Estudo de Isaías 33:10 – Comentado e Explicado

Agora eu me erguerei, diz o Senhor, agora eu me manifestarei em toda a minha sublimidade.
Isaías 33:10

Comentário de Albert Barnes

Agora – Este versículo começa outra transição. Nos versículos anteriores, a desolação da terra havia sido descrita, e a desesperança de obter quaisquer termos de favor de Senaqueribe, ou de vinculá-lo a qualquer pacto, fora declarada. Nesse estado de coisas, quando a inevitável ruína parecia vir sobre a nação, Deus disse que ele iria interpor.

Eu ressuscitarei – Para vingar-se; ou punir o host invasor. A ênfase nesta passagem deve ser colocada em ‘I’, indicando que o próprio Senhor faria o que não poderia ser efetuado pelas pessoas.

Agora serei exaltado – Ou seja, Deus interporia tanto que seria manifesto que foi sua mão que trouxe libertação.

Comentário de Thomas Coke

Isaías 33: 10-12 . Agora eu ressuscitarei, diz o Senhor Somos ensinados neste período que, quando a calamidade do povo, bem como a insolência de seus inimigos, estiver cheia, Deus interporá e punirá severamente os opressores; pois aquele era o tempo verdadeiro e apropriado em que ele havia decidido exaltar sua glória diante dos olhos das nações. Quando chegasse esse momento, ele não iria mais atrasar ou suportar o orgulho e a arrogância de seus inimigos; pelo contrário, todos os seus conselhos devem desaparecer na fumaça, e eles mesmos devem em breve ser consumidos pelo julgamento divino. A última cláusula do décimo primeiro versículo pode ser traduzida: Seu fôlego será o fogo que o consumirá: o significado disso é que a arrogância, o orgulho, a raiva e as blasfêmias que eles exalaram contra Deus devem ser sua destruição. O povo será como as queimaduras de cal, Isaías 33:12 significa que elas serão reduzidas a nada, ou queimadas pela ira de Deus, como pedra queimada em um forno de cal. A metáfora é expressiva da severa indignação de Deus que deveria destruí-los completamente, pois o fogo de uma fornalha ardente reduz uma pedra e muda inteiramente sua forma.

Comentário de Joseph Benson

Isaías 33: 10-13 . Agora vou subir – Nesta extremidade, aparecerei em nome do meu povo e terra. Produzirás restolho – em vez de milho sólido. Suas grandes esperanças e intenções, ó assírios, ficarão totalmente desapontados. O vosso fôlego, como fogo, vos devorará – a vossa ira contra o meu povo trará ruína sobre vós. Ou a arrogância, orgulho, ira e blasfêmias que você despeja contra Deus serão sua destruição. O Dr. Waterland apresenta a cláusula: “Sua respiração será o fogo que o consumirá.” O povo será como a queima de cal – será perfeitamente consumido, como quando as pedras de giz forem reduzidas a cal; calcinação ou redução a cinzas, sendo um dos últimos efeitos do fogo. Assim, aprendemos a partir deste período que, quando a calamidade do povo, bem como a insolência de seus inimigos, chegasse ao ápice, Deus não demoraria mais, mas imediatamente interporia e puniria severamente os opressores, exaltando assim sua glória diante dos olhos das nações, a quem ele chama, nas próximas palavras, a considerar seus feitos. Ouça, de longe, etc. – Um julgamento tão notável como este merece ser conhecido e colocado no coração por todos os homens, tanto de longe quanto de perto.

Comentário de John Calvin

10. Agora vou subir. Agora há uma grande força na partícula e , da mesma forma, na repetição que é adicionada: “Eu serei exaltado, serei elevado ao alto”. Devemos observar o tempo a que essas declarações se referem, isto é, quando a Igreja parecia estar totalmente arruinada; pois Deus declara que julgará esse o momento mais adequado para prestar assistência. Esta é, portanto, uma comparação de coisas que são contrárias uma à outra; pois ele exibe aos crentes as calamidades pesadas e dolorosas pelas quais eles devem ser oprimidos e sob os quais eles facilmente afundariam, se não fossem sustentados por algum consolo. Como se ele tivesse dito: “O Senhor fará com que você seja humilhado, mas quando seus negócios forem piores, e quando você tiver experimentado em vão todos os remédios, o Senhor se levantará e socorrerá você”. Assim, mesmo quando somos afligidos e humilhados, devemos reconhecer que nossa segurança vem somente de Deus.

Consequentemente, a palavra agora denota um período de profunda angústia. Os homens podem achar isso extremamente estranho, mas vemos claramente a melhor razão pela qual Deus demora para prestar assistência. É porque é útil exercitar a paciência dos piedosos, tentar a fé deles, subjugar os desejos da carne, excitar a seriedade na oração e fortalecer a esperança de uma vida futura; e, portanto, ele impõe uma restrição, para que não antecipem ansiosamente o período que Deus já lhes assinalou. A repetição é muito enfática e é adicionada com a finalidade de confirmar a afirmação; pois quando nossos negócios estão desesperados, pensamos que estamos arruinados, mas naquele momento devemos ter uma esperança especial, porque o Senhor geralmente o escolhe para dar uma demonstração de seu poder. Por essa razão, exaltando sua grandiosidade, ele desperta os crentes para o exercício da coragem, para que eles corajosamente desafiem a insolência de seus inimigos. (10)

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *