Estudo de Isaías 24:5 – Comentado e Explicado

A terra foi profanada por seus habitantes, porque transgrediram as leis, violaram as regras e romperam a aliança eterna.
Isaías 24:5

Comentário de Albert Barnes

A terra também está contaminada sob seus habitantes – As declarações neste versículo são dadas como uma razão pela qual a maldição foi pronunciada contra eles, e por que essas calamidades os atingiram, Isaías 24: 6 . A primeira razão é que a própria terra fica poluída por seus crimes. Essa frase pode indicar que a injustiça e a crueldade prevaleceram a tal ponto que a própria terra estava manchada de sangue e coberta de sangue sob a população culpada. Portanto, a frase é usada em Números 33:33 ; Salmo 106: 38 . Ou pode significar, em geral, que a maldade do povo era grande e estava se acumulando, e a própria terra sob eles era poluída por sustentar uma população assim. Mas o primeiro é provavelmente a interpretação correta.

Alterou a ordenança – ou o estatuto ( ?? chôq ). Essa palavra, de ??? châqaq para gravar e depois fazer ou instituir uma lei ou uma ordenança, é geralmente aplicada aos estatutos positivos designados por Moisés. A palavra estatuto expressa com precisão a ideia. Eles mudaram ao introduzir novos estatutos e, de fato, se não na forma, revogaram as leis de Moisés e introduziram outras.

Quebrou a aliança eterna – A palavra “aliança” aqui é evidentemente usada, como costuma ser, no sentido da lei. Pelo termo “aliança eterna”, Vitringa supõe corretamente que são denotadas as leis da natureza, as leis imutáveis ??da justiça e do direito, gravadas na consciência e inflexíveis e perpétuas.

Comentário de Thomas Coke

Isaías 24: 5 . A terra também está contaminada, etc. – Este versículo descreve, como entre parênteses, as causas do julgamento divino sobre a terra e mostra-nos a verdadeira cena da profecia: a principal causa é o derramamento de sangue inocente, também. de seus irmãos, como dos professores da verdadeira religião, contra todas as leis humanas e divinas, e os direitos comuns da natureza e das nações; pois esta é a importância da expressão: a terra está poluída por seus habitantes. Veja Números 35:33 e cap. Isaías 26:21 . Este foi notavelmente o caso no período mencionado. Veja 1 Macabeus 1:15 e 2 Macabeus 8: 2-4 .

Comentário de Joseph Benson

Isaías 24: 5-6 . A terra também – antes, e a terra está contaminada pelos seus habitantes – pela maldade do seu povo. Aqui temos as causas do julgamento divino sobre a terra: porque eles transgrediram as leis – As leis de Deus lhes revelaram e as pressionaram de maneira singular; mudou a ordenançaas ordenanças de Deus a respeito de sua adoração e serviço; quebrou a aliança eterna – A aliança feita entre Deus e Abraão, e toda a sua posteridade, que era eterna, tanto por parte de Deus que, nas condições expressas nela, se comprometeu a ser um Deus para eles e sua semente para sempre. ; e por parte de Israel, que assim foram obrigados a obediência constante e perpétua por todas as gerações. Portanto tem a maldição – A maldição de Deus ameaçou os transgressores; devorou ??a terra – Veja isto ilustrado Zacarias 5: 1 . E os que nela habitam estão desolados – Reduzidos à pobreza, pela deterioração de seus bens. Os habitantes são queimados – Destruídos pelo fogo e pela espada, ou consumidos pela ira de Deus, que geralmente é comparada ao fogo; e poucos homens saíram – O significado geral do profeta é que os habitantes da terra devem desperdiçar e ser consumidos, sendo parcialmente cortados pela espada, parcialmente dispersos pelas calamidades públicas, parcialmente destruídos pela fome e parcialmente levados ao cativeiro, para que apenas alguns deles permaneçam, e apenas os mais pobres. E essa era a face das coisas na Judéia na época mencionada.

Comentário de Adam Clarke

As leis “A lei” – ???? torá , singular: leia a Septuaginta, o siríaco e os caldeus.

Comentário de John Calvin

5. E a terra era enganosa. (123) Outros o consideram “contaminado” ou “poluído”, porque ??? ( chanaph ) significa “ser perverso”. Ambas as renderizações podem ser apropriadas; mas o próximo versículo parece exigir que o explicemos como falso ; pois ele parece ilustrá-lo e exibi-lo mais completamente imediatamente depois, quando diz que “a terra foi consumida por uma maldição”.

Sob seus habitantes. Se ??? ( tahath ) é traduzido como ” Sob seus habitantes” ou ” Por causa de seus habitantes”, é de pouca importância. Existe uma espécie de barganha mútua entre a terra e os lavradores, que retribui com usura o que recebeu: se não o fizer, engana aqueles que a cultivam. Mas ele atribui uma razão, atribuindo culpa a eles, que eles a tornam estéril por sua maldade. É por nossa culpa que isso não nos nutre ou produz frutos, como Deus designou para ser feito pela ordem regular da natureza; pois ele desejava que ela nos ocupasse o lugar de mãe, para nos suprir com comida; e se mudar sua natureza e ordem, ou perder sua fertilidade, devemos atribuí-la aos nossos pecados, uma vez que nós mesmos revertemos a ordem que Deus havia designado; caso contrário, a terra nunca nos enganaria, mas cumpriria seu dever.

Porque eles transgrediram as leis. Ele imediatamente atribui a razão pela qual a terra é infiel e engana seus habitantes. É porque aqueles que se recusarem a honrar a Deus, seu Pai e apoiador, serão justamente privados de comida e nutrição. Aqui ele peculiarmente envergonha a revolta de sua nação, porque era mais baixa e menos desculpável do que todas as transgressões daqueles que nunca haviam sido ensinados na escola de Deus. A palavra ???? ( torah ) é aplicada à “lei”, porque denota instrução; mas aqui, no número plural, ???? ( toroth ), denota toda a instrução contida na “Lei”. Porém, como a “Lei” contém mandamentos e promessas, ele adiciona duas partes com o objetivo de explicar.

Eles mudaram a ordenança. A palavra hebraica ?? ( chok ) significa “uma ordenança” e, por esse motivo, alguns pensam que denota cerimônias e outros que denota moral. Podemos torná-lo “mandamentos”; e entendo que isso signifique não apenas cerimônias, mas tudo o que pertence à regra de uma vida santa.

Eles quebraram a aliança eterna. O terceiro termo empregado por ele é, ???? , ( berith ), pelo qual ele significa uma aliança e contrato. Essa palavra é limitada aos “contratos” pelos quais o Senhor, que adotou seu povo, prometeu que ele seria o Deus deles. ( Êxodo 19: 6 ; Levítico 26:12 .) Ele, portanto, os acusou de ingratidão, porque, quando o Senhor se revelou por todos esses métodos e deu provas de seu amor, eles foram desobedientes e rebeldes, “transgrediram as leis” e “quebrou a santa aliança”.

Mas por que ele se dirige aos judeus? Porque ele sabia que havia sido designado para ser o Profeta deles, para poder dar instruções especiais a eles. Portanto, podemos inferir qual é a regra de uma vida santa. Está contido nessa lei que devemos seguir se desejamos que Deus aprove a nossa vida; se nos afastarmos, devemos ser maus e abandonados. Também devemos observar que é a vontade de Deus que, em sua palavra, consideremos não apenas seus mandamentos e leis, mas também sua aliança; pois a parte principal da palavra consiste em promessas pelas quais ele nos adota e nos recebe como seu próprio povo. Além disso, o Profeta pretendia inquestionavelmente usar uma variedade de termos para expressar seu significado com mais força; como se ele tivesse dito: “Não há nada sobre nós que seja sólido e puro; tudo está poluído e corrompido. ”

Ele chama isso de “a aliança da eternidade”, ou “a aliança eterna”, porque deveria ser perpétua e inviolável, e estar em vigor em todas as épocas. Deveria ser transmitido, em sucessão ininterrupta, de pai para filho, para que isso nunca se apagasse da memória do homem, mas pudesse ser mantido puro e inteiro. Ele, portanto, representa em termos fortes sua traição e iniquidade, porque ousaram violar a aliança que Deus havia feito com eles e derrubar o que o Senhor pretendia ser firme e permanente. Isso foi monstruoso; e, portanto, não devemos nos admirar que a terra se vingue dessa maldade e se recuse a dar comida aos homens.

Comentário de John Wesley

A terra também está contaminada sob seus habitantes; porque eles transgrediram as leis, mudaram a ordenança, quebraram a aliança eterna.

Profanado – Pela maldade de seu povo.

As leis – as leis de Deus.

Ordenança – as ordenanças de Deus relativas à sua adoração e serviço; o singular sendo colocado para o plural.

Aliança – A aliança feita entre Deus e Abraão, e toda a sua posteridade, que foi eterna, tanto por parte de Deus, que, nas condições expressas, se comprometeu a ser um Deus para eles e sua semente para sempre; e por parte de Israel, que por isso foram obrigados a obediência constante e perpétua por todas as gerações.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *