Estudo de Isaías 38:5 – Comentado e Explicado

Vai dizer a Ezequias: eis o que diz o Senhor, o Deus de Davi, teu pai: Ouvi tua oração e vi tuas lágrimas, prolongarei tua vida por quinze anos,
Isaías 38:5

Comentário de Albert Barnes

O Deus de Davi, teu pai – Davi é mencionado aqui, provavelmente, porque Ezequias tinha uma forte semelhança com ele 2 Reis 18: 3 , e porque um longo e feliz reino foi concedido a Davi; e também porque a promessa foi feita a Davi de que não deixaria que um homem se sentasse em seu trono (veja a nota em Isaías 37:35 ). Como Ezequias se parecia com Davi, Deus prometeu que seu reino deveria ser prolongado; e como talvez ele estivesse então sem um filho e sucessor, Deus prometeu a ele uma vida mais longa, com a perspectiva de que ele pudesse ter um herdeiro que o sucederia no trono.

Eis que acrescentarei aos teus dias quinze anos – Talvez este seja o único exemplo em que alguém tenha sido informado exatamente quanto tempo ele viveria. Por que Deus especificou o tempo agora não pode ser conhecido. Foi, no entanto, uma resposta completa à oração de Ezequias, e a promessa é uma demonstração completa de que Deus é o ouvinte da oração e que ele pode respondê-la imediatamente. Aprendemos aqui que é certo que um amigo de Deus ore pela vida. Em tempos de doença, e mesmo quando há indícios de uma doença fatal, não é impróprio orar para que a doença seja removida e a vida prolongada. Se o desejo é fazer o bem; promover o reino de Deus; beneficiar outros; ou para aperfeiçoar algum plano de benevolência iniciado, não é impróprio orar para que Deus prolonge a vida. Quem pode dizer, a não ser que ele muitas vezes poupa vidas úteis quando está desgastado pelo trabalho e quando a moldura parece estar afundando no túmulo, em resposta à oração? Ele realmente não faz milagres, como fez no caso de Ezequias, mas pode dirigir-se a remédios que nunca haviam ocorrido antes; ou ele próprio pode dar uma volta repentina e inesperada à doença e restaurar novamente o doente à saúde.

Comentário de John Calvin

5. Assim diz o Senhor Deus de Davi, teu pai. A princípio, quando ele atacou o terror sozinho, ele o considerou o suficiente para mencionar o nome simples e simples de Deus, a cujos julgamentos celestes no banco ele o chamou como criminoso; mas agora, quando traz consolo, ele distingue Deus por um título peculiar e honrado, a fim de apontar a causa e a origem da graça; como se dissesse que, devido ao pacto que fez com Davi, ele se inclina à misericórdia, para que não lide rigorosamente com Ezequias. ( 2 Samuel 7:12 .) Sabemos que nada é mais difícil do que os corações que ficaram muito alarmados com a convicção da ira de Deus serem encorajados a receber uma esperança favorável, de modo a perceber que Deus está reconciliado com eles. Portanto, essa confirmação era necessária, para que o rei piedoso, que em si mesmo estava arruinado, soubesse que poderia ser ressuscitado novamente para a vida da qual havia caído; pois a profecia referente à eternidade daquele reino não poderia falhar. Desde que, portanto, ele desmaiou quando pensou que não tinha esperança de viver, para poder respirar novamente, ele é lembrado de uma promessa, que naquela época era universalmente conhecida, de que os reis da semente e posteridade de Davi sempre reinar sobre o povo eleito,

“Enquanto o sol e a lua brilharem no céu.”
( Salmos 89:36 .)

Essa foi a prancha que ele apreendeu e pela qual escapou dos naufrágios.

Davi não é mencionado nesta passagem como um indivíduo particular, mas como um rei eterno, a quem havia sido cometida a promessa que poderia apoiar Ezequias; eterno, digo, não em si mesmo, mas em sua semente abençoada. Agora, desde que aquela eternidade finalmente se manifestaria em Cristo, de quem Ezequias, juntamente com outros reis, era um tipo, deve ter sido uma base sólida de esperança favorável de que ele era filho de Davi. (74) Sempre que, portanto, sentimos que nossos próprios pecados nos impedem de nos aproximar de Deus, a fim de obtermos seu favor, pensemos neste prefácio, que, embora tenhamos nos afastado dele por nossa própria culpa , ele ainda é o Pai de Cristo, que é a nossa cabeça, e

“Em quem nossa salvação sempre permanece oculta”.
( Colossenses 3: 3. )

Em uma palavra, Deus havia falado ultimamente no caráter de um juiz, mas agora ele está reconciliado e aponta um Mediador que aparece para apaziguar.

Eu ouvi a tua oração. Tendo aberto a porta da esperança, ele diz a Ezequias que Deus “ouviu suas orações”. Isso deve muito nos encorajar a seriedade na oração; pois, embora Deus por sua própria vontade se interesse profundamente por nossa salvação e nos antecipa por sua bondade, não apenas enquanto dormimos, mas “antes de nascermos” ( Romanos 9:11 ), ainda assim, quando ele testemunha que todos os benefícios que ele concede são concedidos em resposta às nossas orações, nossa negligência é totalmente indesculpável, se, depois de recebermos convites tão grandes, deixamos de cumprir o dever de oração, (75) E, no entanto, não devemos imaginar que as orações , a que Deus tão graciosamente ouve, são meritórios; mas, dando livremente o que prometeu livremente, ele acrescenta isso como a excelência máxima de sua bondade, a fim de estimular mais fortemente nossa fé. Não é um privilégio comum poder abordá-lo livremente e de uma maneira familiar colocar nossos cuidados em seu seio. Se Ezequias não tivesse orado, Deus sem dúvida teria assegurado que, de uma maneira ou de outra, algum governo do reino fosse preservado na posteridade de Davi; mas o que ele faria com respeito à sua verdade, ele diz que responderá às orações de Ezequias, para que ele reconheça que obteve fruto muito abundante da fé que exerceu em oração.

E eu vi tuas lágrimas. Ele menciona as lágrimas como um sinal de arrependimento, e também de calor e seriedade; não que por si só as lágrimas busquem favor ou tenham poder de agradar a Deus, mas porque distinguem orações sinceras daquelas que são oferecidas de maneira descuidada.

Eis que acrescento aos teus dias quinze anos. Por fim, ele acrescenta que Deus prolongou a vida de Ezequias na extensão de “quinze anos”. Isso pode, de fato, à primeira vista, parecer absurdo; pois fomos criados com a condição de não conseguirmos passar, por um único momento, o limite marcado para nós; como Jó também diz: “Tu designaste os seus limites que ele não pode ultrapassar”. ( Jó 14: 5. ) Mas a solução é fácil. O que é dito sobre um período prolongado deve ser entendido como se referindo aos pontos de vista de Ezequias, que havia sido excluído da esperança da vida e, portanto, deve; justamente considerou ser ganho o que foi acrescentado posteriormente, como se ele tivesse sido levantado da sepultura para uma segunda vida.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *