Estudo de Isaías 56:7 – Comentado e Explicado

eu os conduzirei ao meu monte santo e os cumularei de alegria na minha casa de oração; seus holocaustos e sacrifícios serão aceitos sobre meu altar, pois minha casa chamar-se-á Casa de Orações para todos os povos.
Isaías 56:7

Comentário de Albert Barnes

Mesmo eles trarei para o meu monte santo – (Veja as notas em Isaías 2: 3 ). Ou seja, eles devem ser admitidos na comunhão e privilégios de seu povo.

E faça-os alegres – Na participação dos privilégios da verdadeira religião e no serviço de Deus, eles serão felizes.

Na minha casa de oração – No templo – aqui chamada casa de oração. A linguagem aqui é toda derivada da adoração dos judeus, embora o significado seja evidentemente que, sob a nova dispensação, todas as nações seriam admitidas aos privilégios de seu povo, e que os serviços apropriados de religião que eles ofereceriam seriam aceitável a Deus.

Seus holocaustos – Ou seja, sua adoração será tão aceitável quanto a do povo antigo de Deus. Isso evidentemente contempla os tempos futuros do Messias, e o sentido é que, naqueles tempos, os gentios seriam admitidos nos mesmos privilégios do povo de Deus, como a nação judaica. É verdade que os prosélitos foram admitidos aos privilégios da religião entre os judeus, e foram autorizados a oferecer holocaustos e sacrifícios, nem pode haver dúvida de que eles eram então aceitáveis ??a Deus. Mas também é verdade que havia uma convicção de que eles eram admitidos como prosélitos e que haveria uma superioridade sentida pelos judeus nativos sobre os estrangeiros que foram admitidos em sua sociedade. Sob a religião judaica, essa distinção era inevitável e envolveria, apesar de todo esforço em contrário, grande parte do sentimento de casta – um senso de superioridade, por um lado, e de inferioridade, por outro; uma convicção, por um lado, de que eles eram descendentes de Abraão, e os herdeiros das promessas antigas e veneráveis, e, por outro, que haviam entrado como estrangeiros e haviam sido admitidos por um favor especial a esses privilégios. Mas tudo isso deveria ser abolido sob o Messias. Ninguém deveria reivindicar superioridade por qualquer suposta vantagem de nascimento, nação ou país; ninguém, por mais humilde que pudesse se sentir em relação a Deus e a seus próprios desertos, não admitiria em seu seio qualquer sentimento de inferioridade em relação a sua origem, país, aparência, caráter anterior. Todos deveriam ter o mesmo acesso próximo a Deus, e a oferta de um deveria ser tão aceitável quanto a de outro.

Para a minha casa – Esta passagem é citada pelo Salvador Mateus 21:13 , para mostrar a impropriedade de empregar o templo como local de tráfego e intercâmbio. Nessa passagem, ele simplesmente cita a declaração de que deveria ser ‘uma casa de oração’. Existem duas idéias na passagem usadas por Isaías; primeiro, que o templo seja considerado uma casa de oração; e, segundo, que os privilégios daquela casa sejam estendidos a todas as pessoas. O principal objetivo do templo era que Deus pudesse ser invocado ali, e o privilégio inestimável de invocá-lo deveria ser estendido a todas as nações da terra.

Comentário de Adam Clarke

Serão aceitos – Uma palavra está aqui perdida no texto: é fornecida pela Septuaginta, ???? yihyu , es??ta? , “elas serão”. – Houbigant.

Comentário de John Calvin

7. Estes eu trarei. Por esses modos de expressão, ele descreve o que havia declarado anteriormente, que estrangeiros que antes eram excluídos da Igreja de Deus são chamados a ela; para que a partir de agora a distinção entre circuncisão e incircuncisão seja abolida. Isso não pode se referir aos prosélitos, que foram recebidos no número do povo de Deus pela circuncisão, pois isso não seria nada novo ou incomum; mas ele testifica que a graça de Deus deve ser difundida em todo o mundo; e isso não pode ser conseguido sem a união dos gentios aos judeus, de modo a formar um corpo, o que aconteceu quando a diferença entre circuncisão e incircuncisão foi tirada do caminho. Portanto, agora não há nada que impeça os gentios de ministrarem a Deus, visto que eles foram chamados ao templo, isto é, à assembléia de crentes. Não apenas isso, mas vimos um pouco antes, que o sacerdócio é removido da tribo de Levi, não apenas para todo o corpo do povo, mas também para os estrangeiros.

O quão fortemente os judeus abominam esse sentimento é bem conhecido; pois, apesar de lerem essas palavras do Profeta, consideram absolutamente monstruoso que os gentios sejam chamados a esse benefício distinto de Deus, que foi especialmente destinado a eles. No entanto, o significado do Profeta é tão claro que não pode ser questionado sem a maior imprudência. Ele exalta essa graça do fruto que ela produz; pois a verdadeira e perfeita felicidade é reconciliar-se com Deus e desfrutar do seu favor. Sabemos, de fato, que os homens maus se entregam excessivamente à alegria; mas essa alegria se transforma em ranger de dentes, porque a maldição de Deus repousa sobre ela. Mas Deus enche os corações dos crentes com a alegria mais deliciosa, não apenas mostrando que ele está reconciliado com eles, mas pela manifestação de seu favor e bondade em sua prosperidade. No entanto, a maior alegria deles é aquela que nasce da “paz” de consciência, que Paulo atribui ao “reino de Deus” ( Romanos 14: 1 ) e que desfrutamos quando somos reconciliados com Deus por Cristo. ( Romanos 5: 1 )

Seus holocaustos e sacrifícios serão aceitáveis. Ele promete que seus sacrifícios serão aceitáveis ??para ele, porque todos foram chamados nessa condição, que se oferecerão e tudo o que têm a Deus. Com a palavra “sacrifícios”, ele quer dizer o culto espiritual a Deus, como é prescrito no Evangelho; pois o Profeta falou de acordo com o que era habitual em seu tempo, quando a adoração a Deus estava envolvida em uma variedade de cerimônias. Mas agora, em vez de sacrifícios, oferecemos a Deus louvores, ações de graças, boas obras e, finalmente, a nós mesmos. Quando ele declara que eles serão aceitáveis, não vamos imaginar isso; isso surge de seu próprio valor ou excelência, mas da bondade imerecida de Deus; pois ele poderia rejeitá-los com justiça, se os visse neles. Deve ser um estímulo para despertar em nós um forte desejo de adorar a Deus, quando vemos que nossas obras, que não têm valor, são aceitas por Deus como se tivessem sido puros sacrifícios.

Ele acrescenta: No meu altar; porque de nenhuma outra maneira os sacrifícios poderiam ser aceitáveis ??a Deus senão “no altar”, pelos quais “eles foram santificados”. ( Mateus 23:19 ) Assim, tudo o que oferecemos será poluído, se não for “santificado” por Cristo, que é o nosso altar.

Pois minha casa será chamada casa de oração. Antigamente, o templo era designado apenas para os judeus, que de uma maneira especial o Senhor desejava invocá-lo; pois, quando Paulo mostra que os judeus têm uma superioridade sobre os gentios, ele diz que ?at?e?a , isto é, “a adoração a Deus”, é deles. ( Romanos 9: 4 ) Assim, por um privilégio extraordinário, como o resto das nações não podia gozar, um templo foi construído entre eles. Mas agora a distinção foi removida e todos os homens, para qualquer nação ou lugar a que pertençam, são livremente admitidos no templo, isto é, na casa de Deus. Este templo foi ampliado a tal ponto que se estende a todas as partes do mundo inteiro; pois todas as nações foram chamadas para a adoração a Deus.

Aqui temos a diferença manifesta entre a lei e o evangelho; pois, segundo a lei, a verdadeira adoração a Deus era observada apenas por uma nação, por cuja causa o templo era especialmente dedicado a ele; mas agora todos são admitidos livremente, sem distinção, no templo de Deus, para que possam adorá-lo puramente nele, isto é, em toda parte. Devemos atender à forma de expressão que é habitual e familiar aos profetas, que empregam, como já dissemos, figuras que correspondem à sua idade e, sob o nome de “sacrifícios” e “o templo, Descreve a adoração pura de Deus. Ele pinta o reino espiritual de Cristo, sob o qual podemos por toda parte “levantar mãos puras” ( 1 Timóteo 2: 8 ) e invocar a Deus; e, como Cristo diz, Deus agora não deve ser adorado naquele templo, mas “os verdadeiros adoradores o adoram em espírito e em verdade”. ( João 4:24 )

Por essa razão, vemos o cumprimento dessa clara profecia, a saber, que “para todos os povos a casa de Deus se tornou a casa de oração”, para que todos possam “invocá-lo, Abba, Pai” ( Romanos 8:15 ; Gálatas 4: 6 ) isto é, em todas as línguas; a partir de agora os judeus não podem se gabar de que somente eles têm Deus. Assim, os profetas estavam sob a necessidade de acomodar seu discurso ao seu próprio tempo e aos serviços comuns da religião, para que pudessem ser entendidos por todos; pois ainda não havia chegado o tempo da revelação total, mas a adoração a Deus estava revestida de várias figuras. No entanto, sem dúvida, o templo, que havia sido consagrado ao nome de Deus, era na verdade sua casa; pois ele testemunhou por Moisés que estaria em todos os lugares onde mencionou seu nome ( Êxodo 20:24 ) e Salomão, na dedicação do templo, disse: “Quando vierem orar nesta casa, ouvirás no céu, na tua habitação. ” ( 1 Reis 8:30 ) E, portanto, Cristo repreende os judeus por “transformarem a casa de seu Pai em um covil de ladrões” ( Mateus 21:13 ; Marcos 11:17 ) e conecta essa passagem a uma passagem do livro do Profeta. Jeremias 7:11

Cristo chama o templo de “a casa de oração”, com referência àquela época em que o Evangelho ainda não havia sido publicado; pois apesar de ter chegado, ele ainda não era conhecido e as cerimônias da Lei não foram abolidas. Mas quando “o véu do templo foi rasgado ” ( Mateus 27:51 ) e o perdão dos pecados foi proclamado, esses aplausos do templo cessaram juntamente com outras cerimônias; pois Deus começou a ser chamado em todos os lugares por “todos os povos”.

No entanto, deve-se observar aqui que somos chamados à Igreja, a fim de invocar Deus; pois em vão se gabam dos que negligenciam a oração e o verdadeiro chamado a Deus, e ainda assim ocupam um lugar na Igreja. Em qualquer lugar que estejamos, portanto, não devemos negligenciar esse exercício de fé; pois aprendemos com as palavras de Isaías, como também é dito, ( Salmos 50:14 ) que este é o sacrifício mais alto e mais excelente que Deus exige; para que a santidade do templo consista em que as orações sejam oferecidas continuamente.

Comentário de John Wesley

Eu os levarei ao meu monte santo, e os alegrarei na minha casa de oração; seus holocaustos e seus sacrifícios serão aceitos no meu altar; porque a minha casa será chamada casa de oração para todas as pessoas.

Montanha – À minha casa, que ficava no monte Sião.

Alegre – Ao aceitar seus serviços e confortar seus corações com o sentido do meu amor.

Aceito – Eles terão livre acesso à minha casa e altar, como os próprios judeus, e seus serviços serão tão aceitáveis ??para mim. A adoração evangélica é aqui descrita sob as expressões acordadas com a adoração a Deus que então estava em uso.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *