Estudo de Ezequiel 13:9 – Comentado e Explicado

Estenderei minha mão contra esses profetas de visões ineptas e de oráculos enganadores. Não farão mais parte do conselho do meu povo, não serão inscritos no número da casa de Israel e não regressarão à terra de Israel. E saberão assim que sou eu o Senhor Javé.
Ezequiel 13:9

Comentário de Albert Barnes

Assembléia – Aqui “a congregação do povo”. Esses falsos profetas deveriam ser arrancados da “escrita” ou dos rolos em que os nomes de todos os israelitas estavam registrados (compare Salmos 87: 6 ; Êxodo 32:32 ); e, portanto, quando a restauração Ezequiel 11:17 ocorrer, esses homens não terão parte nela.

Comentário de Thomas Coke

Ezequiel 13: 9 . Não estarão na assembléia, etc. – Não estarão no segredo do meu povo; o que é explicado pelas seguintes palavras: Nem eles entrarão na terra de Israel. O segredo de Deus era seu propósito de trazer de volta os exilados de Israel para sua própria terra.

Comentário de Adam Clarke

Eles não devem estar na assembléia do meu povo – Eles não devem ser membros de renome da minha Igreja. Eles não serão contados na genealogia dos verdadeiros israelitas que retornam do cativeiro; e eles nunca terão posse na terra; eles devem ser exhereditados e expatriados. Todos eles perecerão no cerco, pela espada, pela fome e pela peste.

Comentário de John Calvin

Além disso, ele depois aponta a punição; minha mão , diz ele, estará contra os profetas . Pois, embora Deus ameace se tornar um adversário aos réprobos, ainda assim isso não é suficiente para aterrorizá-los, eles são tão estúpidos. Mas é necessário usar outro estímulo, a saber, que Deus mostre seu poder. Esta é a razão pela qual ele agora acrescenta que sua mão deve estar contra os falsos profetas . Às vezes, a mão é levada para um golpe: mas porque Deus vê a torpida ímpia no meio de seus pecados, ele diz que não seria apenas o inimigo deles e um vingador de sua glória, mas traz a própria mão para o meio. Segue-se que eles não estarão no conselho do meu povo . Alguns explicam o substantivo od?? , sod , mais sutileza do que precisam para a experiência de Deus que é oferecida aos eleitos para sua salvação. Mas essa explicação é forçada, pois eles são enganados ao pensar que o significado do Profeta é diferente na segunda cláusula, onde ele acrescenta, eles não devem ser escritos na lista da casa de Israel: ele repete a mesma coisa em palavras diferentes: em primeiro lugar, ele havia dito que eles não deveriam estar em segredo do povo: pois ??? , sod , significa um segredo, mas é consultado; eles não devem estar na assembléia do povo ; depois ele acrescenta , não estarão no catálogo da casa de Israel . Ele menciona um catálogo, porque juízes e outros eleitos para qualquer cargo foram escritos em uma lista. Vemos, portanto, o que o Profeta pretende – pois sou obrigado a interromper aqui – a saber, que aqueles impostores que desejavam desfrutar do título profético estavam completamente sem a Igreja, pois Deus os havia rejeitado.

Comentário de E.W. Bullinger

assembléia = conselho secreto.

escrita = registro.

terra = solo. Hebraico. “admath. Ver nota em Ezequiel 11:17 .

sabereis, etc. Essa fórmula ocorre apenas aqui, Ezequiel 23:49 ; e Ezequiel 24:24 (não é o mesmo que Ezequiel 13:14 ; Ezequiel 6: 7 , etc.)

Comentário de John Wesley

E a minha mão estará sobre os profetas que vêem vaidade e essa mentira divina: eles não estarão na assembléia do meu povo, nem serão escritos nos escritos da casa de Israel, nem entrarão na terra de Israel; e sabereis que eu sou o Senhor DEUS.

Minha mão – Meu poder os golpeia.

Na assembléia – Não tem assento entre os governantes, nem voz entre os conselheiros.

Escrito – Não registrado entre aqueles que retornam, Esdras 2: 1,2 .

Entre – Eles nunca entrarão na terra de Israel. Eles não serão escritos no livro da vida eterna, que está escrito para os justos da casa de Israel, diz o parafrast da Caldéia.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *