Estudo de Isaías 38:18 – Comentado e Explicado

Com efeito, não é a morada dos mortos que vos louvará, nem a morte que vos celebrará. O que desce à sepultura não espera mais em vossa bondade.
Isaías 38:18

Comentário de Albert Barnes

Pois a sepultura não pode te louvar – A palavra hebraica aqui é sheol. Aqui é colocado por metonímia para aqueles que estão na sepultura, isto é, para os mortos. A palavra ‘louvor’ aqui se refere evidentemente à celebração pública e solene da bondade de Deus. É claro, penso eu, que Ezequias acreditava em um estado futuro, ou que ele esperava morar com os habitantes da terra do silêncio Isaías 38:11 quando ele morreu. Mas ele não considerou esse estado como alguém adaptado à celebração dos louvores públicos de Deus. Era uma terra de trevas; uma morada de silêncio e quietude; um lugar onde não havia templo e nenhum elogio público como ele estava acostumado. Um sentimento semelhante é expresso por Davi no Salmo 6: 5 :

Pois na morte não há lembrança de ti;

Na sepultura, quem te dará graças?

Com relação às concepções judaicas do estado dos mortos, veja as notas em Isaías 14:15 , Isaías 14:19 .

(Veja a nota complementar em Isaías 14: 9 ; também as observações do editor sobre a exposição de Jó pelo autor. As idéias apresentadas pelo autor sobre o estado de conhecimento entre os santos antigos sobre um mundo futuro não podem deixar de ser consideradas como especialmente infelizes. À moda de alguns críticos alemães, os valores do Antigo Testamento são reduzidos ao mesmo nível dos heróis de Homero e Virgílio, pelo menos no que diz respeito a esse assunto.)

Não pode esperar pela tua verdade – Eles estão excluídos de todos os meios pelos quais a tua verdade é trazida à mente, e as ofertas de salvação são apresentadas. A provação deles está no fim; seus privilégios estão fechados; o destino deles está selado. A idéia é que é um privilégio viver, porque este é um mundo onde as ofertas de salvação são feitas e onde aqueles que estão conscientes da culpa podem ter esperança na misericórdia de Deus.

Comentário de Thomas Coke

Isaías 38:18 . Para o túmulo, etc. – Veja Salmos 6: 5 ; Salmos 30: 9 ; Salmos 30:12 .

Comentário de Joseph Benson

Isaías 38: 18-20 . Pois a sepultura não pode te louvar – Os mortos não podem ser instrumentos de promover a tua glória entre os homens na terra, ou de tornar a tua bondade conhecida por outros, que desejo e decido fazer. Eles não podem esperar pela tua verdade – Não podem esperar nem receber a realização da tua bondade prometida neste mundo. Os vivos, etc., te louvarão – Eles são especialmente obrigados a fazê-lo, e eles só têm o privilégio de fazê-lo entre os homens na terra. O pai para os filhos, etc. – Eles não apenas te louvarão enquanto viverem, mas terão o cuidado de propagar e perpetuar o teu louvor a todas as gerações seguintes. Ou ele quer dizer: “Tua maravilhosa misericórdia para comigo será registrada para o benefício de séculos posteriores; e os pais mencionarão isso a seus filhos, como um exemplo de tua fidelidade. ” O Senhor estava pronto para me salvar – Foi uma ajuda presente para mim, pronto para me ouvir e me socorrer com minhas orações a ele em minha grande extremidade. Portanto, cantaremos minhas canções – Tanto eu quanto meu povo cantaremos aquelas canções de louvor que são devidas, especialmente de mim, pela grande misericórdia de Deus para mim; aos instrumentos de corda – ou, à harpa (como o bispo Lowth a mostra), que estava de acordo com o costume daqueles tempos. Alguns inferem deste versículo que Ezequias compôs vários outros cânticos sagrados, alguns dos quais ainda podem existir entre os Salmos. Todos os dias de nossa vida na casa do Senhor – Aqui somos ensinados que o fruto apropriado da libertação do mal é ação de graças, difundindo-se através de todas as ações de nossa vida. Esta passagem nos mostra especialmente uma imagem de nosso dever e estado como cristãos, que, redimidos como somos pelo precioso sangue do Filho de Deus da destruição eterna, deveriam, com todos os poderes de nossas almas e corpos, celebrar sua nome e glória, para que toda a nossa vida pareça um contínuo agradecimento. Vitringa.

Comentário de John Calvin

18. Pois o inferno não te confessará. (94) Quando ele diz que não teria celebrado os louvores a Deus, se sua vida tivesse sido tirada, ele promete que será grato e guardará em lembrança. mesmo tempo declara que a maior e mais desejável vantagem que a vida pode lhe render é que ele louvará a Deus. Mas, embora seja um sinal de verdadeira piedade desejar a vida por nenhuma outra razão senão gastá-la nos louvores incessantes de Deus, mas Ezequias parece empregar uma linguagem que é muito exclusiva; pois a morte dos crentes declara a glória de Deus não menos que sua vida e, estando após a morte perfeitamente unida a Deus, eles não deixam de proclamar seus louvores junto com os anjos. Novamente, surge outra pergunta: “Por que Ezequias estava tão ansioso para evitar a morte e tão fervorosamente desejoso de uma vida terrena?” E, mesmo que essa segunda pergunta tenha sido respondida, o leitor também lembrará que esse terror não foi produzido apenas pela morte, pois o mesmo Ezequias, quando sua vida terminou, não resistiu, mas cedeu voluntariamente a Deus; mas que o rei piedoso, quando foi atingido pela ira de Deus, entristeceu-se apenas por esse motivo, que por seus pecados se excluiu da vida, como se nunca mais tivesse nenhum favor ou bênção.

Nisso também depende a resposta para a primeira pergunta; pois não precisamos nos perguntar se o rei piedoso, não apenas supondo que ele deva partir da vida, mas pensando que a morte é a punição dos pecados e a vingança de Deus, geme e chora que ele é condenado como indigno de se dedicar ao avanço da glória de Deus. Todos os que foram atingidos por esse raio são incapazes, vivos ou mortos, de celebrar os louvores a Deus, mas, sendo esmagados pelo desespero, devem ser mudos. No mesmo sentido, Davi também diz:

“Na morte não há lembrança de ti; na sepultura quem te louvará? ” ( Salmos 6: 5. )

E toda a Igreja diz:

“Os mortos não te louvarão, nem os que caem no silêncio.” ( Salmos 115: 17. )

A razão é que aqueles que estão arruinados e perdidos não terão motivo de ação de graças.

No entanto, também deve ser observado que os santos, quando falaram dessa maneira, não consideraram que tipo de condição os aguardava após a morte, mas, sob a influência da dor que agora sentiam, olhavam apenas o fim para o qual eles foram criados e preservados no mundo. O principal objetivo da vida, como dissemos um pouco antes, é que os homens sejam empregados no serviço de Deus; e com o mesmo desígnio, Deus protege sua Igreja no mundo, porque é sua vontade que seu nome seja celebrado. Agora, aquele que se vê abatido, porque não merece ser considerado, ou ocupar um lugar entre os adoradores de Deus, não considera calma e atentamente o que deve fazer após a morte, mas sob a influência sombria da tristeza, como se após a morte cessasse todo o exercício da piedade, retira dos mortos o poder de louvar a Deus, porque a glória de Deus parece estar enterrada junto com as testemunhas dela.

“Pois a sepultura não te confessará.” Alexander.

Comentário de John Wesley

Pois a sepultura não pode te louvar, a morte não pode te celebrar: os que descem à cova não podem esperar pela tua verdade.

Louvor – Os mortos não são capazes de glorificar o teu nome entre os homens na terra. Eles não podem esperar nem receber a realização da tua bondade prometida na terra dos vivos.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *