Estudo de Isaías 19:22 – Comentado e Explicado

Quando o Senhor ferir os egípcios, será para curá-los; eles se voltarão para o Senhor, que se deixará aplacar e os curará.
Isaías 19:22

Comentário de Albert Barnes

E o Senhor ferirá o Egito – Isto é, da maneira descrita na parte anterior desta profecia Isaías 19: 2-10 .

E cure-o – ou restaure-o a mais do que seu antigo esplendor e prosperidade, conforme descrito nos versículos anteriores Isaías 19: 18-20 . Ele deve enviar um salvador; ele abrirá novas fontes de prosperidade; e ele fará com que a verdadeira religião floresça ali. Essas vantagens seriam mais do que uma compensação por todas as calamidades que ele traria.

E eles voltarão … – Essas calamidades serão os meios de sua conversão ao Senhor.

Comentário de John Calvin

22. Portanto, Jeová ferirá o Egito. Pelo que já foi dito, o Profeta tira a conclusão de que o castigo que ele mencionou será vantajoso para os egípcios, porque será uma preparação para sua conversão; (49) como se ele tivesse dito que será para o bem do Egito que o Senhor a castigará. Aqueles que traduzem as palavras “ele ferirá com uma ferida que pode ser curada” interpretam mal essa passagem e enfraquecem bastante o significado do Profeta; pois significa que as feridas lhes serão vantajosas e que, por meio dessas feridas, o Senhor as trará de volta. Portanto, devemos concluir que não devemos nos recusar a ser castigados por Deus, pois isso é feito para nosso benefício. ( Provérbios 3:11 ; Hebreus 12: 5. ) A isenção do castigo nutriria uma disposição para pecar com menos controle. Como os homens são extremamente propensos a dar lugar a suas próprias inclinações, sempre que Deus os poupa um pouco, é necessário, por esse motivo, que o Senhor impeça esse perigo, o que ele faz com castigos e açoites, que nos excitam e despertam o arrependimento. . Um exemplo notável disso é exibido aqui no Egito, que abundava em superstições e iniqüidades, e foi além de todas as nações em idolatria, e ainda experimentou a misericórdia de Deus.

Pois eles se voltarão para o Senhor. Devemos atender à maneira de sua realização, que é a conversão deles a Deus. É a explicação da cláusula anterior; como se ele tivesse dito: “Deus curará os egípcios, porque eles serão convertidos”. O copulativo ? ( vau ) significa para . Portanto, inferimos que se pode dizer que a conversão é uma ressurreição da morte eterna. Estamos completamente arruinados enquanto nos afastamos de Deus; mas quando somos convertidos, voltamos a seu favor e somos libertados da morte; não que merecemos o favor de Deus por nosso arrependimento, mas porque dessa maneira Deus nos eleva, por assim dizer, da morte para a vida. Ao arrependimento é acrescentada uma promessa, da qual concluímos, que quando nos arrependemos sinceramente (50) , em vão não imploramos perdão. Agora, quando o Profeta diz que o Senhor será gracioso e reconciliado com os egípcios, ele ao mesmo tempo mostra que, assim que forem convertidos, obterão perdão. Portanto, será uma verdadeira conversão quando for seguido por um chamado a Deus. Mas sem fé ( Romanos 10:14 ) é impossível invocar a Deus; pois até os ímpios podem reconhecer o pecado; mas ninguém recorrerá à misericórdia de Deus, ou obterá reconciliação, até que seja movido por um verdadeiro sentimento de arrependimento, que também é acompanhado pela fé.

E vai curá-los. Ele não repete o que havia dito, que Deus ataca para curar; mas ele promete curar em outro sentido, isto é, que Deus deixará de infligir punições. A cura anterior, que ele mencionou um pouco antes, era interna; mas o último refere-se a listras e feridas. Em resumo, ele quer dizer que será um remédio rápido para todas as suas angústias. Depois de ter sido reconciliado com Deus, não há nada em nós que exija castigo; pois de onde vem o castigo, mas por culpa? e quando a culpa é perdoada, a isenção da punição se seguirá rapidamente. (51) E se formos castigados, é uma evidência de que ainda não estamos suficientemente preparados para o arrependimento.

Em uma palavra, lembremo-nos desta ordem, que o Profeta nos aponta; primeiro, que listras preparam os homens para o arrependimento; segundo, que são curados, porque são libertos da destruição eterna; terceiro, quando são levados ao conhecimento de sua culpa, obtêm perdão; quarto, que Deus é gracioso e reconciliado com eles; quinto, esses castigos cessam depois de obterem perdão de Deus. Não há homem que não deva reconhecer em si mesmo o que Isaías aqui declara a respeito dos egípcios, nos quais o Senhor dá um exemplo ao mundo inteiro.

Comentário de John Wesley

E o Senhor ferirá o Egito; ele o ferirá e curará; e eles voltarão até o Senhor, e ele será tratado por eles e os curará.

Ferir – Deus os afligirá e por essas aflições os converterá e os salvará.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *