Estudo de Ezequiel 10:4 – Comentado e Explicado

A glória do Senhor elevou-se acima dos querubins até a soleira do templo, e enquanto o esplendor da glória do Senhor enchia o átrio, a nuvem invadia o templo.
Ezequiel 10:4

Comentário de Albert Barnes

Uma repetição de Ezequiel 9: 3 . Agora a glória do Senhor havia subido do querubim para o limiar da casa. Ezequiel 10: 4-6 descreve o que ocorreu antes do “homem entrar” Ezequiel 10: 3 .

Comentário de Thomas Coke

Ezequiel 10: 4 . Então a glória Pois a glória do Senhor havia subido.

Comentário de Joseph Benson

Ezequiel 10: 4-7 . Então a glória do Senhor subiu do querubim – sinal de sua partida do templo. As palavras podem ser melhor traduzidas, pois a glória do Senhor havia subido, etc. Pois o profeta repete aqui o que ele havia relatado antes, Ezequiel 9: 3 . E a casa estava cheia de nuvens – O relato aqui apresentado deve impressionar todos os leitores quanto à sua semelhança com a descrição da Shechinah nos livros de Moisés e no primeiro livro de Reis. Uma nuvem brilhante foi o sinal da presença de Deus, que primeiro encheu o tabernáculo, Êxodo 40:35 (depois o templo, 1 Reis 8:10 ), onde se fixou no propiciatório, Levítico 16: 2 . De onde se diz que Deus, tantas vezes nas Escrituras, habita entre os querubins. Essa glória agora foi removida do lugar onde costumava aparecer no santuário interno e desceu em direção à varanda do templo, e permaneceu, ou se fixou, parcialmente no templo e parcialmente na quadra ao lado: veja nota em Ezequiel 9: 3 . A glória permaneceu, mostrando a relutância de Deus em deixar seu povo, e dando-lhes tempo para retornar a ele, e se colocou onde podia ser visto, tanto pelos sacerdotes como pelo povo, que ambos podiam ser levados ao arrependimento. E o som das asas dos querubins, como a voz do Todo-Poderoso – Como o som do trovão alto. Os querubins, na visão do profeta, parecem ter se mudado para atender a Shechiná, que agora assumira sua posição no limiar da casa. Ele foi e ficou ao lado, mais ou menos, entre as rodas.

Comentário de Adam Clarke

A glória do Senhor subiu – Isto é repetido em Ezequiel 9: 3 .

A casa estava cheia de nuvens – é um fato semelhante ao que ocorria com frequência no tabernáculo no deserto e na dedicação do templo por Salomão. O que é mencionado aqui foi a divina shechinah, a representação simbólica da majestade de Deus.

Comentário de John Calvin

Neste versículo, o Profeta confirma o que ele tocou ultimamente, a saber, que o templo estava cheio de escuridão, porque Deus havia transferido sua glória. Ele diz então que o brilho da glória de Deus apareceu acima do limiar. Mas a glória de Deus residia no santuário e na própria arca da aliança; mas agora, quando avança para o limiar, é como se ele devesse extinguir o esplendor de sua glória com o qual o templo foi adornado e transferi-lo para outro lugar. Mas ele diz que a glória de Jeová foi elevada de seu lugar: estas palavras significam mudança de lugar: diz-se que Deus em toda parte habita entre os querubins, e ele queria ser chamado para lá; mas agora se diz que sua glória foi removida em outro lugar. Portanto, parece, portanto, que o templo foi privado da presença de Deus e, em certo sentido, foi despido de seus móveis; pois sem Deus o que restou? Daí a escuridão que foi mencionada anteriormente e é novamente repetida. A glória de Jeová foi então retirada: de onde? de seu próprio lugar e estação, onde residia entre os querubins e chegava ao limiar do templo: então ele diz que tudo mudou. Pois o templo no qual a glória de Deus anteriormente brilhava ficou cheio de trevas; mas o limiar da casa, que era profano, estava cheio de esplendor: não que Deus habitasse no limiar, pois essa visão tem outro significado, a saber, que Deus, depois de deixar seu templo, apareceu sem ele; pois, no limiar, ele significa um lugar conspícuo para todos. Agora, portanto, entendemos o desígnio do Espírito Santo quando ele diz que a glória de Jeová foi elevada daquele lugar, que ele escolhera como residência entre os querubins, e era notável acima do limiar: de onde aconteceu o templo a escuridão de Deus era visível na própria corte. Segue-se –

Comentário de E.W. Bullinger

a glória , etc. Veja nota em Ezequiel 1:28 .

o Senhor. Hebraico. Jeová. App-4.

preenchido, ele. Como em 1 Reis 8:10 ,

Comentário de John Wesley

Então a glória do SENHOR subiu do querubim e se pôs sobre o limiar da casa; e a casa ficou cheia de nuvens, e o pátio estava cheio do brilho da glória do SENHOR.

A glória – O sinal visível da presença do Deus da glória.

Subiu – Como sinal de sua partida do templo.

E levantouse – demonstrando sua falta de vontade de partir e dando-lhes tempo para retornar a ele, ele fica onde pode ser visto, tanto por padres quanto por pessoas, que ambos podem ser levados ao arrependimento.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *