Você está sendo vigiado?

Certo sábado, quando Jesus foi comer na casa de um importante fariseu, estava sendo cuidadosamente vigiado. Lucas 14:1

Somos informados de que Jesus estava sendo cuidadosamente vigiado. Não sabemos se isso significa que o proeminente fariseu o convidou com segundas intenções, ou talvez fossem os outros convidados que estavam céticos sobre Jesus. De qualquer maneira, este não era um ambiente relaxante para Jesus.

Vamos supor que o convite foi sincero e que o proeminente fariseu foi atraído a Jesus, da mesma forma que Nicodemos. Ele estava curioso e queria saber mais.

Há uma fome espiritual em cada pessoa. Os fariseus eram rigorosos em suas disciplinas espirituais de orações e doações, mas mesmo dentro do coração da pessoa mais disciplinada e moral há algo que clama: “Deve haver mais para conhecer a Deus do que isso!”

Aqueles que seguem Jesus serão vigiados da mesma forma que Jesus foi vigiado. As pessoas estão atentas a duas coisas. Primeiro, você tem algo que não temos? É por isso que as crises de nossas vidas são nossas oportunidades de ministério mais importantes. A maneira como lidamos com decepções, frustrações, filhos rebeldes, perdas financeiras e doenças repentinas são as coisas que mostrarão se temos algo que o mundo não conhece.

Em segundo lugar, você pratica o que prega? As pessoas estão procurando uma vindicação de sua posição. Eles estão procurando por qualquer evidência que possam encontrar que apoie sua incredulidade. É por isso que sempre haverá ampla publicidade quando um líder cristão falha. Esta é uma boa notícia para a pessoa que escolheu viver sem Cristo. Parece uma justificativa de sua decisão.

Você está ciente de que as pessoas estão observando você?

Você está se escondendo atrás de suas objeções?

Alguns, porém, diziam: “O Cristo virá da Galiléia? A Escritura não diz que o Cristo vem da descendência de Davi e vem de Belém, a aldeia onde Davi estava?” João 7:41-42

Você provavelmente conhece alguém que encontrou um motivo para não acreditar. Talvez seja onde você está hoje. Você tem um motivo para não acreditar. Você leu um livro que parecia oferecer um argumento conclusivo contra a fé e disse a si mesmo: “Não consigo mais acreditar”. Ou você viu um cristão se comportar de maneira totalmente egoísta e disse: “Não posso acreditar”. Ou você viu algum sofrimento ou algum mal no mundo e disse: “Não posso acreditar”.

Essa era a posição dessas pessoas. Eles tinham uma objeção à fé, uma razão para não acreditar. Então, se essa é a sua posição hoje, você precisa saber que nada é mais importante do que você enfrentar suas próprias objeções.

Enfrente o problema, em vez de se esconder atrás dele. 

Você não é a primeira pessoa no mundo a se deparar com essa questão e certamente não será a última. Faça uma pequena escavação. Como outras pessoas que enfrentaram esse problema o resolveram? Em vez de resistir a Deus, concentre sua energia em resistir às suas objeções.

Essas pessoas tiveram a oportunidade perfeita de confrontar sua razão de não acreditar. Jesus estava parado ao lado deles. Eles poderiam facilmente ter perguntado a Ele: “Onde você nasceu?” E Ele teria dito a eles: “Fui criado na Galiléia, mas nasci em Belém”.

Embora Jesus lhes prometesse algo incrível, corações fluindo com água viva, eles não conseguiam ver nada além de uma discussão sobre Belém. Isso demonstra que a incredulidade é um poder que domina a alma. A incredulidade é muito mais profunda do que a razão.

Se você tem um motivo para não acreditar, é possível que esteja se apegando a ele para se esconder atrás dele? Será que o problema real é que seu coração é resistente a Deus? A quem você pode pedir para ajudá-lo com sua objeção ou luta específica?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *