Estudo de Isaías 31:6 – Comentado e Explicado

Voltai, pois, filhos de Israel, àquele de quem estais tão profundamente separados.
Isaías 31:6

Comentário de Albert Barnes

Volte-se para ele – Tendo em vista que ele certamente defenderá Jerusalém, comprometa-se a ele em vez de procurar a ajuda do Egito.

Se revoltaram profundamente – Para o significado desta frase, veja a nota em Isaías 29:15 .

Comentário de Thomas Coke

Isaías 31: 6-7 . Volte-se para ele Este endereço do profeta aos judeus é monitório do dever, sem o qual esse benefício divino de proteção e libertação não seria conferido e profético, em que ele ensina que Deus lhes ofereceria, e que como nação, naquele tempo, receberiam a graça do arrependimento da idolatria, para que pudessem obter essa bênção de acordo com as leis da providência e graça divinas. A advertência imediatamente respeita os judeus, em oposição aos efraimitas, estritamente chamados de filhos de Israel; e o sentido é este: “Quando, portanto, Deus conceder a você, judeus, habitantes de Sião e Jerusalém, a esperança de um benefício tão grande, que ele o protegerá por sua própria mão direita contra os assírios (que o profeta predito deve acontecer;) então vos transforme em verdadeiro arrependimento para ele, de quem os efraimitas, procurando ajuda do Egito, em desprezo e negligência por sua ajuda, se revoltaram profundamente; e não confie nos egípcios, mas no próprio Jeová; o que os efraimitas deixaram de fazer. Não, quanto mais pecaminosamente pecaram, e quanto mais se afastaram de Deus, tanto mais sinceramente você se arrepende e se une mais a ele “. O profeta acrescenta imediatamente que essa advertência deveria ter efeito e que os judeus, reduzidos a estreitos pelos assírios, deveriam expulsar seus ídolos domésticos ; e, é claro, deve deixar de confiar neles; retornando ao Deus deles, e confiando apenas nele. Veja Vitringa.

Comentário de Joseph Benson

Isaías 31: 6-7 . Volte-se para ele, etc. – Deixe que a consideração dessa promessa graciosa o leve a se arrepender de todos os seus pecados e, entre os demais, de suas políticas carnais, buscando e confiando no Egito por ajuda e sinceramente para retornar a Deus. De quem os filhos de Israel – De quem não apenas os israelitas, estritamente chamados, os das dez tribos, mas de quem vocês das duas tribos, vocês judeus, que também são filhos de Israel e, portanto, estão sob muito grande obrigações com Deus, revoltaramse profundamente – Em seus corações e vidas, suas afeições estão alienadas dele, e colocam seus pecados e ídolos, e suas ações uma cena de desobediência às leis dele. Pois naquele dia – Quando o assírio invadir sua terra; todo homem rejeitará seus ídolos ; acharás a vaidade daqueles ídolos em que confiaste; e, portanto, os rejeitará com indignação e serão forçados a procurar ajuda a Jeová; que suas mãos lhe fizeram por pecado – isto é, como instrumentos de seu pecado de idolatria e de muitos outros pecados relacionados a ele.

Comentário de Adam Clarke

Se revoltaram profundamente “Se envolveram profundamente em revolta” – Todas as versões antigas leem ?????? taamiku , na segunda pessoa, em vez de ?????? heemiku , revoltam- se profundamente, etc.

Comentário de John Calvin

6. Retorno. Este versículo é explicado de várias maneiras; pois os comentaristas hebreus explicam assim: “Volte ao Senhor, pois você multiplicou as revoltas”. Mas, na minha opinião, o significado é mais simples: “Volte conforme você se revoltou profundamente; (318) para ???? ( laasher ) é, penso eu, empregado no mesmo sentido que ???? ( kaasher ), “de acordo com”. (319) Ele quer dizer que a natureza agravada de sua iniquidade não fecha a porta contra eles voltando a Deus, se eles se arrependem; que, embora tenham sido afundados na mais profunda iniquidade, ainda Deus os perdoará. No entanto, ao mesmo tempo, ele usa esse estímulo para estimulá-los a sentir pesar e ódio por seus pecados, para que eles não possam descuidada e levianamente, como costuma acontecer, visar um meio arrependimento. Ele, portanto, pede que considerem atentamente com que terrível destruição eles se lançaram no inferno, para que possam se odiar por causa de suas transgressões agravadas.

Deve-se observar primeiro que o Profeta não diminui a culpa do povo. Aqueles que precisam ser trazidos de volta ao Senhor devem primeiro ser levados a ter uma profunda e dolorosa convicção de sua culpa; pois aqueles que se lisonjeiam com suas iniqüidades estão muito longe de obter perdão e, portanto, não há nada melhor do que abrir a natureza alarmante da doença, quando um remédio deve ser aplicado. No entanto, para que seus corações não sejam levados ao desespero, eles devem ser encorajados e consolados, oferecendo a eles a misericórdia de Deus; pois Satanás visa nada além de nos separar de toda esperança de perdão. Consequentemente, Isaías declara que, embora por sua maldade tenham afundado no inferno, Deus está pronto para perdoar; pois não em vão o Senhor nos convida ao arrependimento, mas também oferece perdão. Portanto, também, para tais exortações, a Escritura sempre acrescenta promessas de graça, de que, sempre que somos chamados ao arrependimento, podemos saber que a esperança de perdão também é mantida para nós.

Como você fez uma profunda revolta. Em vez dessa tradução, a palavra ??? , ( gnamak ), que significa ser profunda, é explicada por alguns como um significado para multiplicar e a metáfora deve ser emprestada de montões: “Como você amontoou seus pecados, então volte agora . ” Mas eu prefiro a exposição anterior. ??? ( sarah ) significa “revolta”. Outros explicam que isso significa aqui “depravação”, mas a palavra “revolta” é mais apropriada. O Profeta, portanto, convida-os a voltar ao Senhor. (320)

Ó filhos de Israel. Ao chamá-los por esse nome, ele não pretende demonstrar respeito, mas os repreende por sua ingratidão; pois eram filhos degenerados que haviam se revoltado com a fé e a obediência de seus pais; portanto, este título contém uma reprovação indireta. No entanto, ele quer dizer que o Senhor não havia esquecido o convênio que fez com seus pais, embora eles tivessem se afastado amplamente dele por sua traição; pois ele declara que os reconhecerá como “os filhos de Israel” e cumprirá tudo o que prometeu a Abraão e aos outros patriarcas, se eles voltarem com ele de todo o coração.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *