Estudo de Isaías 28:23 – Comentado e Explicado

Aplicai os ouvidos para ouvir minha voz, sede atentos para escutar minha palavra!
Isaías 28:23

Comentário de Albert Barnes

Dá ouvidos – Neste versículo, o profeta apresenta uma ilustração importante e impressionante, extraída da ciência da agricultura. Ele está conectado com a parte anterior do capítulo e foi projetado para mostrar a propriedade do que o profeta havia dito, apelando para o que todos eles observaram no cultivo de suas terras. O discurso anterior consiste principalmente em reprovações e ameaças de punição ao povo de Deus por seu desprezo profano aos mensageiros de Deus. Ele ameaçara destruir a nação deles e, portanto, removê-los por um tempo para uma terra distante. Isso o próprio profeta disse que Isaías 28:21 era sua ‘obra estranha’. Para justificar isso e mostrar a propriedade “de Deus adotar todas as medidas e de nem sempre seguir o mesmo caminho em relação ao seu povo”, ele desenha uma ilustração do fazendeiro. Ele nem sempre está fazendo a mesma coisa. Ele adota diferentes métodos para garantir uma colheita.

Ele adapta seus planos ao solo e ao tipo de grão; aproveita os melhores métodos de preparar a terra, semear a semente, colher a colheita e separar o grão do joio. Ele nem sempre ara; nem sempre semeie; nem sempre trilhar. Ele não lida com todos os tipos de terra e grãos da mesma maneira. Algumas terras ele ara em um modo, e outras em outro; e, da mesma maneira, um pouco de grão ele joga em um modo e outro em outro – adaptando suas medidas à natureza do solo e do grão. Um pouco de grão ele bate com um mangote; alguns ele machuca; mas ele tomará cuidado para não quebrar o núcleo ou destruí-lo ao debulhá-lo. Por mais severos que possam parecer seus golpes, seu objetivo não é esmagá-lo e destruí-lo Isaías 28:28 , mas é removê-lo do joio e salvá-lo. Em tudo isso, ele atua como parte da sabedoria, pois Deus lhe ensinou o que fazer Isaías 28:26 , Isaías 28:29 . Assim, diz o profeta, Deus não lidará com todo o seu povo da mesma maneira, nem com eles sempre do mesmo modo. Ele variará suas medidas como fazendeiro. Quando medidas leves e gentis forem suficientes, ele as adotará. Quando medidas severas são necessárias, ele recorrerá a elas. Seu objetivo não é destruir seu povo, assim como o objetivo do fazendeiro na trilha é destruir seus grãos. O general dedica a propriedade do envolvimento de Deus no que o profeta chama de “ato estranho” e “trabalho estranho”, na punição de seu povo. A alegoria é de grande beleza, e sua pertinência e manutenção são mantidas por toda parte; e fornece uma lição prática mais importante em relação ao modo como Deus lida com seu povo.

Comentário de Joseph Benson

Isaías 28: 23-25 . Dá ouvidos – Observe o que eu digo, e você julga se não for razoável. “Temos aqui o último membro desta seção, no qual esse severo julgamento de Deus, denunciado nos versículos anteriores, é defendido por uma parábola retirada da agricultura, na qual o profeta representa alegoricamente as intenções e métodos dos julgamentos divinos.” “Como o lavrador usa vários métodos para preparar sua terra e adaptá-la aos vários tipos de sementes a serem semeados, com a devida observação dos tempos e das estações; e quando se reúne em sua colheita, emprega métodos variados para separar o milho da palha e do joio por diferentes instrumentos, de acordo com a natureza dos diferentes tipos de grãos; então Deus, com sabedoria infalível e com justiça estrita, instrui, admoesta e corrige seu povo; castiga e castiga-os de várias maneiras, conforme a exigência do caso; agora mais moderadamente, agora mais severamente; sempre temperando o julgamento com misericórdia; a fim de recuperar os ímpios, melhorar os bons; e, finalmente, separar um do outro. ” – Bispo Lowth.

Comentário de Adam Clarke

Dá ouvidos e ouve minha voz “Ouça e ouça minha voz” – O discurso anterior, consistindo em severas reprovações e ameaças de terríveis julgamentos iminentes aos judeus por seus vícios, e seu profano desprezo pelas advertências de Deus por seus mensageiros. , o profeta conclui com uma explicação e defesa do método de Deus para lidar com seu povo em uma elegante parábola ou alegoria; em que ele emprega uma variedade de imagens, todas tiradas da ciência da agricultura. Como o lavrador usa vários métodos para preparar sua terra e adaptá-la aos vários tipos de sementes a serem semeadas, com a devida observação dos tempos e estações do ano; e quando se reúne em sua colheita, emprega métodos variados para separar o milho da palha e do joio por diferentes instrumentos, de acordo com a natureza dos diferentes tipos de grãos; assim Deus, com sabedoria infalível e com justiça estrita, instrui, admoesta e corrige seu povo; castiga e castiga-os de várias maneiras, conforme a exigência do caso; agora mais moderadamente, agora mais severamente; sempre temperando a justiça com misericórdia; a fim de recuperar os ímpios, melhorar o bem e, finalmente, separar um do outro.

Comentário de John Calvin

23. Ouça e ouça minha voz. Isaías faz uso de um prefácio, como se estivesse prestes a falar de algo importante e muito pesado; pois não costumamos exigir atenção de nossos ouvintes, a menos que esteja prestes a dizer o que é muito importante. E, no entanto, ele parece aqui falar de assuntos comuns e comuns, como por exemplo, sobre agricultura, semeadura, debulha e operações semelhantes. Mas o Profeta pretendia direcionar as mentes de seus ouvintes para assuntos mais elevados; pois quando ele discursa sobre os julgamentos de Deus e mostra com que sabedoria Deus governa o mundo, embora os homens maus pensem que tudo se move por acaso e aleatoriamente, ele pretendia deitar e explicar um assunto difícil, em um estilo simples, metáforas extraídas de objetos que são bem conhecidos e compreendidos. Muitas vezes reclamamos que Deus pisca demais nos crimes dos homens maus, porque ele não os pune imediatamente de acordo com o nosso desejo; mas o Profeta mostra que Deus não designa nada além do que é justo e adequado.

O desenho desse prefácio é, portanto, que os homens possam perceber sua estupidez ao se importarem com os julgamentos de Deus e colocar uma construção desfavorável sobre eles, enquanto mesmo no curso normal da natureza eles têm um espelho muito brilhante, no qual podem ver eles claramente. Existe uma exposição implícita com homens que fecham os olhos em meio a uma luz tão clara. Ele mostra que eles são tolos e estúpidos por não entenderem as obras de Deus que são tão manifestas e, no entanto, são tão precipitadas e ousadas que pretendem julgar e censurar o que está oculto. Da mesma maneira, Paulo, ao falar da ressurreição, declara que aqueles que não percebem o poder de Deus nas sementes que são lançadas na terra são loucos.

“Tu, tolo, o que semeas não cresce ou vegeta até que apodreça.”
( 1 Coríntios 15:36 .)

Assim, Isaías aqui declara que aqueles que não vêem a sabedoria de Deus em coisas tão óbvias são estúpidos e, em resumo, que os homens são cegos e sem graça ao contemplar as obras de Deus.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *