Estudo de Daniel 2:17 – Comentado e Explicado

Logo que voltou do rei, Daniel pôs a par do assunto seus companheiros Ananias, Misael e Azarias.
Daniel 2:17

Comentário de Albert Barnes

Então Daniel foi para sua casa – É bastante evidente que ele obteve o objetivo de seu pedido, embora isso não seja expressamente mencionado. O rei estava indubitavelmente, pelas razões acima expostas, disposto a ter uma oportunidade justa de tentar sua habilidade em revelar o segredo misterioso.

E divulgou a coisa a Hananias … – Tornou conhecida toda a questão – a perplexidade a respeito do sonho; o fracasso dos caldeus em interpretá-lo; o decreto; e sua própria petição ao rei. Eles tinham um interesse comum em saber disso, pois suas vidas estavam em perigo.

Comentário de Joseph Benson

Daniel 2: 17-18 . Então Daniel foi para sua casa – que, ao que parece, estava perto do palácio, para que ele estivesse ali sozinho com seu Deus; pois somente dele, que é o Pai das luzes, ele esperava essa importante descoberta. Ele também não orou apenas por isso, mas também contratou seus companheiros para unir suas súplicas às dele. Que eles desejariam misericórdias – Chaldee , ????? ?????? , e misericordiam petendam esse, que a misericórdia deve ser solicitada ao Deus do céu – Ao solicitar a Deus qualquer bênção, toda a nossa dependência deve estar na sua misericórdia e compaixão, pois podemos não esperamos nada como recompensa por nossos méritos. Em relação a este segredo – Nomeadamente, para que lhes seja descoberto. Observe, leitor, qualquer que seja o assunto de nosso cuidado, ou ocasione problemas ou temores, devemos nos espalhar diante de Deus em oração; pois Deus nos deixa ser humildemente livres com ele, e em oração para entrar nos detalhes de nossos desejos e encargos. O perigo aqui também ameaçava Daniel e seus amigos, e, portanto, era adequado que todos eles se juntassem em oração para evitá-lo. E aqui vemos o poder e a eficácia dos discursos unidos ao Céu, e os importantes benefícios que as orações fervorosas de alguns homens sagrados às vezes podem trazer sobre uma multidão. A prudência de Daniel e sua piedade, com a de seus amigos, foram os meios de salvar a vida de todos os sábios da Babilônia!

Comentário de E.W. Bullinger

Hananias, etc. Veja nota em Daniel 1: 6 .

Comentário de John Calvin

Observamos com que objeto e com que confiança Daniel exigiu uma extensão de tempo. Seu objetivo era implorar a graça de Deus. Também foi acrescentada confiança, pois ele percebeu um duplo castigo esperando por ele, se ele decepcionou o rei; se ele voltasse no dia seguinte sem resposta, o rei não se contentaria com uma morte fácil, mas teria se enfurecido com crueldade contra Daniel, em conseqüência de seu engano. Sem a menor dúvida, Daniel esperava o que obteve – a saber, que o sonho do rei lhe fosse revelado. Ele, portanto, exorta seus companheiros a implorar unicamente a misericórdia de Deus. Daniel já havia conseguido o dom singular de ser um intérprete de sonhos, e como. nós, como vimos, ele sozinho era um profeta. de Deus. Deus estava acostumado a manifestar suas intenções a seus profetas por sonhos ou visões ( Números 12: 6 ) e Daniel havia obtido os dois. Visto que Misael, Hananias e Azarias se uniram a ele em oração, concluímos que eles não foram induzidos pela ambição de desejar algo para si mesmos; pois, se fossem rivais de Daniel, não poderiam ter rezado em concordância com ele. Eles não oraram por suas próprias preocupações particulares, mas apenas pela interpretação do sonho que ficou conhecido por Daniel. Também observamos como sinceramente eles concordam em suas orações, como todo orgulho e ambição são deixados de lado e sem nenhum desejo de obter vantagem própria. Além disso, é digno de nota o motivo pelo qual se diz que eles têm desejado misericórdia de Deus Embora eles não entrem na presença de Deus como criminosos, eles esperavam que seu pedido fosse graciosamente concedido e, portanto, a palavra “misericórdia” é usada. Sempre que voamos para Deus para ajudar a atender às nossas necessidades, nossos olhos e todos os nossos sentidos sempre devem estar voltados para os seus filhos, pois sua mais boa vontade o reconcilia conosco. Quando é dito, às. no final do versículo,eles não deveriam perecer com o restante dos sábios da Babilônia, alguns explicam isso, como se estivessem ansiosos pela vida dos magos, e desejassem arrebatá-los também da morte. Mas, embora desejassem que todas as pessoas estivessem em segurança, elas claramente se separam aqui dos magos e caldeus; a conduta deles era muito diferente. Agora segue –

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *