Estudo de Isaías 37:4 – Comentado e Explicado

O Senhor teu Deus talvez tenha ouvido as palavras do general enviado pelo rei da Assíria, seu soberano, para insultar o Deus vivo, e irá castigá-lo pelas palavras que ouviu. Intercede, pois, em favor do resto que subsiste ainda!
Isaías 37:4

Comentário de Albert Barnes

Pode ser o Senhor teu Deus – o Deus a quem você serve, e em cujo nome e por cuja autoridade você exerce o ofício profético.

Ouvirá as palavras – Se manifestará e se defenderá em relação à linguagem de censura e blasfêmia que tem sido usada. Veja um uso semelhante da palavra ‘ouvir’ em Êxodo 2:24 ; Êxodo 3: 7 .

Repreender o Deus vivo – As ofensas de Rabsbakeh foram realmente dirigidas contra o Deus verdadeiro. A reprovação do ‘Deus vivo’ consistiu em compará-lo aos ídolos, e dizer que não era mais capaz de apagar Jerusalém do que os deuses-ídolos foram capazes de defender suas terras (veja a nota em Isaías 36:18 ). A frase “o Deus vivo” é frequentemente aplicada ao Senhor em contraste com os ídolos, que eram meros blocos de madeira ou pedra.

Para o remanescente que resta – Para aqueles que sobrevivem; ou provavelmente para aquelas partes da terra, incluindo Jerusalém, que não caíram nas mãos dos assírios. Senaqueribe havia tomado muitas cidades, mas também havia muitas que ainda não haviam sido subjugadas por ele.

Comentário de Thomas Coke

Isaías 37: 4 . Enviado para reprovar o Deus vivo, etc. – Isso marca fortemente a distinção entre o Todo-Poderoso, considerado o Deus tutelar de seu povo escolhido, e as divindades tutelares das nações pagãs: estes últimos eram apenas ídolos sem vida; o primeiro era dotado de vida incessante e a fonte de vida para todas as criaturas. Vitringa apresenta a seguinte cláusula, e ofende com as palavras: É notável que Ezequias, com grande modéstia e humildade, como se ele não fosse digno de seu favor e consideração, chama Jeová, não seu Deus, mas teu Deus, Deus de Deus. aquele Isaías que era dedicado a ele, e particularmente feliz em sua comunhão e favor. A última cláusula deve ser apresentada corretamente, para os remanescentes encontrados, “que realmente existem no momento em seu país”. Veja 2 Crônicas 35:18 no original.

Comentário de John Calvin

4. Se talvez o Senhor teu Deus ouça. Ezequias parece duvidar se o Senhor está ou não disposto a ouvi-lo; pois a partícula ???? (ulai) é traduzida talvez, e esse é o significado que ela freqüentemente tem nas Escrituras. Mas deve-se observar que os crentes, mesmo sabendo com certeza que o Senhor os ajudará, ainda assim, por estarem perplexos com a dificuldade do caso, freqüentemente falam dessa maneira. Ezequias tinha motivos para hesitar, se olharmos para o próprio assunto; mas quando ele volta os olhos para a palavra, ele é assegurado quanto à vontade de Deus, de modo que deixa de tremer. Porém, como é impossível que a carne não retarde os crentes, fazendo-os andar de maneira deturpante e impressionante (46), eles às vezes acomodam sua linguagem às aparências atuais das coisas.

Também pode ser observado, em outras passagens das Escrituras, que os santos, mesmo falando do que era certo, falavam dessa maneira; para Pedro, exortando Simão, diz:

Se talvez esse pensamento do teu coração possa ser perdoado”.
( Atos 8:22 .)

Ele não aconselha Simão a tremer e hesitar em oração; por mais que uma súplica fosse inútil; mas ele aponta a hedionda ofensa; para que ele possa atingir sua mente com mais força e, por fim, constrangê-lo a despertar-se para que possa se aproximar de Deus com verdadeiro arrependimento. Essa palavra talvez, portanto, não implique dúvida, mas é equivalente a uma expressão que comumente usamos, se possível, quando nos aventuramos a ter esperança e prometer algo para nós mesmos. E Ezequias não falou como se Deus fosse surdo às palavras dos ímpios, ou como se algo escapasse à sua atenção; mas porque era um princípio fixo em seu coração que “Deus está perto de todos os que verdadeiramente o invocam” ( Salmos 145: 18 ,) ele decide lutar contra o desânimo e se armar pela oração; e porque ele não espera conquistar a conquista sem dificuldade, ele diz, se for o caso. (47) Além disso, ele menciona dois tipos de audição, que em certa medida eliminam a dificuldade.

Se talvez Jeová, teu Deus ouvir as palavras que o Senhor teu Deus ouviu. À primeira vista, há alguma aparente contradição nessas palavras; mas a maneira de falar é altamente apropriada, porque Ezequias estava seguramente e além de toda controvérsia convencido de que nada está escondido de Deus; só ele argumenta consigo mesmo sobre esse ponto, Deus decide ou não pôr em causa a blasfêmia desse cachorro imundo; porque freqüentemente ele atrasa e oculta a vingança por um tempo e, portanto, parece fechar os olhos e ignorá-la. Em suma, tendo como certo que

“Todas as coisas são abertas e manifestas a Deus” ( Hebreus 4:13 ,)

ele apenas pergunta com seriedade se Deus realmente mostra que está tão ofendido pelas blasfêmias de Rabsaqué que decide não permitir que permaneçam impunes. Em uma palavra, ele deseja que Deus ouça efetivamente, isto é, restaurando as coisas que foram dispersas e confusas, e demonstrando ser um juiz; pois então sabemos que ele realmente vê e observa todas as coisas. Dessa maneira, Ezequias pergunta: “Não ouviu o Senhor as blasfêmias de Rabsaqué, para se vingar deles e mostrar que ele tem consideração pela glória de seu nome?”

Jeová teu Deus. Ao chamá-lo de “o Deus de Isaías”, Ezequias não significa que há apenas um homem que adora a Deus, nem se exclui do número dos piedosos; mas como as orações fluíam da doutrina, o rei piedoso desejava falar em louvor ao ministério do Profeta e testemunhar que ele era um verdadeiro servo de Deus. Essa relação é um pouco mais extensa; pois todos os crentes clamam a Deus e, por outro lado, Deus os considera entre o seu povo; mas Deus é considerado de maneira peculiar como o Deus de Isaías e Paulo, porque eles têm um chamado especial. Em uma palavra, essas palavras expressamente contêm elogios e elogios ao chamado de Isaías.

Tu, portanto, levantares uma oração. Esta é a segunda razão pela qual Ezequias enviou mensageiros a Isaías; a saber, que ele também oraria junto com os outros. Por isso, aprendemos que é dever de um profeta não apenas confortar os aflitos pela palavra do Senhor, mas também oferecer suas orações por sua salvação. Portanto, não pastores e ministros da palavra pensem que cumpriram plenamente seu dever, quando exortaram e ensinaram, se também não acrescentam oração. Isso é realmente o que todos deveriam fazer; mas Ezequias enviou a Isaías de uma maneira particular, porque ele deveria liderar o caminho para os outros por seu exemplo. Além disso, “levantar uma oração” nada mais é do que “orar”, mas o modo de expressão merece atenção; pois mostra como nossos sentimentos devem ser regulados quando oramos. Em toda parte, as escrituras nos ordenam que “levemos nossos corações ao céu” ( Lamentações 3:41 😉 pois, caso contrário, não teríamos mais medo de Deus. Além disso, nossa estupidez é tão grande que somos imediatamente tomados pela imaginação grosseira de Deus; para que, se ele não nos visse olhar para o céu, preferiríamos procurá-lo a nossos pés. “Levantar uma oração”, portanto, é orar de tal maneira que nossos corações não se agachem na terra, ou pensem em algo terreno ou nojento sobre Deus, mas possam atribuir a ele o que é adequado à sua majestade, e que nossas afeições calorosas e sinceras podem levar um vôo elevado. Nesse sentido, é dito no Salmo,

“Venha minha oração diante de ti como incenso,
e como sacrifício da tarde. ” ( Salmos 141: 2. )

Para o remanescente que ainda resta. Quando ele deseja que a oração seja oferecida “pelo restante do povo que restou”, essa circunstância foi ajustada poderosamente para mover o Senhor; não que ele seja movido segundo a maneira dos homens, mas ele age em nossa direção dessa maneira e se acomoda à nossa fraqueza. Assim, quando nossos negócios são levados a tal ponto que não estamos longe da destruição, devemos espalhar nossa miséria diante de Deus, para que nossas mentes recebam algum consolo; pois Deus declara que tem consideração pelos “pobres e aflitos”. ( Salmos 22:24 .) E quanto mais nos aproximamos da destruição, tanto mais calorosamente e sinceramente devemos implorar que ele nos prestaria assistência, como vemos aqui o que Ezequias fez quando as coisas estavam desesperadas.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *