Verdades sobre a depressão

Existem muitas crenças errôneas em torno da depressão nos dias modernos. Infelizmente, mesmo entre os círculos cristãos, há muita informação falsa que é falada sobre esse transtorno de humor. Eu luto contra a depressão e tenho muitos amigos cristãos que também lutaram ou estão lutando com esse distúrbio. Devido aos estigmas que cercam a depressão, sofri muitas palavras ofensivas e comentários negativos.

Neste artigo, quero educar outras pessoas sobre as verdades da depressão.

Depressão não é um problema espiritual

A observação mais comum que ouvi sobre a depressão é que é um “problema espiritual”. Em vez de vê-la como um transtorno de humor, muitos indivíduos, principalmente cristãos, veem a depressão como um “problema espiritual” ou um “problema do pecado”.

É um transtorno de humor que pode ser ajudado por remédios e outras atividades de autocuidado. Deve-se notar, no entanto, que a depressão não é algo que é facilmente “consertado” ou “curado”. Eu pessoalmente tomo remédios para depressão há um período de tempo e não vi nenhuma melhora nos meus sintomas. Embora os antidepressivos possam ajudar muitas pessoas, os antidepressivos não funcionam para todos.

Se você está lutando pessoalmente com a depressão, saiba que não é sua culpa. A depressão não é um pecado, nem é algo que você causou. Para algumas pessoas, um evento traumático pode causar depressão, enquanto outras podem desenvolver depressão devido a um desequilíbrio químico no cérebro.

Além disso, muitos indivíduos desenvolvem depressão sazonalmente ou durante uma época específica do ano. Existem muitas causas diferentes de depressão, mas é errado dizer que a depressão é um pecado ou que é um problema espiritual.

Muitos de nós têm ótimos relacionamentos com Cristo e ainda lutam contra a depressão. Embora possamos orar para que Deus tire nossa depressão, nem sempre funciona dessa maneira. Em vez de nos tirar divinamente do problema, Deus promete ficar ao nosso lado durante toda a nossa luta.

O Salmos 23:4 diz: Ainda que eu andasse pelo vale da sombra da morte, não temeria mal algum, porque tu estás comigo; a tua vara e o teu cajado me consolam.

Deus nunca está longe de cada um de nós.

Não nos diga para apenas “orar mais”

Outra verdade sobre a depressão é que ela não é algo que pode ser corrigido simplesmente orando mais. Muitos de nós que lutam contra a depressão estão orando diariamente e consistentemente. Não é uma questão de orar mais que significa que Deus nos curará divinamente. Devemos orar, mas Deus nem sempre responde com “sim”.

Ele poderia responder com “não” ou “não agora”. Pela minha experiência pessoal, sei que Deus fez grandes coisas através da minha luta constante contra a depressão. Consegui ajudar outras pessoas a se sentirem menos sozinhas em sua luta e educar aqueles que não têm depressão sobre as verdades do transtorno.

Como uma pessoa que luta contra a depressão, não é útil nos dizer para “orar mais”. Esse tipo de afirmação automaticamente nos faz sentir demonizados e excluídos. Sem mencionar o fato de que nos sentimos como cristãos inferiores quando outros crentes insinuam que não temos uma vida de oração saudável.

Como cristãos, precisamos ser compreensivos com os outros e procurar entendê-los em vez de fazê-los se sentir mal consigo mesmos. Em tudo, precisamos tratar os outros como queremos ser tratados (Lucas 6:31). Isso significa que precisamos ser gentis, atenciosos e solidários com as outras pessoas em nossas vidas, especialmente aquelas que lutam contra a depressão.

Não nos diga para encontrar mais alegria no Senhor

Eu encontro minha alegria no Senhor e, como cristão, estou confiante de que você também encontra alegria no Senhor. Encontrar nossa alegria no Senhor é uma grande coisa, mas nunca é certo dizer a uma pessoa que luta contra a depressão para encontrar mais alegria no Senhor.

Quando alguém faz uma declaração como essa para uma pessoa que luta contra a depressão, automaticamente envia a mensagem de que a pessoa que luta contra a depressão tem um relacionamento ruim com Deus ou que não está se esforçando “o suficiente” em sua luta.

A verdade é que aqueles de nós que lutam contra a depressão encontram alegria no Senhor, mas ainda lutam contra a depressão.

Ter alegria no Senhor não significa que você não terá depressão. Acho que muitas pessoas acreditam nesse fato errôneo porque estão misturando alegria com felicidade. A verdade é que alegria não é o mesmo que felicidade.

A felicidade é baseada em emoções ou situações externas, enquanto a alegria é o conhecimento duradouro, a paz e o amor de conhecer Jesus como seu Salvador e Senhor. Como se pode ver, pode-se ter alegria sem ter felicidade ao mesmo tempo. A felicidade depende do que está acontecendo ao nosso redor, enquanto a alegria é o conhecimento repousante de conhecer Jesus.

Aqueles de nós que lutam contra a depressão têm alegria no Senhor

Então não nos diga para encontrar mais alegria no Senhor. É uma declaração inútil que mais uma vez menospreza aqueles que lutam contra a depressão. Pessoalmente, me disseram mais vezes do que posso contar para “encontrar mais alegria no Senhor”.

Isso me fez questionar meu próprio relacionamento com Cristo, e até mesmo me fez questionar minha salvação porque me diziam constantemente que, se eu fosse um verdadeiro cristão, não estaria lutando contra a depressão. Isso me fez sentir como se eu não fosse um cristão porque eu estava lutando com essa nuvem escura de depressão sobre minha cabeça o tempo todo, enquanto todos ao meu redor pareciam muito felizes.

Em outras palavras, todos os cristãos ao meu redor estavam felizes. Da minha perspectiva limitada, isso me fez ficar totalmente convencido em minha mente de que eu era um cristão fraco ou nem mesmo um cristão porque não tinha a felicidade que os outros cristãos tinham. Os crentes ao redor estavam vivendo o que eles chamavam de “o sonho”. Em contraste, eu estava lutando para encontrar minha base após a anorexia, ansiedade e depressão.

Entendendo a Depressão

Todas as pessoas precisam entender e ter conhecimento sobre a depressão, porque a depressão está aumentando nos dias modernos. A depressão é um transtorno de humor grave que precisa de tratamento adequado de terapia, autocuidado, um bom sistema de apoio e medicamentos. É incorreto dizer que a depressão é um “problema espiritual” ou um “problema do pecado” porque simplesmente não é verdade.

Se você está lutando contra a depressão, saiba que não está sozinho. Estou bem aí com você, assim como milhões de outros cristãos em todo o mundo. A depressão é mais comum do que você imagina, e nada sobre a depressão faz de você um “menor” cristão, nem significa que você não é salvo. Cristo está bem ao nosso lado em nossas sombras escuras, e Ele promete nunca nos deixar (Salmo 23; Hebreus 13:5).

Se você não luta pessoalmente contra a depressão, espero que este artigo o tenha ensinado sobre as verdades da depressão e o que ela não é. Aqueles de nós que lutam contra a depressão não precisam de comentários inúteis, nem precisamos de palavras ofensivas que possam nos levar a duvidar de nós mesmos ou de nosso relacionamento com Deus.

Como um cristão que não luta contra a depressão, aproveite o incentivo para ajudar os outros e esteja lá para eles quando precisarem de sua ajuda. Não tente encontrar soluções imediatamente, mas apenas ouça e apoie. A depressão é uma jornada difícil que pode nunca melhorar, mas você pode caminhar ao lado de seus amigos e ser as mãos e os pés de Jesus para eles em sua luta contra a depressão.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *