Estudo de Ezequiel 14:6 – Comentado e Explicado

Por isso diz à casa de Israel: eis o que diz o Senhor Javé: retornai! Renunciai a vossos ídolos, deixai de vez todas as vossas práticas abomináveis.
Ezequiel 14:6

Comentário de Joseph Benson

Ezequiel 14: 6-8 . Portanto, diga: Arrependa-se – Lamente verdadeiramente seus pecados passados ??e dê prova de sua tristeza ao abandoná-los, etc. e se desvie dos seus ídolos – Separe deles, para que eles não possam finalmente e eternamente separar você de Deus. E desvie seus rostos – Seu coração e caminhos; de todas as suas abominações – Não apenas de todas as suas idolatrias, mas de todas as práticas pecaminosas. Desvie o rosto deles, abomine a própria visão deles; não apenas os abandone, mas faça-o com ódio e detestação. Para cada um da casa de Israel – todo judeu da descendência de Abraão, a quem esse aviso primeiro e principalmente se refere; ou do estrangeiro que peregrina, etc. – Todo prosélito: ou a expressão pode incluir os estrangeiros que viviam na Judéia, denominados, no quarto mandamento, o estrangeiro dentro de seus portões. Para eles, embora não fossem circuncidados nem sujeitos às leis cerimoniais, ainda estavam sob a obrigação de abster-se da idolatria ou de adorar a Deus senão a Jeová. Que se separa de mim – Que me deixa para adorar ídolos. Deus os considerava se separando dele, não apenas se eles parassem de adorá-lo, mas também se eles adoravam como deuses quaisquer outros seres, reais ou imaginários, junto com ele. Pois ele, sendo o único Deus verdadeiro, não podia, é claro, admitir que qualquer outro fosse adorado junto com ele, pois nenhum outro ser tinha a menor pretensão de ser adorado como Deus. Eu, o Senhor, responderei a ele sozinho – eu, que sou Jeová, o único Criador, Preservador e Senhor de todas as coisas, responderei a ele de acordo com meu próprio poder inerente, não por palavras, mas executando meus julgamentos sobre ele. E ele descobrirá pela resposta que não foi o profeta, mas Deus que respondeu, tão terrível, perspicaz e surpreendente será a minha resposta. E eu vou colocar meu rosto contra aquele homem –

Eu farei uma marca para minha indignação; e fará dele um sinal e um provérbio – Um sinal e exemplo notável da minha vingança; e vai cortá-lo, & c. – Por morte súbita, atendida com circunstâncias extraordinárias.

Comentário de E.W. Bullinger

transformem-se = transformem-se.

Comentário de John Calvin

Agora Deus mostra por que ele havia ameaçado os falsos profetas e todo o povo tão severamente, a saber, que eles deveriam se arrepender; pois o objetivo do rigor de Deus é que, quando aterrorizados por seus julgamentos, devemos voltar ao caminho. Agora, portanto, ele os exorta ao arrependimento. Portanto, reunimos a lição útil de que, sempre que Deus nos inspira com medo, ele não tem outra intenção senão nos humilhar e, assim, prover nossa salvação, quando ele nos reprova e nos ameaça tão fortemente por seus profetas, e na verdade é verbalmente. zangado conosco, para que ele possa realmente nos poupar. Mas a exortação é curta, para que se convertam e se desviem dos seus ídolos, e desviem o rosto de todas as suas abominações . Quando ele usa a palavra ????? , heshibev , na segunda cláusula, alguns entendem “esposas”; mas isso é frígido: outros pensam que o verbo é transitivo, mas impessoal, assim se faz voltar: isso também é duro. (40) Não tenho dúvida de que o Profeta aqui exorta os israelitas a que cada um deseje se reconciliar com Deus, e ao mesmo tempo trazer outros com ele. Como muitos eram mutuamente os autores dos males um para o outro, ele agora ordena que façam o máximo para trazer de volta outros com eles: e certamente essa é uma verdadeira prova de nosso arrependimento, quando não somos apenas convertidos a Deus um por um, mas quando estendemos a mão para nossos irmãos e os lembramos do erro; especialmente se eles se afastaram por nossa culpa, devemos cuidar para compensar a lesão com pelo menos igual diligência. O sentido, portanto, do Profeta é, primeiro, que os israelitas devem se arrepender; depois, que alguém ajude o outro ao arrependimento, ou que eles se unam mutuamente na busca da piedade, assim como cada um deles foi corrompido anteriormente por seu companheiro e irmão. Este parece ser o significado completo. Além disso, essa série deve ser observada: porque muitos demonstram zelo em agarrar os outros e esticar a mão para libertá-los do erro; mas eles mesmos nunca pensam em se arrepender. Mas o Espírito Santo aqui nos mostra o verdadeiro método de proceder, quando ele nos ordena a se arrepender, e depois estende nossos desejos a nossos irmãos que precisam de nossas exortações. Por fim, acrescenta, retire o rosto ou afaste-se de todas as suas abominações . Uma parte é colocada aqui pelo Profeta para o todo, uma vez que desviar o rosto significa o mesmo que retirar todos os sentidos. Visto que, portanto, tinham sido quase afixados às suas próprias abominações às quais lançavam os olhos e estavam completamente concentrados neles, ele ordena que desviem o rosto, para lhes despedir. Segue-se –

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *