Estudo de Isaías 32:18 – Comentado e Explicado

meu povo habitará em mansão serena, em moradas seguras, em abrigos tranqüilos.
Isaías 32:18

Comentário de Albert Barnes

E meu povo habitará em uma habitação pacífica – Em cidades e vilas que não ficariam alarmadas com inimigos internos ou externos.

E em habitações seguras – em habitações que estariam protegidas contra invasões. – Tudo isso é descritivo dos tempos pacíficos e da segurança geral que se seguiu ao retorno da Babilônia. A esse período de felicidade e prosperidade, Isaías, assim como os outros profetas, geralmente se refere.

Comentário de John Calvin

18. E meu povo habitará. Como dissemos que a justiça espiritual é aquela que está assentada no coração dos homens, devemos dizer a mesma coisa sobre a paz, que é o fruto dela. Por conseguinte, quando aqui são mencionadas habitações tranquilas e locais de descanso , lembremo-nos do ditado de Paulo: “justificado pela fé, temos paz com Deus”. ( Romanos 5: 1. ) Quando Cristo diz que “deixa” esta paz aos discípulos, ( João 14:27 ,) afirma que “não pode ser dada pelo mundo”; e não devemos nos perguntar sobre isso, pois, como o mesmo apóstolo Paulo nos informa em outra passagem, “essa paz supera todo entendimento”. ( Filipenses 4: 7. ) Tendo obtido essa justiça, não estamos mais inquietos ou alarmados por dentro, como quando sentimos nos roedores da consciência a ira de Deus. Uma má consciência está sempre alarmada e assediada por uma inquietação infeliz.

Os homens maus devem, portanto, ser desconfortáveis ??e angustiados por uma variedade de terrores; pois onde a justiça é banida, a paz não pode ser encontrada; e onde Cristo reina, somente lá encontramos a verdadeira paz. A paz assegurada, portanto, é desfrutada por ninguém menos que os crentes, que apelam ao tribunal celestial, não apenas por sua piedade, mas por sua confiança na misericórdia de Deus. Portanto, inferimos que Cristo ainda não reina onde as consciências são inquietas e lançadas pelas várias ondas de dúvidas, como deve ser o caso dos papistas e de todos os outros que não são construídos sobre o sacrifício de Cristo e a expiação obtida por meio dele.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *