Estudo de Ezequiel 20:3 – Comentado e Explicado

filho do homem, dirige-te como se segue aos anciãos de Israel: eis o que diz o Senhor Javé: viestes para me consultar. Por minha vida! Eu não me deixarei consultar por vós – oráculo do Senhor Javé.
Ezequiel 20:3

Comentário de Adam Clarke

Não serei perguntado por você – não vou ouvi-lo. Não terei nada a ver com você.

Comentário de E.W. Bullinger

Filho do homem. Veja a nota em Ezequiel 2: 1 .

até = com. Alguns códigos, com uma edição impressa inicial, aramaico, Septuaginta e Vulgata, lêem “até”.

os anciãos de Israel . No cativeiro; que estavam sendo enganados por falsos profetas que previram um rápido retorno.

diz o Senhor DEUS = [é] o oráculo de Adonai Jeová. Ver nota em Ezequiel 2: 4 .

Comentário de John Calvin

Aqui o Profeta recebe a ordem de culpar os anciãos, embora eles fingissem piedade rara em indagá-lo: Deus diz que eles não vieram com a disposição correta. Muitos traduzem de outra forma – se eu for encontrado, ou tratado por você, ou se eu responder: assim eles tomam a palavra ??? , deresh , em duplo sentido: na primeira cláusula, para procurar ou interrogar; mas quando é acrescentado, como vivo, etc., eles não aceitam a palavra como “a ser procurado” ou “interrogado”, mas por “responder” ou “ser solicitado”. Mas isso parece absurdo e em Ezequiel 14: 3 , uma frase não muito diferente disso foi explicada; e, portanto, podemos concluir que Deus investe contra a hipocrisia do povo do que o rejeita e se recusa a responder. Lá, o Profeta disse que os anciãos vieram consultá-lo, como se tivessem sido seus melhores discípulos; mas, como Ezequiel pode ser enganado por essa imagem enganosa, Deus o encontra e diz: Você acha que eles vêm me perguntar? Eles estão fixos em seus ídolos; porque o coração deles é para com eles, e eles erguem os olhos para suas próprias abominações: como eu vivo, se me procuram, diz ele; isto é, é fácil convencê-los de má fé, quando eles vêm suplicantemente para inquirir de você. Pois, se me procurassem verdadeira e sinceramente, renunciavam a seus ídolos e não participavam mais de suas abominações; mas eles não se arrependem, mas permanecem obstinados em sua maldade. É certo, portanto, que eles não são de forma alguma sinceros: não há razão para que você deva atrasá-los ou se incomodar com eles, pois a conduta deles é mera dissimulação. Então, portanto, nesta passagem que Deus pronunciou por seu Profeta, você veio me procurar? isto é, para me consultar. Não serei perguntado por você, diz ele: o motivo é que, como vimos em Ezequiel 14: 0 , eles sempre permaneceram os mesmos, pois, portanto, estavam à maior distância de Deus e permaneceram embrulhados em suas próprias abominações, a busca de Deus era apenas falaciosa. A conclusão é que Deus os rejeitou, porque, embora eles fingissem um santo zelo, eles ainda eram perversos em sua disposição; portanto, Deus se recusa a desempenhar o ofício de um mestre para com eles, pois eles não vieram aprender: esse é um ponto. Ele então diz, se eu for perguntado por você . E porque a hipocrisia deles estava manchada por várias cores, Deus jura que a disposição deles era perversa, e que eles não tinham afeições piedosas e santas, e não eram dóceis nem obedientes, nem desejavam progredir e, portanto, não mereciam tê-lo. para um professor. Agora vamos continuar.

Comentário de John Wesley

Filho do homem, fale aos anciãos de Israel e diga-lhes: Assim diz o Senhor DEUS; Você veio me perguntar? Enquanto eu viver, diz o Senhor DEUS, não serei perguntado por você.

Você veio – Você está sendo sincero?

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *