fracasso, quando avançamos com fé, Deus trabalha através de nós para cumprir Seu propósito.

2 – Gideão

Os israelitas estavam sofrendo sob a opressão dos midianitas. Deus enviou um anjo a Gideão, que estava malhando o trigo em segredo para que o inimigo não pudesse roubá-lo. As Escrituras nos dizem: “ Quando o anjo apareceu a Gideão, ele disse: ‘O Senhor está com você, valente guerreiro. ‘” Gideão respondeu: “ Se o Senhor está conosco, por que tudo isso aconteceu conosco?… O Senhor nos abandonou ” ( Juízes 6:11-13 ).

O anjo persistiu dizendo: “ Vá com a força que você tem e salve Israel das mãos de Midiã. Não estou te enviando? ” ( Juízes 6:14 )

Gideão respondeu: “’ Como posso salvar Israel? Meu clã é o mais fraco em Manassés, e eu sou o menor da minha família’ O Senhor respondeu: ‘Eu estarei com você, e você matará todos os midianitas, sem deixar nenhum vivo ‘” ( Juízes 6:15-16 ). .

Gideão se sentiu fraco demais para essa tarefa. Duas vezes ele pediu a Deus que lhe desse um sinal provando Seu poder e Ele graciosamente respondeu. Gideão então obedeceu e libertou seu povo ( Juízes 6 e 7 ).

Embora inicialmente temeroso, Gideão tornou-se um poderoso guerreiro que resgatou o povo de Deus. Esse relato nos lembra que Deus entende nossas dúvidas e medos. Ele usa nossas fraquezas para nos levar a depender dEle e, então, através de nossas fraquezas, experimentamos Sua força.

1 – Moisés

O povo de Deus, os israelitas, foram escravos no Egito por séculos e clamaram a Ele por ajuda. Deus respondeu suas orações por meio de Moisés, que havia fugido do Egito para o deserto. Enquanto cuidava de suas ovelhas, ele testemunhou um fenômeno incrível – uma sarça ardente não sendo consumida. Quando ele se aproximou, Deus falou com ele dizendo: “ Eu realmente vi a miséria do meu povo no Egito. Eu os ouvi clamando por causa de seus condutores de escravos e estou preocupado com o sofrimento deles. Então eu vim para resgatá-los… Então agora, vá. Estou enviando você ao Faraó para tirar meu povo, os israelitas, do Egito. ” ( Êxodo 3:7-10 )

Moisés discutiu com Deus, revelando sua insegurança:

  • “ Quem sou eu para ir ?” ele perguntou. Deus respondeu: “ Estarei com você e prometo trazê-lo para adorar neste monte. ” ( Êxodo 3:11-12 ) 
  • “ E se eles não acreditarem em mim ou não me ouvirem ?” Deus demonstrou que usaria milagres e sinais para mostrar a prova. ( Êxodo 4:1-9 )
  • “ Nunca fui eloquente… sou lento de fala e de língua.” Deus respondeu: “ Quem deu a boca ao homem?… Não sou eu, o Senhor? Agora vá; Eu vou te ajudar e te ensinar o que dizer. ” ( Êxodo 4:10-12 )

Moisés terminou com: “ Por favor, envie outra pessoa ” ( Êxodo 4:13 ). Ele ainda não acreditava que era o suficiente para esta missão. Embora zangado, Deus mostrou graça a Moisés enviando seu irmão, Arão, para falar por ele. Moisés obedeceu e Deus fez grandes e maravilhosas obras através dele e libertou Seu povo da escravidão no Egito.

Moisés, que se sentia totalmente inadequado, acabou levando seu povo à liberdade fazendo milagres ao longo do caminho. Este relato bíblico demonstra como o chamado de Deus em nossas vidas não depende de nossas habilidades, mas de nossa obediência. Deus equipa aquele que O obedece.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *