Uma das maiores contradições da Bíblia

Quando as pessoas criticam a Bíblia, muitas vezes eles apontam contradições da seguinte forma: “A Bíblia diz neste versículo X, mas nesse outro diz o contrário! ” Isto prova , segundo eles, que a Bíblia não pode ser o livro de Deus , tratando-se apenas de um livro qualquer escrito por homens.

Geralmente é fácil mostrar que alguns versículos mostram apenas “aparentes” contradições, muitas vezes se trata de números, em tal versículo diz que haviam X soldados em Israel, em outro diz que existiam Y soldados, causando uma aparente contradição. Se interpretarmos a Palavra de Deus corretamente, geralmente seremos capazes de mostrar como ambos os versos ou passagens são verdadeiros.

No entanto, às vezes não é tão fácil . Às vezes é muito difícil . Às vezes, parece quase impossível. Uma dessas passagens “difíceis” é Tiago 2:24 , provavelmente a maior “contradição” na Bíblia. Essa passagem é responsável por trazer dúvidas em muitos cristãos sobre o seu verdadeiro significado.
Em pelo menos três versículos de Romanos o apóstolo Paulo diz que somos salvos pela fé sem obras (Romanos 3:20, 28 , 5:1 ) .

Mas quando nos voltamos para Tiago 2:24 , lemos: Um homem é justificado pelas obras, e não somente pela fé.

O problema é óbvio, não é? Muitos versículos da Bíblia ensina que somos justificados pela fé em Cristo. Mas Tiago diz que fé sem obras não é suficiente.

A importância do entendimento correto

O cuidado em interpretar corretamente esse versículo é gigante, pois se trata do assunto mais importante de todos – como os pecadores são salvos.

Estas declarações opostas podem ser conciliadas? Eu acredito que podem, e é a chave para entender que, apesar de Paulo e Tiago ambos falarem de justificação , eles estão falando sobre dois tipos diferentes de justificação.

Precisamos olhar para o contexto geral e as palavras utilizadas em todo o livropara descobrir o que de fato cada palavra significa. O contexto faz toda a diferença.

Por exemplo, se você perguntar para um marinheiro: : “Você vai navegar? ” É quase óbvio que se trata de um passeio marítimo, mas se você está sentado em um computador e o pai lhe diz: “Você vai navegar? ” Estará se referindo a internet.

O Ambiente e o Contexto fazem a diferença

Então, qual o contexto de “justificação ” em Romanos e em Tiago?

Em Romanos , o contexto é a nossa posição diante de Deus. Nesse sentido, Deus nos justifica pela nossa fé , Ele conta -nos como justos por causa da fé que só Ele pode ver.

Em Tiago , o contexto é a nossa posição diante de pessoas , o seu ponto de vista e o veredicto das pessoas sobre nós. Nesse sentido , as pessoas nos justificam pelas obras, eles concluem que somos justos por causa das boas obras que vêem em nossas vidas (sendo incapaz de ver se a fé está em nossos corações ).

Toda a carta de Tiago é sobre cristianismo prático – como devemos viver a nossa fé. Capítulo 1 fala sobre colocar a Palavra em prática e não apenas ouví-la (v. 22) , cuidar dos órfãos e das viúvas (v. 27) , manter-nos longe da corrupção do mundo (v. 27) . Capítulo 2 diz: ” Parem de ser esnobes” (vv. 1-13) .
Capítulo 3 é sobre a forma como usamos nossa língua, capítulo 4 aborda o conflito relacional e o capítulo 5 nos chama para lidar de forma justa com os nossos funcionários e pagar nossas contas em dia. É tudo sobre a prática visível do cristianismo.

Sem Surpresas

Nenhuma surpresa , então , quando chegamos à última parte do capítulo 2, Tiago está totalmente focado na necessidade da fé para produzir obras , frutos, evidência de vida espiritual , etc.

Não é sobre o nosso relacionamento com Deus , mas a nossa relação com outras pessoas. Não é sobre como Deus nos vê, mas como as pessoas nos vêem . Não é sobre como podemos obter a vida eterna, mas como podemos demonstrar que a temos.

A maior contradição não é Romanos contra Tiago. A maior contradição , diz Tiago, é um cristão sem boas obras.

12 Comments on “Uma das maiores contradições da Bíblia”

  1. No final do livro de Mateus Jesus faz um sermão escatologico. Ele diz que irá separar as ovelhas dos bodes: uns para vida eterna outros para o fogo eterno. Vocês sabem por qual razão as pessoas serao salvas ou contendas segundo essas palavras de Jesus? “Quando tive fome…” Podemos ate pregar q so a fe em Jesus basta para nossa salvacao, mas jamais podemos esquecer dessas palavras. Vale notar que Jesus não diz “porque não creram em mim serão condenados; mas ele diz: ” Porque tive fome e não me deste de comer…”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *