Vergonha: seus usos e abusos

Esses dias me fizeram tal pergunta: Tenho notado que muitos cristãos hoje igualam vergonha com condenação, acreditando assim que é errado os cristãos sentirem vergonha. Mas Paulo pede vergonha em 2 Tessalonicenses 3:14 , ou assim me parece. Então, que papel saudável a vergonha desempenha na vida da igreja hoje? E quem aqui é o objeto da vergonha de acordo com Paulo neste texto em particular?”

Uma das razões pelas quais essa é uma pergunta importante é que às vezes podemos cair na armadilha de pensar: “Bem, se é sempre bom ir além da vergonha, então a vergonha deve ser sempre uma coisa ruim”. Isso seria uma armadilha, eu acho. Isso seria como dizer: “Já que devemos sempre buscar a cura ao cortar a pele, a cirurgia é sempre uma coisa ruim”.

Você vê a diferença. 

Ter sua pele cortada por uma faca não é em si uma coisa boa, e nem a vergonha em si é uma coisa boa. Mas, dada a realidade da doença, ser cortado por uma faca pode se tornar uma coisa boa por causa do que leva – ou seja, cura. É assim que é, eu acho, com vergonha no Novo Testamento.

Às vezes, a vergonha funciona como uma cirurgia para nos trazer a cura de que precisamos, mas isso não significa que toda vergonha tenha uma função curativa, assim como todo corte de pele não leva à saúde. Há cirurgia e há esfaqueamento. Então, precisamos fazer distinções, e a Bíblia nos ajuda a fazer isso. O que nesta questão, está chamando a nossa atenção é o fato de que há uma função apropriada para a vergonha no Novo Testamento – uma função de cura e santificação – e ele se pergunta o que é.

Então, vamos seguir o Novo Testamento e traçar a distinção entre o que chamei de vergonha mal colocada e vergonha bem colocada . Há vergonha mal colocada, do tipo que não deveríamos ter, e vergonha bem colocada, do tipo que deveríamos ter, mas apenas temporariamente enquanto ela faz seu trabalho de cura.

Vergonha inapropriada

Então, aqui estão alguns exemplos do que quero dizer com vergonha descabida . Se você é tentado a sentir essa vergonha, você deve se esforçar para se livrar dela pela fé em Jesus. Isto é 2 Timóteo 1:8 : “Não se envergonhe do testemunho de nosso Senhor, nem de mim, seu prisioneiro”. Então, há dois tipos de coisas nesse versículo que você não deve se envergonhar, não deve se envergonhar:

  1. falando sobre o Senhor Jesus
  2. estar associado a alguém que está na prisão pelo Senhor Jesus
Não importa quantas pessoas te menosprezem ou tirem sarro de você. 

O que nos mostra que, para o cristão, a fonte da vergonha não deve vir das opiniões falsas de outras pessoas, por mais depreciativas que sejam. Isso requer uma grande dose de auto-identidade em e para Jesus viver através disso.

Outro exemplo é quando Jesus disse: “Quem se envergonhar de mim e das minhas palavras nesta geração adúltera e pecadora, dele também se envergonhará o Filho do Homem, quando vier na glória de seu Pai com os santos anjos” ( Marcos 8:38 ). Se a opinião humana é mais emocionalmente poderosa do que a opinião de Deus sobre nós, e se o poder da opinião humana nos paralisa e nos silencia de vergonha porque afirmamos ser cristãos, não vamos ficar no julgamento, diz Jesus.

E então Pedro em 1 Pedro 4:16 diz: “Mas, se alguém sofre como cristão, não se envergonhe, mas glorifique a Deus nesse nome”. Então, concluo desses poucos textos – e há outros – que o critério bíblico para a vergonha mal colocada, do tipo que não devemos ter, é este: não sinta vergonha por algo que honra a Deus, por mais fraco ou tolo que seja. faz você olhar nos olhos dos outros.

Vergonha bem colocada

Agora, o que dizer da vergonha bem colocada – ou seja, do tipo que deveríamos ter, pelo menos temporariamente? Paulo diz aos coríntios que duvidavam da ressurreição: “Acordem do seu estupor de embriaguez, como é certo, e não continuem pecando. Pois alguns não têm conhecimento de Deus. Digo isso para vergonha de vocês ” ( 1 Coríntios 15:34 ). Eles deveriam sentir vergonha, ele está dizendo. E em 1 Coríntios 6:5 , quando os cristãos estavam disputando uns com os outros e levando essa disputa aos tribunais seculares, ele diz: “Digo isso para sua vergonha. Será que não há ninguém entre vocês sábio o suficiente para resolver uma disputa entre os irmãos?”

Ou o texto sobre o qual foi pergunta:

“Se alguém não obedecer ao que dizemos nesta carta” – e eram pessoas que se recusavam a trabalhar em Tessalônica, recusavam-se a trabalhar para viver porque achavam que o segundo a vinda estava tão próxima – “observe essa pessoa e não tenha nada a ver com ela, para que ela se envergonhe ” ( 2Ts 3:14 ). Assim, a vergonha é um passo apropriado e redentor para o arrependimento e a cura.

Vemos isso no versículo seguinte. Ele diz: “Não o considere como um inimigo, mas advirta-o como um irmão” ( 2 Tessalonicenses 3:15 ). Em outras palavras, o corte que você faz na pele dele ao retirar sua bolsa é uma cirurgia, não uma facada.

Então, a partir desses exemplos, concluo que a vergonha bem colocada diz que você deve sentir vergonha por ter uma mão em qualquer coisa que desonra a Deus, não importa quão forte, sábio ou correto possa parecer aos olhos dos homens. Agora, quando digo que devemos sentir vergonha se for bem colocado por causa de nossos erros, não quero dizer que devemos sentir vergonha indefinidamente , não mais do que devemos passar o resto de nossas vidas na mesa de operação do cirurgião. . Eu chamo isso de vergonha bem colocada porque deveria estar lá, mas não deveria ficar lá.

Portanto, a questão-chave tanto para a vergonha mal colocada quanto para a vergonha bem colocada é: como podemos ir além de ambas? Como podemos nos livrar de ambos?

Além da vergonha

Agora, antes de dar minha resposta bíblica básica, deixe-me reconhecer que há algumas pessoas que foram abandonadas com tanta vergonha inapropriada, talvez quando estavam crescendo, que sua perspectiva é tão distorcida sobre Deus e sobre si mesmas, que vai precisar de muita ajuda de outros cristãos e talvez conselheiros para ver as coisas claramente como elas realmente são. Em outras palavras, não estou afirmando que a fuga da vergonha equivocada é sempre fácil. Na verdade, eu diria que raramente é fácil.

Mas há uma saída tanto para a vergonha mal colocada que não deveria estar lá quanto para a vergonha bem colocada que não deveria estar lá por muito tempo ou de forma incapacitante para o cristão. Aqui está o que Paulo diz sobre a maneira como ele escapa da vergonha equivocada. Mesmo suportando zombaria e prisão por Cristo, o que normalmente seria muito vergonhoso, ele diz: “Não me envergonho, porque sei em quem tenho crido, e estou certo de que ele é poderoso para guardar até aquele dia o que foi confiado a mim” ( 2 Timóteo 1:12 ).

Portanto, há a frase-chave:

“Eu sei em quem tenho crido” – confiado, abraçado, estimado, reverenciado, amado. A chave para Paulo é crer. Isto é, ele vê a glória de Cristo. Ele abraça a glória de Cristo e a valoriza mais do que as opiniões e perseguições das pessoas. Essa é a chave: ver, saborear e valorizar – crer em Cristo. No que diz respeito a afastar a vergonha bem colocada, é a mesma chave: crer em Cristo para o perdão daquilo de que você se envergonha. Atos 10:43 : “Todo aquele que nele crê recebe o perdão dos pecados pelo seu nome”.

Deixe-me dar mais uma promessa gloriosa de Deus que cobre ambos os casos de vergonha mal colocada e vergonha bem colocada, para que possamos nos livrar de ambas apropriadamente, rapidamente. Aqui está Isaías 45:17 : “Você [a saber, você que crê] não será envergonhado ou confundido por toda a eternidade”. O que Paulo então aplica aos cristãos com estas palavras em Romanos 10:11 : “Todo aquele que nele crê não será envergonhado”. Ninguém, finalmente, será envergonhado no reino de Deus. Estará acabado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *