Você é um tolo por Jesus ou um tolo pelo mundo?

Quem confia em sua própria mente é tolo, mas quem anda em sabedoria será libertado. ( Provérbios 28:26 ) 

Você já sentiu simpatia pela pobre alma pega de surpresa pelo jumbotron? Você sabe que essa pessoa teria se comportado de maneira bem diferente se soubesse que sua estreia como celebridade era iminente. Durante esses meros cinco segundos, eles podem ter optado por ficar acordados ou consumir o cachorro-quente em várias mordidas em vez de uma. Internamente, você não pode deixar de se encolher pelo sujeito que foi feito de idiota.  

Você também fica instantaneamente grato por isso não ter acontecido com você. 

Tolice e Cultura 

Parece haver um sentimento inato dentro de cada um de nós que despreza a sensação de parecer tolo . Observei isso em cada um dos meus filhos enquanto eles saíam pisando duro depois de receberem uma pegadinha de uma criança mais velha. Por mais jovens que sejam, sabem que foi a sua inteligência que foi atacada.  

Não importa a idade, ninguém quer parecer que não é tão sábio quanto seus colegas. Lutando constantemente contra o flagelo do orgulho, a tolice é um golpe direto nas nossas entranhas.  

Podemos ser gratos, como cristãos, por nunca sermos realmente tolos, pois estamos unidos a Deus Pai por meio de Jesus Cristo. O Espírito Santo nos dá um novo coração para que possamos ouvir a verdadeira sabedoria quando ela clama. Embora nem tudo seja conhecido por nós, temos a bênção da Palavra escrita. Que alívio saber que nunca seremos tolos aos olhos de Deus enquanto seguimos Jesus, a menos que tenhamos a sabedoria do mundo no bolso de trás. 

Considere estes três exemplos das Escrituras. Eles eram tolos? 

A sabedoria mundana de Jonas 

Considere o profeta Jonas – por que Jonas inicialmente fugiu do Senhor quando lhe foi dito para ir a Nínive e pregar? Sabemos que a cidade estava cheia de maldade ( Jonas 1:2 ). A vida de Jonas poderia facilmente ter sido tirada, dada a reputação cruel da cidade. Os profetas pregavam continuamente ao obstinado Israel, mas relutavam em levar os gentios a Deus.  

Os ninivitas eram inimigos de Israel e mereciam punição. Jonas, considerando que esta cidade perversa poderia ser abençoada com a graça e compaixão do Senhor, correu esperando pela calamidade da cidade ( Jonas 4:1-3 ). A tolice de Jonas é completamente revelada quando Deus cedeu ao punir Nínive. A cidade se arrependeu e Jonas, um profeta que deveria ter se alegrado, desejou morrer. 

Jonas estava vendo a situação através de suas idéias carnais de sabedoria e justiça, julgando a vontade de Deus como tolice.  

A Sabedoria de Maria Centrada em Cristo  

Aqui está um “tolo” diferente nas Escrituras: Imagine observar Maria ungir os pés de Jesus com perfume ( João 12:1-8 ). O salário de um ano está desaparecendo diante de seus olhos. O aroma denso na sala é uma lembrança persistente da extravagância de Mary.  

Se você estivesse presente, teria observado Judas perguntando a Jesus se as ações de Maria eram sábias? Judas sugere que esse dinheiro poderia ter sido dado aos pobres. 

Que ideias teriam passado pela sua cabeça? Você teria julgado o ato de Maria como tolo ou sábio? 

Nosso Exemplo em Cristo 

Pode ser fácil esquecer que o Salvador a quem servimos já foi ridicularizado ( Mateus 27:27-31 ). Espancado, despido, cuspido e publicamente pendurado numa cruz, Jesus suportou voluntariamente o sofrimento e a aparência de tolice para que pudéssemos ser glorificados com ele.  

Os principais sacerdotes, os anciãos e os escribas fizeram dele um tolo pelo que afirmava ser: 

“[Jesus] salvou outros; ele não pode salvar a si mesmo. Ele é o Rei de Israel; desça agora da cruz e creremos nele. Ele confia em Deus; deixe Deus livrá-lo agora, se ele o desejar. Pois ele disse: ‘Eu sou o Filho de Deus.’” ( Mateus 27:42 )  

A sabedoria mundana dizia que a morte de Jesus provou que ele não era o Filho de Deus. Jesus foi feito para ser um tolo. Mas o que os soldados planejaram para vergonha, Deus usou para rasgar o véu e concretizar suas promessas.  

Se você estivesse lá, você teria julgado a morte de Jesus como uma prova de sua tolice? 

Onde a sabedoria é encontrada 

Estas perguntas foram escritas não para apontar o dedo, mas para aumentar a conscientização. De onde vem a sabedoria? O mundo ou Cristo?  

Se você não estiver preparado para parecer tolo para o mundo, para receber esse potencial soco no estômago, você trocará a paz pela preocupação, a disposição pela hesitação, a obediência pela desobediência e a confiança pela dúvida. Em vez de sacrificar quaisquer bens materiais em questão, você estará sacrificando recompensas eternas.  

Para continuar a valorizar a nossa sabedoria de edição de bolso, estamos tentando servir a dois senhores, o que é impossível ( Mateus 6:24 ).  

Uma Bênção da Sabedoria Carnal  

Há pelo menos uma bênção na sabedoria carnal que mostra sua feia cabeça: ela pode facilmente apontar as impurezas de nossos corações. Se pararmos um momento para nos perguntar por que hesitamos em uma comissão do Senhor, poderemos encontrar as áreas que Deus deseja podar.  

Quando Maria derramou o perfume, foi a ganância de Judas que o importunou. Quando Jonas fugiu, foi o seu ódio que alimentou a sua rebelião.  

A maioria de nós está familiarizada com 1 Coríntios 3:19 : “Porque a sabedoria do mundo é loucura aos olhos de Deus”. Freqüentemente, esse versículo é considerado de aplicação simples devido à frequência com que é apresentado.  

Contudo, considere nossos exemplos anteriores – Judas foi um discípulo de Cristo, Jonas foi um profeta. Se esquecermos que temos um inimigo e pararmos de ler a Palavra de Deus, poderemos ficar confusos quando surgir a necessidade de obediência numa situação difícil. Se lutarmos contra o orgulho, estas decisões poderão ser especialmente difíceis se parecerem tolas para o mundo.  

Mantenha o foco na Palavra de Deus 

Provérbios 1:7 diz: “O temor do Senhor é o princípio do conhecimento”. Parte de ter temor ao Senhor significa que sabemos que devemos permanecer focados na palavra de Deus para obtermos sabedoria. Devemos colocar nossos corações nas coisas eternas e deixar de lado a opinião que o mundo tem sobre nós. Enquanto o mundo declarava que Jesus era um tolo, Deus lhe entregava toda a autoridade no céu e na terra.   

Não se deixe enganar e sentir vergonha ao imitar a Cristo, mas, em vez disso, regozije-se na fé que ele deu. Consideremos isso o maior elogio quando o mundo nos considera tolos por servirmos a Jesus. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *