Estudo de Daniel 9:20 – Comentado e Explicado

Eu falava ainda, pedindo, confessando meu pecado e o de meu povo de Israel, depositando aos pés do Senhor, meu Deus, minha súplica pelo seu monte santo;
Daniel 9:20

Comentário de Albert Barnes

E enquanto eu falava … – No exato momento em que eu estava implorando.

Para a montanha sagrada do meu Deus – Veja as notas em Daniel 9:16 .

Comentário de Joseph Benson

Daniel 9: 20-21 . E enquanto eu falava e orava, etc. – Temos aqui a resposta que foi enviada imediatamente à oração de Daniel, e é muito notável; pois contém a predição mais ilustre de Cristo, e a graça do evangelho, existente em qualquer parte do Antigo Testamento. Daniel aqui observa e enfatiza bastante o momento em que essa resposta foi dada; Enquanto eu falava, diz ele, Daniel 9:20 , sim, enquanto eu falava em oração, Daniel 9:21 . Antes ele se ajoelhava e, embora houvesse mais, ele pretendia dizer se a resposta não era dada. Ele menciona as duas cabeças nas quais insistiu principalmente em oração, e que, talvez, ele tenha planejado ainda mais para ampliar. Primeiro, ele estava confessando o pecado, seu próprio pecado e o pecado do seu povo Israel. 2d, ele estava suplicando diante do Senhor seu Deus e apresentando petições a ele como intercessor de Israel. Agora, enquanto Daniel estava assim empregado, ele tinha uma subvenção concedida a ele pela misericórdia pela qual orava e teve uma descoberta comunicada de uma redenção muito maior e mais gloriosa, que Deus poderia elaborar para sua igreja nos últimos dias. Ele observa ainda que, como essa resposta lhe foi dada no exato momento em que ele a solicitava, e antes de concluir suas petições, já era hora da oblação da noite – O altar estava em ruínas e não havia oferta oferecida a ele; mas, ao que parece, os judeus piedosos, em seu cativeiro, pensavam diariamente nos momentos em que deveriam ser oferecidos, e naquelas horas se esforçavam para apresentar diante de Deus suas orações como incenso e o levantamento de suas mãos como uma manhã. ou sacrifício noturno, Salmos 141: 2 . A oblação da tarde era um tipo do grande sacrifício que Cristo deveria oferecer na tarde do mundo; e foi em virtude desse sacrifício que a oração de Daniel foi aceita, e essa gloriosa descoberta do amor redentor foi feita a ele: o Cordeiro abriu os selos de profecia na virtude de seu próprio sangue, Apocalipse 5: 5 .

Daniel nos informa aqui também por quem esta resposta foi enviada. Não foi comunicado a ele em um sonho ou por uma voz do céu; mas, para maior segurança e solenidade, um anjo foi enviado do céu para trazê-lo a ele. O homem Gabriel – Ou seja, o anjo Gabriel, aparecendo em forma humana, que eu tinha visto no começo – Ou antes, veja Daniel 8:16 ; sendo levado a voar rapidamente – Uma expressão usada para significar a pressa que ele fez para trazer a Daniel uma resposta à sua oração. Anjos são mensageiros alados, rápidos em seus movimentos, e não demoram um momento para executar as ordens que recebem. Mas, ao que parece, em alguns momentos eles são orientados a usar mais expedições e a despachar mais rapidamente do que em outros, como, ao que parece, era o caso de Gabriel agora; me tocou – Provavelmente para infundir força e coragem adicionais nele, para que ele possa ser perfeitamente lembrado, ter o uso e o exercício adequado de todas as suas faculdades nesta temporada importante e entender e reter ao mesmo tempo uma lembrança perfeita de toda a mensagem que o anjo foi comissionado para trazê-lo de Deus.

Comentário de John Calvin

Quanto à tradução, alguns a consideram como eu; outros dizem “voar rápido”, implicando fadiga e entusiasmo. Alguns derivam a palavra para “voar” de ??? , gnof, que significa voar, e juntam-se a ela com seu próprio particípio, que é o hebraico comum; outros pensam novamente que deriva de ??? , yegnef; significando fadiga e, em seguida, explique metaforicamente como voar às pressas. (108)

Aqui Daniel começa a mostrar-nos que suas orações não foram de forma alguma inúteis, nem ainda sem seus frutos, pois Gabriel foi enviado para elevar sua mente com confiança e aliviar sua dor por consolo. Em seguida, ele o apresenta como ministro da graça de Deus para toda a Igreja, para inspirar os fiéis com a esperança de um rápido retorno ao seu país e incentivá-los a suportar suas aflições até que Deus abra um caminho para seu retorno. . Em seguida, quanto a nós mesmos, não precisamos nos surpreender com a recusa de Deus às vezes em responder às nossas orações, porque aqueles que parecem orar muito melhor do que o resto mal possuem uma centésima parte do zelo e fervor necessário. Ao comparar nosso método de oração com essa veemência do Profeta, certamente estamos na verdade muito longe dele; e não é de forma alguma surpreendente, se, embora a diferença seja tão grande, o sucesso seja tão diferente. E, no entanto, podemos ter certeza de que nossas orações nunca serão em vão, se seguirmos o santo Profeta por um longo intervalo. Se a quantidade limitada de nossa fé impede que nossas orações imitem o zelo do Profeta, ainda assim Deus as ouvirá, desde que sejam fundamentadas na fé e na penitência. Daniel diz, portanto: Enquanto eu ainda estava falando, orando e confessando meus pecados e os pecados de meu povo Israel Antes de tudo, devemos observar como o Espírito Santo aqui ditou propositadamente ao Profeta, como a graça de Deus seria preparada e estendido a todos os miseráveis ??que voam para ele e imploram. O Profeta, portanto, mostra por que somos tão destituídos de ajuda, pois se a dor causa tanto gemido, ainda assim nunca olhamos para Deus, de quem sempre se deve buscar consolo em todos os males. Ele, portanto, nos exorta ao hábito de orar, dizendo que seus pedidos foram ouvidos. Ele não apresenta nenhum exemplo singular, mas, como eu já disse, ele geralmente afirma que as orações daqueles que buscam a Deus como libertador nunca serão vaidosas ou infrutíferas. Já mostrei como nossas súplicas nem sempre encontram a mesma atenção ou a mesma atenção, já que nosso torpor exige que Deus se diferencie na ajuda que ele fornece. Mas, dessa maneira, o Profeta nos ensina como aqueles que possuem verdadeira fé e arrependimento, por mais leves que sejam, nunca oferecerão suas orações a Deus em vão.

Em seguida, ele acrescenta o que é necessário para conciliar o favor de Deus, a saber, que os homens antecipem o julgamento de Deus condenando a si mesmos. Então ele afirma: confessou seu pecado e o de seu povo. Ele não fala aqui de um tipo de pecado, mas sob a palavra ??? , cheta, ele compreende todos os tipos de maldade; como se ele tivesse dito, quando eu estava me confessando imersa no pecado e afogada na iniqüidade, confessei o mesmo em nome do meu povo. Devemos notar também a frase, o pecado do meu povo Israel. Ele poderia ter omitido esse substantivo, mas desejou testemunhar diante de Deus que a Igreja é culpada e sem a menor esperança de absolvição, a menos que Deus, a quem eles merecidamente ofendessem, teve o prazer de reconciliá-los consigo mesmo. Mas a primeira cláusula é mais digna de nota, onde Daniel relata a confissão de seus próprios pecados diante de Deus. Sabemos o que Ezequiel diz, ou melhor, o Espírito falando através de sua boca. ( Ezequiel 14:14 .) Porque Deus nomeia os três personagens mais perfeitos que existiam no mundo e inclui Daniel entre eles, embora ele estivesse vivendo. Embora Daniel fosse um exemplo de justiça angélica e seja comemorado por uma honra tão notável, ainda assim, se ele estivesse diante de mim e me implorasse por esse estado, eu não o ouviria, mas o libertaria apenas em conta de sua própria justiça. Como, portanto, Deus exalta tanto o seu próprio profeta, e o eleva ao alto como se estivesse além de toda a poluição e vícios do mundo, onde encontraremos um homem na terra que possa se orgulhar de toda mancha e falha? Que os personagens mais perfeitos sejam trazidos diante de nós – que diferença entre eles e Daniel! Mas mesmo ele se confessa um pecador diante de Deus e renuncia totalmente à sua própria justiça, e testemunha abertamente de sua única esperança de salvação sendo colocada na mera misericórdia de Deus. Por isso, Agostinho com muita sabedoria cita frequentemente essa passagem contra os seguidores de Pelágio e Celestio. Estamos bem cientes de que pretensões ilusórias esses hereges obscureceram a graça de Deus, quando argumentaram que os filhos de Deus nem sempre deveriam permanecer na prisão, mas para alcançar a meta. A doutrina é, de fato, aceitável o suficiente, para que os filhos de Deus devam se libertar de todas as falhas, mas onde essa integridade é realmente encontrada? Agostinho, portanto, com a maior propriedade, sempre respondia àqueles insignificantes mostrando que ninguém jamais existia tão justamente neste mundo para não precisar da misericórdia de Deus. Pois, se houvesse esse caráter, certamente o Senhor, que sozinho é um juiz adequado, poderia tê-lo encontrado. Mas ele afirma que seu servo Daniel está entre os mais perfeitos, se apenas três forem tirados do começo do mundo. Mas, como Daniel se lança no rebanho dos pecadores, não por fingimento ou humildade fingidos, mas ao proferir a plenitude de sua mente diante de Deus, quem agora reivindicará para si mesmo maior santidade do que isso? Quando, portanto, confesso meus pecados diante da face de meu Deus. Aqui certamente não há ficção; daí resulta que aqueles que fingem essa perfeição imaginária são demônios em forma humana, como Castalio e outros cínicos, ou melhor, cães como ele.

Portanto, devemos nos apegar a esse princípio: nenhum homem, mesmo que semi-angélico, pode se aproximar de Deus, a menos que concilie seu favor pela confissão sincera e ingênua de seus pecados, como na realidade um criminoso diante de Deus. Essa é nossa justiça, pois, confessar-nos culpados, a fim de que Deus nos absolva gratuitamente. Também essas observações, respeitando os israelitas, também nos interessam, como observamos a partir da direção que Cristo nos deu para dizer: perdoa-nos nossas ofensas. ( Mateus 6:12 ; Lucas 11: 4. ) Para quem Cristo desejou usar essa petição? Certamente todos os seus discípulos. Se alguém pensa que não precisa dessa forma de oração e dessa confissão de pecados, deixe-o da escola de Cristo e entre em um rebanho de suínos.

Ele agora acrescenta: Sobre a montanha do santuário do meu Deus. Aqui, o Profeta sugere outra razão para ser ouvido, a saber, sua ansiedade pelo bem-estar e segurança comuns da Igreja. Pois sempre que alguém estuda seus próprios interesses particulares e é descuidado com a vantagem do próximo, é indigno de obter qualquer coisa diante de Deus. Se, portanto, desejamos que nossas orações sejam agradáveis ??a Deus e produzam frutos úteis, aprendamos a unir todo o corpo da Igreja conosco, e não apenas a considerar o que é conveniente para nós mesmos, mas o que tenderá a o bem-estar comum de todo o povo eleito. Enquanto, portanto, diz ele, eu ainda estava falando, e no meio de minha oração Parece que Daniel orou não apenas com suas afeições, mas rompeu em alguma expressão externa. É bem verdade que essa palavra é freqüentemente restrita à expressão mental; pois mesmo quando uma pessoa não usa a língua, pode-se dizer que ela fala quando só pensa mentalmente dentro de si mesma. Mas desde que Daniel disse: Quando eu ainda estava falando em minha oração, ele parece ter quebrado em alguma expressão verbal; pois, embora os santos não pretendam pronunciar nada oralmente, ainda assim o zelo se apodera deles, e as palavras às vezes escapam deles. Há outra razão também para isso: somos naturalmente lentos e, em seguida, a língua ajuda os pensamentos. Por essas razões, Daniel foi capacitado não apenas para conceber suas orações em silêncio e mentalmente, mas para pronunciá-las verbalmente e oralmente.

Em seguida, ele acrescenta que Gabriel veio; mas não posso concluir meus comentários sobre essa ocorrência hoje.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *