Estudo de Isaías 31:7 – Comentado e Explicado

Naquele dia cada um lançará fora seus ídolos de prata e seus ídolos de ouro, obras de vossas mãos criminosas.
Isaías 31:7

Comentário de Albert Barnes

Pois naquele dia – isto é, na invasão de Senaqueribe, e os eventos que serão consequentes sobre eles.

Todo homem deve rejeitar seus ídolos – (veja a nota em Isaías 30:22 ; compare a nota em Isaías 2:20 ).

Por um pecado – Ou melhor, o pecado que suas próprias mãos fizeram. O sentido é que a criação desses ídolos tinha sido um pecado, ou o próprio pecado. Tinha sido “o” pecado, a título de eminência, que lhes era imputável.

Comentário de Adam Clarke

Que suas próprias mãos lhe fizeram por um pecado “O pecado que suas próprias mãos fizeram” – A construção da palavra ch? chet , pecado , neste lugar não é fácil. A Septuaginta o omitiu: MSS. Pachom. e 1. D. 2 e Cod. Marchal. na margem , forneça a omissão com a palavra sinµa?t?a? , sin ou ?µa?t?µa , que se diz ser da Versão de Áquila, que eu segui. O professor Schroeder, Institut. Ling. Hebreus p. 298, torna-o em regime com ????? yedeychem , como epíteto, suas mãos pecaminosas. A Septuaginta traduz o pronome na terceira pessoa, a? ?e??e? a?t?? , suas mãos; e um antigo MS. tem, de acordo com essa prestação, ??? lahem , a eles, por ??? lachem , a você; qual palavra eles também omitiram, como não necessária para completar o sentido.

Comentário de John Calvin

7. Pois naquele dia. Ele continua o assunto que iniciou no verso anterior. Contudo, há essa diferença: no ex-versículo ele exortou ao arrependimento, mas agora ele aponta os frutos do arrependimento, que, sabemos, é o modo habitual de ensinar nas Escrituras; pois, como o arrependimento está oculto dentro de nós e tem sua raiz no coração, ele deve ser conhecido pelo resultado prático e pelas obras, como “uma árvore mostra seus frutos” ( Mateus 7:17 ), sua bondade inerente; e, portanto, ele aponta o arrependimento por obras que são fruto dele. (322)

Afastará os ídolos. Quando ele fala apenas de “ídolos”, é por uma figura de linguagem freqüentemente empregada nas Escrituras, na qual uma parte é tomada para o todo; pois o Profeta, sem dúvida, pretendia falar de toda a conversão do homem, mas, como teria sido tedioso enumerar todos os tipos, sob um deles ele inclui todo o resto. Agora, o começo do arrependimento é a mudança do coração; e depois devemos chegar aos frutos externos, isto é, às obras. Acima de tudo, devemos observar o objetivo que o Profeta tinha em vista ao discursar sobre o arrependimento. Era porque o Senhor havia prometido a salvação à mão; e, para que eles sejam capazes disso, ele os exorta ao arrependimento. Portanto, deve-se observar que, quando perseveramos em sermos maus, resistimos a Deus por nossa maldade e, assim, impedimos que sua graça nos ajude; e, portanto, para que o caminho possa estar aberto para a assistência de Deus, ele exige que nos arrependamos.

Ele os chama de ídolos de sua prata e ídolos de seu ouro , porque, como vimos anteriormente, (323) aqueles que se arrependem sinceramente são afetados por profunda tristeza por seus pecados, de modo que os traços de suas superstições, que são carimbados com a mais alta desonra de Deus, não pode ser vista por eles sem o maior horror. Por isso, eles os abominam e não temem a perda de “ouro ou prata”, para testemunhar sua conversão e sua fé; pois quem renunciou sinceramente às superstições não poupa nenhum gasto para possuir a pura adoração a Deus. Isto é o que o Profeta pretendia expressar chamando-os de “ouro e prata” em vez de madeira e pedra. Por mais excelente que seja, qualquer perda é um evento feliz quando somos limpos de tais poluições básicas e abomináveis. Aqueles que os retêm, embora professem ser cristãos, mostram que ainda estão envolvidos nos restos da superstição; e, portanto, é evidente que seus corações não são verdadeira ou completamente reformados. Nesse assunto, não devemos ouvir nenhuma das desculpas que freqüentemente ouvimos dos lábios dos hipócritas, que não podem renunciar absolutamente à idolatria: “O que eu poderia fazer? Como eu poderia viver? Estou ciente de que essa receita, esse ‘ouro’, é detestável aos olhos de Deus, porque surge da idolatria; mas de uma maneira ou de outra, minha vida deve ser sustentada. ” Fora com tais tolices! digo eu porque onde a conversão do coração é real, aquilo que não pode ser retido sem insultar ou desonrar a Deus é instantaneamente jogado fora.

Que suas próprias mãos fizeram. O Profeta pede que eles façam um reconhecimento mais completo de seus pecados; pois, quando os homens são acusados, geralmente jogam a culpa em outra pessoa e não permitem que ela caia sobre si mesmos, nem reconhecem que isso lhes é imputável; da mesma maneira que as pessoas comuns acusam voluntariamente os sacerdotes, mas nenhum homem está disposto a reconhecer sua própria culpa. Portanto, o Profeta pede que olhem para “suas próprias mãos”, para que saibam que cometeram um crime tão grande. Ele os lembra, ao mesmo tempo, quão grosseiramente eles foram enganados por sua descrença em fazer deuses para si mesmos; e, portanto, devemos concluir que Deus rejeita tudo o que é nosso artifício, e que ele não pode aceitar como bom aquele culto que se originou conosco.

Eu considero ??? , ( chet ,) sin , um substantivo; (324) como se ele tivesse dito: “Sempre que você contemplar ídolos, contemplar sua culpa; reconheça as provas de sua traição e revolta; e se você é verdadeiramente convertido a Deus, mostre-o praticamente, isto é, jogando fora ídolos e dando adeus a superstições; pois este é o verdadeiro fruto da conversão. ”

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *