Estudo de Ezequiel 2:3 – Comentado e Explicado

Filho do homem, dizia-me, envio-te aos israelitas, a essa nação de rebeldes, revoltada contra mim, a qual, do mesmo modo que seus pais, vem pecando contra mim até este dia.
Ezequiel 2:3

Comentário de Albert Barnes

Nação – literalmente, como na margem – a palavra que geralmente distingue o pagão do povo de Deus. Aqui expressa que Israel é rejeitado por Deus; e o plural é usado para denotar que os filhos de Israel não são nem “uma nação”, mas dispersos e desunidos.

Traduzir: “Eu te envio aos filhos de Israel, a nação rebelde que se rebelou contra mim (eles e seus pais transgrediram contra mim até hoje), e os filhos impudentes e de coração duro: eu te envio para eles. ”

Comentário de Joseph Benson

Ezequiel 2: 3-5 . Eu te envio aos filhos de Israel – por muitas eras Deus havia enviado a eles seus servos os profetas, mas com pouco objetivo: eles agora eram enviados ao cativeiro por abusar dos mensageiros de Deus; e mesmo assim, lá Deus se levanta e envia um profeta entre eles, para tentar se seus ouvidos estavam abertos para receber instruções, agora eles estavam presos nos cordões da aflição. Para uma nação rebelde – hebraica, ???? , nações, a comissão do profeta se estende aos israelitas dispersos, bem como aos judeus em cativeiro, como também aos judeus ainda na Judéia, a quem a maioria de suas previsões e reprovações se relacionam e a quem seus escritos atingiria, na ordem da Divina Providência. Eles e seus pais transgrediram contra mim – De era em era eles se rebelaram contra ele e agora estavam mais inclinados a fazê-lo do que nunca. São crianças insolentes e de coração duro – O hebraico, ???? ???? ????? ?? , pode ser mais significativamente representado. São crianças insolentes em seu semblante e endurecidas em seus corações. “Eles estão tão endurecidos em sua maldade que deixaram de lado toda vergonha e até a demonstração externa de modéstia.” E se eles vão ouvir, & c. – Quer eles considerem o que é dito por você ou não, saberão que houve um profeta, etc. – Os que obedecerem conhecerão pelo bem que eu os farei; os que não quiserem, pelo mal que eu trarei sobre eles. Para que o evento, respondendo às tuas previsões, torne a tua autoridade inquestionável e indesculpável por não dar ouvidos aos avisos que lhes fizeste.

Comentário de Adam Clarke

Filho do homem – Este apelante, tantas vezes mencionado neste livro, parece ter sido dado primeiro a esse profeta; depois para Daniel; e depois disso para o homem Cristo Jesus. Talvez tenha sido dado aos dois primeiros lembrá-los de sua fragilidade e que eles não devam ser exaltados em suas próprias mentes pelas revelações extraordinárias concedidas a eles; e que eles deveriam sentir-se da mesma natureza com aqueles a quem foram enviados; e, a partir do princípio comum da humanidade, interessam-se profundamente pelo bem-estar de seus infelizes compatriotas. Para o último, poderia ter sido apropriado meramente mostrar que, embora todas as suas ações demonstrassem que ele era Deus, ele também era realmente homem; e que no homem Cristo Jesus habitava toda a plenitude da divindade corporalmente. Quando os atos de Cristo são considerados, é mais fácil acreditar em sua divindade eterna do que estar convencido de que a pessoa que ouvimos falar e vemos trabalhar também é um homem como nós.

Eu te envio aos filhos de Israel – àqueles que agora estavam em cativeiro, principalmente na Caldéia; e para os judeus em geral, tanto longe quanto perto.

Comentário de John Calvin

O Profeta agora explica com mais clareza o objeto da visão que ele mencionou anteriormente, a saber, que, estando armado com autoridade, ele poderia desempenhar mais livremente o cargo de Profeta entre os israelitas. Pois sabemos que Deus reivindica essa honra somente a si mesmo, que ele deve ser cabeça em sua Igreja, e merecidamente, pois não é chamado em vão nosso legislador ( Isaías 33:22 ; Tiago 4:12 ) e nossa sabedoria. consiste em nada além de atender às suas instruções. Visto que, portanto, somente Deus deve ser ouvido, todo mortal, seja lá o que ele professar, deve ser rejeitado, a menos que ele venha em nome de Deus e possa provar seu chamado, e realmente convencer os homens de que ele não fala, exceto por Deus. comando. Portanto, para que Ezequiel não trabalhe em vão, ele deve provar-se divinamente inspirado, e isso foi feito pela visão. Agora ele explica mais claramente esse objeto da visão. Aqui pode ser observado que os números são ilusórios sem uma explicação. Se a visão tivesse sido oferecida apenas aos olhos do Profeta, e nenhuma voz de Deus tivesse seguido, qual teria sido a vantagem? Mas quando Deus confirmou a visão por sua palavra, o Profeta foi autorizado a dizer com vantagem: Eu vi a glória de Deus. E isso também pode ser transferido para sacramentos, porque, se apenas sinais forem apresentados aos nossos olhos, serão, por assim dizer, imagens mortas. A palavra de Deus, então, lança vida nos sacramentos, como já foi dito sobre visões.

Já que Ezequiel costuma usar essa forma de falar, dizendo que ele era chamado Filho do homem, não duvido que Deus desejasse impedir que o povo o desprezasse como um rebanho comum. Pois ele fora arrastado para o exílio não sem ignomínia: desde então, diferia da generalidade em nenhuma aparência exterior, sua doutrina poderia ser desprezada e rejeitada. Deus, portanto, o toma e, por concessão, o chama de Filho do homem. Então, por outro lado, ele significa que o ensino não deve ser estimado pela aparência externa, mas pelo seu chamado. É bem verdade que sua língua era então mais prolixa, e vemos como nosso Profeta difere do resto. Pois sua língua tem evidentemente um tom estrangeiro, uma vez que aqueles que estão no exílio naturalmente contraem muitas falhas de linguagem, e o Profeta nunca se preocupou com elegância e polimento, mas, como ele estava acostumado com a linguagem caseira, ele se manifestou. Mas não tenho dúvida de que Deus desejou propositadamente selecionar um homem dentre a multidão desprezível na aparência exterior e depois elevá-lo acima de todos os mortais, dignificando-o com o dom de profecia.

Agora devemos ver como Deus o prepara para o cumprimento de seus deveres. Eu te envio, diz ele, aos filhos de Israel, uma raça rebelde, isto é, desobediente e revoltante. Dessa maneira, o Profeta conseguiu escapar assim que viu o dever odioso ‘atribuído a ele, apenas por sua dificuldade o assustaria. Mas um julgamento duplo é adicionado quando ele se vê envolvido em uma disputa com inúmeros inimigos. Ele desafiou, por assim dizer, a entrar em conflito com todos os israelitas de seus dias, e esse foi um julgamento muito grave. Mas outro julgamento foi, não apenas o fato de ele se perceber batendo no ar, – para usar um provérbio comum, refutar ele deve ter sentido uma profanação da doutrina celestial dirigi-la a homens ímpios, e isso apenas com o objetivo de exasperá-los. Ainda mais. Vemos, então, que o Profeta não teve nenhum incentivo de gratificação terrena para exortá-lo a cumprir seu dever. Se Deus desejava usar seu arbítrio, ele deveria dar-lhe alguma esperança de sucesso, ou, pelo menos, ele deveria deixar suficientemente incerto para instá-lo a fazer todos os esforços. Mas quando, em um primeiro momento, ocorre essa dificuldade, que ele precisa lidar com uma geração perversa e teimosa – a seguir, que é atraído para uma disputa odiosa -, terceiro, que é aconselhado a lançar o que é sagrado diante dos cães e as pérolas antes suínos, e assim, por assim dizer, prostituir a palavra de Deus, certamente sua mente deve se desesperar cem vezes quando ponderou essas coisas dentro de si. Portanto, o plano de Deus era armá-lo com uma constância inconquistável, para que ele pudesse avançar no curso de seu chamado.

Devemos ter em mente, então, este princípio: quando Deus deseja instigá-lo à obediência, ele nem sempre promete um resultado feliz de nosso trabalho: mas às vezes ele põe à prova nossa obediência, que deseja que sejamos contente com sua ordem, mesmo que nosso trabalho deva ser considerado ridículo diante dos homens. Às vezes, de fato, ele se entrega à nossa enfermidade, e quando ordena que cumpramos qualquer dever, ele ao mesmo tempo testemunha que nosso trabalho não será em vão e nossa indústria sem sua recompensa: então, de fato, Deus nos poupa. Mas ele às vezes prova seu povo como eu disse, desde que seja qual for o resultado de seu trabalho, é suficiente que eles obedeçam a seu comando. E de

passagem que coletamos prontamente que nosso Profeta estava assim desanimado. E lemos o mesmo de Isaías; pois quando ele é enviado por Deus, ele não apenas diz que precisa falar com o surdo, mas o que Deus lhe propõe ainda é mais difícil. Vai, diz ele, cega os olhos deste povo, os ouvidos embotados e o coração obstinado. ( Isaías 6: 9. ) Isaías não apenas vê que ele seria exposto ao ridículo e, portanto, perde o fruto de seu trabalho, mas vê que seu endereço tem apenas uma tendência e que a cegueira dos judeus: não , até sua destruição tríplice – embora apenas uma destruição seja suficiente; mas, como eu já disse, às vezes Deus deseja que seus servos concordem com seu governo, que trabalhem mesmo sem nenhuma esperança de fruto: e isso deve ser diligentemente marcado . Pois quantas vezes somos chamados por Deus antes de nos aplicarmos ao nosso trabalho, esses pensamentos vêm à mente: “Qual será o resultado disso?” e “O que devo obter com meu trabalho?” E, então, quando o evento não acontece de acordo com nosso desejo, desanimamos em nossas mentes: mas isso está arrancando de Deus uma parte de seu governo. Pois, embora nosso trabalho deva ser em vão, ainda é suficientemente agradável para o próprio Deus; portanto, aprendamos a deixar o evento nas mãos de Deus quando ele ordena algo sobre nós; e embora o mundo inteiro deva nos ridicularizar, e o próprio desespero nos torne inativos, ainda assim devemos nos animar e nos esforçar ao máximo, porque deve nos bastar que nossa obediência seja agradável a Deus.

Por essa razão, Paulo diz ( 2 Coríntios 2:15 ) que o evangelho, embora seja um sabor da morte para a morte, ainda é um sabor agradável para Deus. Quando se diz que o evangelho traz a morte, nosso julgamento pode nos sugerir imediatamente que nada é melhor do que deixá-lo. Portanto, Paulo nos conhece e diz que não devemos julgar o evangelho por seu sucesso. Embora, portanto, os homens não apenas permaneçam surdos, mas até se tornem piores e se precipitem furiosamente contra Deus, mas o evangelho sempre retém seu doce sabor diante de Deus. A doutrina do Profeta é a mesma. Agora, se alguém objeta que Deus age cruelmente enquanto cega os homens de maneira tão proposital, que aqueles que já estão suficientemente perdidos perecem duas ou três vezes, a resposta está à mão – Deus oferece sua palavra indiscriminadamente aos bons e aos maus, mas funciona pelo seu Espírito nos eleitos, como eu já disse; e quanto aos réprobos, a doutrina é útil, pois os torna sem desculpa. Em seguida, para que a obstinação deles possa ser quebrada – pois, como eles se recusam a ceder voluntariamente a Deus, é necessário que se rendam quando conquistados – quando, portanto, Deus vê os réprobos assim derrotados, ele os golpeia com o martelo de sua mão. palavra. Por fim, ele tira toda desculpa da ignorância, porque sendo condenados por sua própria consciência, quer eles o façam ou não, eles se tornam seus próprios juízes, e sua boca é parada. Embora eles não cessem sua rebelião contra Deus, eles estão sujeitos ao seu julgamento. Embora, portanto, isso possa parecer absurdo, que Deus envie seus profetas para tornar o povo cego, ainda assim devemos nos submeter reverentemente a seus conselhos, mesmo que a causa seja desconhecida por um tempo. Mas, como eu disse, entendemos, até certo ponto, por que Deus luta com homens rebeldes e obstinados.

Agora, portanto, uma vez que desde o início Ezequiel foi informado do resultado, dificilmente é duvidoso que Deus desejasse prepará-lo para descer ao cumprimento de seu dever sem ceder a quaisquer obstáculos. Para alguns que parecem estar suficientemente prontos para obedecer, mas quando ocorrem dificuldades e obstáculos, desistem no meio do curso e muitos recuam completamente; e alguns vemos que renunciaram à sua vocação, porque haviam concebido grandes e excessivas esperanças de sucesso, mas quando o evento não responde às suas expectativas, eles se acham dispensados ??do dever e até murmuram contra Deus e rejeitam o fardo, ou rejeitam o fardo, ou prefere se livrar do que lhes foi imposto. Porque, então, muitos se afastam do curso que haviam empreendido, porque não experimentavam o sucesso que haviam imaginado ou presumiram em suas mentes; portanto, antes de Ezequiel começar a falar, Deus coloca diante dele provações desse tipo e informa ele que ele teria que lidar com um povo rebelde.

Ele diz que os filhos de Israel são uma nação revoltante; pois ???, merecido, significa se rebelar ou resistir, e o substantivo “rebelde” é adequado o suficiente. Portanto, eu te envio para as nações rebeldes, porque diretamente depois segue a palavra ???? , merdo, que significa que se rebelaram contra mim. Sabemos que entre os judeus isso é uma palavra de reprovação; pois eles costumam nos chamar de ???? , goim de “gentios”, como se nos chamassem de “profanos”, “rejeitados” e completamente alienados de Deus. Por fim, esta palavra goim significa com eles “poluição” e “abominação; Somos para os judeus como excremento e a escória do mundo, porque somos bons. E não há dúvida de que esse orgulho encheu a mente do povo nos dias do Profeta; Deus, portanto, os chama de nações incrédulas. Confesso, de fato, que isso às vezes é usado em um bom senso; mas porque as Escrituras costumam chamar os estrangeiros de goim, que não são participantes da aliança de Deus, tornou-se uma marca de desgraça e censura entre os judeus. Dificilmente é duvidoso, então, que Deus desejasse abolir o título honorável que ele lhes havia atribuído; pois era uma nação santa e um reino sacerdotal. Quando, portanto, Deus os chama de goim, é como se ele dissesse que eles foram afastados de toda a dignidade em que se destacavam anteriormente e não diferiam em nada das nações profanas e repreendidas, como temos um descrição semelhante em Oséias. Lá, o Profeta recebe ordem de levar uma prostituta para a esposa. ( Oséias 1: 0. ) Ele diz que gerou um filho e uma filha, e que, ele chamou o filho ????? , lo-ammi, ou seja, “não povo de Deus”. Então ele chamou a filha de “não amada”. Por essa visão, o Profeta mostra que os judeus foram rejeitados, para que Deus não os pense mais como filhos, mas os repele como estrangeiros. Assim também neste local é denotada rejeição, quando o Profeta, como a boca de Deus, os chama de gentios. O número plural é usado, para que ele possa expressar melhor a deserção que oprimiu todo o povo. Se apenas alguns eram assim, o Profeta ainda pode se sentir encorajado. Mas Deus aqui pronunciou a sentença mais severa, porque todo o povo, tomado em geral e separadamente, foi rebelde; e esta é a razão pela qual o número plural é usado.

É então perguntado se restava um único indivíduo que adotaria a doutrina do Profeta? A resposta é fácil. O discurso não se refere a indivíduos, mas a todo o povo; pois os profetas costumam usar linguagem semelhante, como quando chamam os israelitas de degenerados e espúrios, então filhos de Sodoma e Gomorra e filhos de Canaã: eles invocam promiscuamente contra a multidão; pois eles tinham de fato alguns discípulos que não podiam ser classificados nessa ordem. ( Isaías 1:10 ; Isaías 8:16 ; Isaías 57: 3 ; Ezequiel 16: 3. ) Mas devemos guardar o que diz Isaías 8: 0 . – “Preste meu testemunho aos meus discípulos.” Lá, o Profeta é ordenado de cima para dirigir-se aos fiéis, dos quais um pequeno número permaneceu, e para dirigi-los como se a carta estivesse dobrada e selada. Mas ele difunde esse discurso para todo o povo . Assim também, quando Deus declara que os filhos de Israel são nações rebeldes, ele olha para o corpo do povo; ao mesmo tempo, não há dúvida de que Deus sempre preservou uma semente para servi-lo, embora oculto ao homem. Daniel estava então no exílio com seus colegas, e ele certamente não era um rebelde contra Deus; mas como eu já disse, já foi adiantado o suficiente para mostrar que todo o povo era ímpio. Deus diz que ele já havia tentado o que era o povo – eles se rebelaram, ele diz, contra mim; com que palavras ele significa que não estava fazendo um experimento como se antes fossem desconhecidos. Ele diz que já havia descoberto a perversidade deles em muitas provações; e, no entanto, ele diz que envia a eles, porque desejava, como eu já disse, tornar a ignorância deles perfeitamente inescrupulável, e depois desejou acabar com a contumação deles , que de outra forma seria indomável.

Ele diz que eles e seus pais se comportaram traiçoeiramente contra mim até hoje. Ele não extenua o crime deles quando diz que imitaram o exemplo de seus pais, mas ele aumenta a impiedade deles quando diz que não eram. os iniciantes, mas nasceram de pais ímpios, como se ele dissesse, segundo o provérbio vulgar, “um pedaço do antigo quarteirão”. (59) Portanto, parece que não há pretexto para o erro quando usamos os pais como os papistas, que os opõem como um escudo para Deus; pois, embora tenham pais na língua, consideram isso uma defesa suficiente para toda impiedade. Mas vemos que Deus não apenas considera isso como nada, mas que o crime dos filhos é exagerado quando eles alegam o mau exemplo de seus pais como causa de sua própria obstinação. Agora, o Profeta não apenas deseja mostrar que isso é uma desculpa frívola, se os judeus objetam que eles moldaram sua vida imitando seus pais, mas, como vemos, isso os mostra duplamente condenados, porque não desistiram de provocando Deus no começo e, assim, por uma sucessão contínua, a impiedade e o desprezo dos ensinamentos celestes prevaleceram por todas as eras, até as deles. Além disso, esta passagem nos adverte contra abusar do sofrimento de Deus; pois quando ele enviou seu Profeta, vemos o objetivo de fazê-lo – o povo estava agora à beira da destruição total, mas Deus desejava mergulhá-los mais profundamente no abismo mais baixo. Vamos tomar cuidado para que um castigo semelhante não seja nosso, se permanecermos obstinados. Quando, portanto, Deus envia alguns profetas a um povo, e outros a outro :, deve recordar-nos a penitência e nos advertir, para que a palavra que é peculiarmente destinada à salvação dos homens seja para nós um sabor de morte em morte, como foi para o povo antigo. Segue-se –

Comentário de E.W. Bullinger

Eu envio = estou enviando.

filhos filhos.

rebelde. rebelde = revoltante (contra a autoridade legal), contumacious. Hebraico. Marad. Não é a mesma palavra que nos versículos: Ezequiel 2: 5 , Ezequiel 2: 6 , Ezequiel 2: 7 , Ezequiel 5: 8 . Ocorre novamente em Ezequiel 17:15 ; Ezequiel 20:38 .

nação = nações (plural de Majestade) – a nação inteira, Israel e Judá. Por isso, a grande nação rebelde como os pagãos.

transgredido = revoltado. Hebraico. paxá “. App-44.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *