Vou Confiar em Deus? Oração simples em um momento de desespero

Se você estivesse lá naquele exato momento, observando de longe, não teria observado nada dramático. Estou falando sobre o momento em que Abraão (ainda chamado Abrão na época) saiu de sua tenda e olhou para os céus, olhando para as estrelas.

Você pode tê-lo ouvido murmurando uma coisa ou outra, talvez em algum momento levantando as mãos ou curvando-se no chão. Esses gestos não teriam parecido estranhos para você, porque todos sabiam que Abrão era um homem profundamente piedoso. E estando cansado, já que era meio da noite e tudo, você provavelmente teria deixado Abrão com o que quer que ele estivesse fazendo e ido para a cama.

Você não saberia que este foi um momento decisivo na vida de Abrão. Você certamente não teria imaginado que este era um momento decisivo na história mundial que impactaria bilhões de pessoas. Porque teria parecido tão pouco.

Mas é assim que momentos como esses – momentos que direcionam e moldam poderosamente o arco da história – geralmente aparecem no início. E, neste caso, o que tornou os minutos de mudança do mundo de observação de estrelas tão silenciosamente monumentais foi que esse velho, nas profundezas de seu coração, acreditava em Deus .

1 – Além da Crença

Para entender a profundidade desse momento decisivo, no entanto, precisamos ver como a crença desse velho foi levada ao limite.

Tudo começou em Gênesis 12 , onde Deus entregou a Abrão uma promessa que teria sido incrível por si só, independentemente do fato de que Abrão, aos 75 anos, e Sarai, aos 66 anos, ainda não tinham filhos:

Agora o Senhor disse a Abrão: “Vai da tua terra, da tua parentela e da casa de teu pai para a terra que eu te mostrarei. E farei de ti uma grande nação, e te abençoarei e engrandecerei o teu nome, para que sejas uma bênção. Abençoarei os que te abençoarem, e amaldiçoarei quem te desonra, e em ti serão benditas todas as famílias da terra”. ( Gênesis 12:1-3 )

Assim, “pela Abraão obedeceu”, arrumando sua casa e partindo, embora “não sabendo para onde ia” ( Hebreus 11:8 ). E quando ele e sua pequena tribo chegaram a Siquém, Deus falou com ele novamente e disse: “À tua descendência darei esta terra”Gênesis 12:7 ).

Tempo passou. A bênção de Deus descansou sobre Abrão e sua tribo, que incluía a família de seu sobrinho Ló, e suas posses e rebanhos combinados cresceram – tão grandes, de fato, que Abrão e Ló tiveram que se separar em duas tribos. Ainda assim, Abrão não teve descendência – a chave para o cumprimento da maior promessa do Senhor para ele. No entanto, o Senhor mais uma vez afirmou sua promessa ( Gênesis 13:14-16 ).

Mais tempo passou. Deus continuou a prosperar tudo o que Abrão fez. E mais uma vez, o Senhor apareceu a ele e disse:

Não temas, Abrão, eu sou o teu escudo; sua recompensa será muito grande. ( Gênesis 15:1 )

Mas para Abrão, agora na casa dos oitenta, e Sarai na casa dos setenta, ainda havia o mesmo problema gritante. Em meio a todas as abundantes bênçãos de prosperidade que Deus derramou sobre ele, havia um lugar notável e crucial de pobreza: Abrão ainda não tinha descendência.

2 – Oração desesperada de um homem de fé

Foi nesse ponto que Abrão não conseguiu conter sua perplexidade angustiada sobre o vazio contínuo no centro das promessas de Deus, e se derramou em uma oração desesperada:

“Ó Senhor Deus, o que você me dará, pois continuo sem filhos, e o herdeiro da minha casa é Eliezer de Damasco?” E Abrão disse: “Eis que você não me deu descendência, e um membro da minha casa será meu herdeiro”. ( Gênesis 15:2–3 )

O apóstolo Paulo escreveu mais tarde: “Nenhuma incredulidade fez [Abrão] vacilar quanto à promessa de Deus, mas ele se fortaleceu na fé, dando glória a Deus, plenamente convencido de que Deus era poderoso para cumprir o que havia prometido” ( Romanos 4 ). :20-21 ). Mas nesta oração, ouvimos a fé de Abrão vacilar?

Não. O que estamos ouvindo não é incredulidade, mas sincera perplexidade. E há uma diferença. A perplexidade de Abrão é semelhante à perplexidade da jovem virgem Maria quando Gabriel lhe diz que ela “conceberá em [seu] ventre e dará à luz um filho”. Ela responde: “Como será isso, já que sou virgem?” ( Lucas 1:30 , 34 ). É uma pergunta razoável; virgens não engravidam. A pergunta de Abrão também é razoável em relação à natureza; mulheres estéreis após a idade fértil não engravidam.

Deus não foi ofendido ou desonrado pela sincera perplexidade de Maria ou Abraão, e é por isso que ele responde a ambos com graciosa bondade. E as respostas de Deus também são razoáveis, mesmo que sua razoabilidade muitas vezes se estenda muito além dos limites da razão humana (“Existe alguma coisa muito difícil para o Senhor?” Gênesis 18:14 ).

Então, em resposta à oração sinceramente desesperada de Abrão, Deus graciosamente o convida a sair.

Deus diz a Abrão:

“Olhe para o céu e conte as estrelas, se puder contá-las.” Então ele lhe disse: “Assim será a tua descendência”. Gênesis 15:5 )

Aqui, de repente, é um momento decisivo para Abrão. A resposta de Deus não inclui como Abrão obterá descendentes. Tudo o que Deus faz é reafirmar e até expandir o escopo do que ele já prometeu. Em outras palavras, “vou lhe dar mais descendentes do que você pode contar ou mesmo imaginar. Você acredita em mim?”

E o velho Abrão, com uma velha esposa e uma tenda sem filhos, olhando para o céu noturno tão cheio de estrelas que em alguns lugares pareciam nuvens de luz, com a palavra do Senhor ressoando em sua mente, percebe que o que quer que Deus seja fazer é sobre algo muito maior do que ele ainda compreendeu, e então ele resolve confiar “que Deus [é] capaz de fazer o que ele [tem] prometido” ( Romanos 4:21 ).

[Abrão] creu no Senhor, e isso lhe foi imputado como justiçaGênesis 15:6 )

Ninguém, nem mesmo Abrão, poderia ter visto quão moldador da história, quão determinante do destino, este momento foi, quando um homem foi justificado – considerado justo – aos olhos de Deus simplesmente porque ele creu em Deus. Porque um homem acreditou nas promessas de Deus sobre suas próprias percepções. Porque um homem confiou em Deus e não se apoiou em seu próprio entendimento ( Provérbios 3:5 ). O mundo nunca mais seria o mesmo depois daquele momento naquela noite estrelada.

Não estou dizendo que a partir de então foi fácil navegar pela fé para o homem que Deus rebatizou de Abraão, “o pai de uma multidão de nações” ( Gênesis 17:5 ). Não era. O evento de Hagar e Ismael, assim como outros, ainda estava no futuro. Isaque, o primeiro da descendência prometida, não nasceria por mais quinze anos ou mais. E Deus tinha outro momento decisivo reservado para Abraão nas encostas do Monte Moriá. O caminho da fé é árduo e quase sempre mais exigente do que esperamos.

Mas depois daquela noite, Abraão não vacilou em sua crença de que Deus, de alguma forma, faria o que havia prometido. E Deus fez. Ele fez Abraão e Sara, e todos os que os conheciam, rirem de alegria – “alegria inexprimível e cheia de glória” ( 1 Pedro 1:8 ) – quando Isaque finalmente nasceu. Pois é aí que o caminho áspero da fé, o caminho árduo que leva à vida ( Mateus 7:14 ), finalmente leva: à “plenitude da alegria e . . . deleites perpetuamente” ( Salmo 16:11 ).

Deus leva a maioria de seus filhos, que são filhos de Abraão porque compartilham a fé de Abraão ( Romanos 4:16 ), para definir momentos de fé, momentos em que nossa fé é empurrada para um ponto além da crença, ou assim nos parece. Esses momentos podem não parecer dramáticos para os outros. Mas para nós, nas profundezas de nossos corações, tudo está em jogo. E nesses momentos, tudo se resume a uma pergunta simples, mas profunda, e talvez angustiante: confiarei em Deus?

O que geralmente não é aparente para nós é o quão significativo é o momento para um número incontável de outros. Pois muitas vezes é verdade que “obtendo [como] o resultado de [nossa] fé, a salvação de [nossas] almas” ( 1 Pedro 1:9 ), o que também resulta nos anos e séculos que se seguem é a salvação de outros – tantos, talvez, que nos confundiriam se pudéssemos vê-los.

Quando você crê em Deus, ele considera isso para você como justiça, como plena aceitação do próprio Deus. E quando você acredita em Deus, isso leva ao riso de Isaque de alegria inexprimível quando você finalmente vê Deus fazer por você o que ele prometeu. E quando você acredita em Deus, você compartilhará uma alegria inexprimível com uma multidão de outros que, porque você acreditou, estarão rindo de alegria com você.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *