Você se sente amado por Deus?

“Sei que a Bíblia diz que Ele me ama, mas não sinto isso.”

“Não tenho certeza se posso realmente dizer que acredito.”

Como isso pode ser? 

Certamente todo cristão conhece o amor de Deus. Não aprendemos isso na escola dominical? “Jesus me ama, eu sei, pois a Bíblia me diz isso.”

Jonathan Edwards usou uma analogia simples para chegar ao cerne da questão:

Há uma diferença entre ter um julgamento racional de que o mel é doce e ter uma noção da sua doçura.

Você pode saber que o mel é doce porque alguém lhe disse, mas você não sabe realmente sua doçura até prová-lo. Você pode saber que Deus o ama porque seu professor de escola dominical lhe disse, mas você não conhece realmente o amor de Deus até que tenha provado Seu amor.

Muitos cristãos vivem muito distantes desta experiência sentida do amor de Deus. Grande parte do cristianismo no Ocidente é superficial e satisfeito. Afirma um credo, mas muitas vezes carece de vida espiritual.

Em todo o país há milhões de pessoas que têm fé, que foram educadas para acreditar que Jesus morreu e ressuscitou, que frequentaram a igreja, mas não têm experiência viva do amor de Deus.

Precisamos desta oração:

Que o Senhor direcione seus corações ao amor de Deus e à perseverança de Cristo (2 Tessalonicenses 3:5)

Esta é a oração de Paulo pela igreja. É uma oração para que Deus faça algo em nós que acreditamos, mas nem sempre sentimos que Deus nos ama. Ele está falando aos cristãos que estão passando por grandes dificuldades e diz: “Minha oração por vocês é que Deus direcione seus corações para o amor de Cristo”.

Isso significa que é possível suportar perseguições e não sentir o amor de Cristo. É possível frequentar o seminário e não sentir o amor de Cristo. É possível adorar nas sedes de uma igreja evangélica por 20 anos e não sentir o amor de Cristo.

Eu não quero estar lá! E você também não. Pessoas que não são cristãs suportam grandes dores e carregam grandes tristezas. Eles fazem isso cerrando os dentes. Eles fazem isso na Grã-Bretanha com o lábio superior rígido.

Paulo está dizendo a esses crentes: “Quero algo melhor para vocês. Quero que sua alma seja preenchida com o amor de Deus.”

Três maneiras de experimentar mais o amor de Deus e a paciência de Cristo

1. Fique insatisfeito com sua experiência espiritual atual.

Cultive um descontentamento sagrado. A pessoa que faz a oração de 2 Tessalonicenses 3:5 está procurando algo mais do que já possui: “Senhor, direciona meu coração para o Teu amor”.

Vivemos em uma cultura do tipo “já estive lá, fiz aquilo”, e o grande perigo está em desenvolver uma forma de cristianismo do tipo “já estive lá, fiz aquilo”: “Eu sei que Deus me ama, que Jesus morreu por mim e que meus pecados são perdoado. Então o que vem depois?” Então, um dia, alguém diz: “Você realmente acredita que Deus ama você?” E sua superficialidade fica exposta.

AW Tozer disse:

Fomos enredados em uma lógica espúria que insiste que, se o encontramos, não precisamos mais procurá-lo… No meio deste grande calafrio, há alguns que não se contentarão com uma lógica superficial. Querem provar, tocar com o coração a maravilha que é Deus. Quero deliberadamente encorajar esse poderoso anseio por Deus. 

Não se contente com uma fé na qual você não possa sentir o amor de Deus e a paciência de Cristo.

2. Peça a Deus para direcionar o seu coração para o Seu amor.

2 Tessalonicenses 3:5 é uma oração, então use-a. Faça o seu próprio. As Escrituras nos dizem pelo que devemos orar.

No entanto, alguns de vocês carregam muita bagagem sobre isso. Sempre que você pensa em Deus, seu primeiro instinto, embora você acredite, é imaginá-lo com a testa franzida. Você sente que Ele está zangado com você e que o está condenando. Você precisa desta oração.

Ouça este sábio conselho de John Owen:

Enquanto o Pai for visto como severo, julgador e condenador, a alma fica cheia de medo e pavor toda vez que se aproxima dele… Mas quando Deus… é visto como um Pai, cheio de amor, a alma fica cheia de amor por Deus em troca… Se o seu coração está tomado pelo amor do Pai… não pode deixar de escolher ser dominado, conquistado e abraçado por Ele. 

Alguns de vocês pensam que Deus é frio, distante, severo e exigente, e esses pensamentos estão profundamente enraizados em suas mentes. Peça a Deus para direcionar o seu coração para o Seu amor e continue pedindo até que – como a neve derretendo no calor do sol – o seu coração comece a derreter no calor do amor de Deus.

3. Contemple o amor de Deus em Jesus Cristo.

Você já percebeu que as pessoas que não gostam umas das outras apenas olham  umas para as outras? Pessoas que gostam umas das outras olharão  umas  para as outras. Pessoas que estão desesperadamente apaixonadas olharão  uma  para a outra.

Como diz o salmista: “Uma coisa peço ao Senhor, é isso que procuro: que eu possa habitar na casa do Senhor todos os dias da minha vida, para contemplar a beleza do Senhor e buscá-lo em Seu templo” (Sl 27:4). Examine, olhe, pondere e medite no amor de Deus e na paciência de Cristo.

Qual é a sua resposta?

Como você descreveria sua experiência atual do amor de Deus e da paciência de Cristo?

Talvez 2 Tessalonicenses 3:5 desperte algo em você – o profundo chama ao profundo. Talvez você esteja pensando: “Quero mais do que Paulo está falando”. Para você, esta Escritura soa como um sino de igreja atraindo você, chamando você a buscar a Deus.

Se este é você, decida hoje, em seu coração e em sua mente, que você buscará um sabor mais doce, uma experiência mais profunda, um vislumbre mais claro do amor de Deus e da paciência de Cristo. Vá atrás disso. E nunca pare.

Ou talvez você esteja pensando que a oração de Paulo não se parece tanto com o som do sino de uma igreja atraindo você, mas com o som de um despertador acordando você.

Se você não está desperto para o amor de Deus, não deveria se preocupar com a condição da sua alma? Espero que você pergunte: “O que há de errado comigo? Não tenho interesse no amor de Deus. Por que estou tão satisfeito, quando outros têm fome e sede de Deus?” Eu rezo para que você faça essas perguntas.

Talvez Deus use isso para despertá-lo da morte do espírito em que você dormiu por muito tempo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *