Estudo de Isaías 57:16 – Comentado e Explicado

Realmente, não desejo controvérsias sem fim, nem persistir sempre no descontentamento, senão o espírito desfalecerá diante de mim, assim como as almas que criei.
Isaías 57:16

Comentário de Albert Barnes

Pois não lutarei para sempre – não ficarei zangado com o meu povo para sempre, nem sempre me recusarei a perdoá-lo e confortá-lo (ver Salmo 103: 9 ). Isso deve ser considerado como tendo sido dirigido principalmente aos judeus em seu longo e doloroso exílio na Babilônia. É, no entanto, redigido na linguagem geral; e a idéia é que, embora Deus punisse seu povo por seus pecados, sua ira não seria perpétua. Se fossem seus filhos, ele os visitaria novamente em misericórdia e restauraria a eles seu favor.

Pois o espírito deveria falhar diante de mim – os críticos se esforçaram bastante nessa parte do versículo, que supõem ser muito obscura. O significado simples parece ser que, se Deus continuasse com raiva contra as pessoas, elas seriam consumidas. A alma humana não pôde suportar uma controvérsia prolongada com Deus. Seus poderes fracassariam; sua força decai; deve afundar em destruição. Como Deus não pretendeu isso em relação ao seu próprio povo; como ele quis dizer que seus castigos não deveriam ser para a destruição deles, mas para a salvação deles; e como ele sabia quanto eles podiam suportar e quanto eles precisavam, ele aliviaria o fardo e os restauraria a seu favor. E a verdade ensinada aqui é que, se somos filhos dele, estamos seguros. Podemos sofrer muito e muito tempo. Podemos sofrer tanto que parece quase impossível que possamos suportar mais. Mas ele sabe quanto podemos suportar; e ele removerá a liderança, para que não sejamos totalmente esmagados. Um sentimento semelhante é encontrado nas duas elegantes passagens dos Salmos, que são evidentemente paralelas a isso e expressam a mesma idéia:

Mas ele está cheio de compaixão,

Perdoou a sua iniqüidade e não a destruiu;

Sim, muitas vezes ele queimou sua raiva,

E não despertou toda a sua ira.

Pois ele lembrou que eles eram apenas carne;

Um vento que passa e não volta mais.

Salmos 78: 38-39

Ele nem sempre repreende;

Ele também não guardará sua raiva para sempre.

Como um pai lamentou seus filhos,

Então o Senhor tem pena dos que o temem.

Pois ele conhece nossa estrutura;

Ele lembra que somos pó.

Salmo 103: 9 , Salmo 103: 13-14

A palavra hebraica que é traduzida aqui ‘deve falhar’ ( ? ??aph ), significa cobrir adequadamente, como em uma roupa; ou para envolver com qualquer coisa, como escuridão. Então é usado no sentido de ter a mente coberta ou abafada pela tristeza; e significa definhar, ser fraco ou débil, falhar. Assim, é usado no Salmo 61: 2 ; Salmo 107: 5 ; Salmo 142: 3 ; Lamentações 2: 11-12 , Lamentações 2:19 ; Jonas 2: 7 . Outras interpretações deste versículo podem ser vistas em Rosenmuller; mas o acima exposto parece ser o verdadeiro sentido. De acordo com isso, fornece terreno de encorajamento e conforto a todos os filhos de Deus que são aflitos. Nenhuma tristeza será enviada que eles não serão capazes de suportar, nenhuma calamidade que não será finalmente para o seu próprio bem. Ao mesmo tempo, é uma passagem cheia de alarme para o pecador. Como ele pode lutar para sempre com Deus? Como ele pode lutar sempre com o Todo-Poderoso? E qual deve ser o estado naquele mundo terrível, onde Deus lutará para sempre com a alma, e onde todos os seus poderes serão esmagados sob a vingança de seu braço eterno!

Comentário de Adam Clarke

Pois eu não lutarei para sempre – Os eruditos têm se esforçado muito pouco na última parte deste versículo, que eles supõem ser muito obscuros. Depois de todos os seus trabalhos, acho que a melhor e mais fácil explicação é dada nas duas elegantes passagens dos Salmos, que presumo serem exatamente paralelas a ela, e expressam claramente o mesmo sentimento.

“Mas ele, em sua misericórdia, perdoará o pecado deles.

E não os destruirá;

Sim, muitas vezes ele afastará sua ira,

E não despertará sua indignação:

Pois ele lembra que eles são apenas carne,

Um sopro que passa e não volta “.

Salmo 78:38 , Salmo 78:39 .

“Ele nem sempre argumenta

Nem ele sempre manterá sua ira:

Como um pai anseia por seus filhos,

Assim é Jeová ternamente compassivo com eles

que o temem, porque ele conhece a nossa estrutura;

Ele lembra que somos apenas poeira. ”

Salmo 103: 9 , Salmo 103: 13 , Salmo 103: 14 .

Na primeira dessas duas passagens, a segunda linha parece estar com defeito tanto na medida quanto no sentido. Suponho que a palavra ???? otham , então se perca no final; o que parece ser reconhecido pelos caldeus e pela vulgata, que parecem ter lido ???? ????? ??? velo yaschith otham . – EU.

Para o espírito – ??? ruach , a vida animal.

E as almas – n ?? neshamoth , os espíritos imortais. O Targum entende isso da ressurreição. Restaurarei as almas dos mortos, isto é, seus corpos.

Comentário de John Calvin

16. Porque não para sempre vou me esforçar. Ele continua a mesma doutrina; pois era difícil convencê-los disso, visto que durante aquele doloroso cativeiro eles perceberam que Deus era seu inimigo, e dificilmente conseguiam saborear a graça de Deus, pela qual seus corações poderiam ser encorajados ou aliviados. O Profeta, portanto, encontra essa dúvida e mostra que os castigos a que serão submetidos serão por um curto período de tempo e que Deus nem sempre ficará zangado com eles; que Deus realmente tem muito boas razões para se zangar, mas ainda assim ele renuncia a seu direito e fará uma redução daquilo que ele poderia ter exigido. Assim, ele conecta a ira de Deus com a moderação pela qual ele acalma os crentes, para que eles não sejam desencorajados; pois, embora ele retire um argumento da natureza de Deus, essa promessa é especialmente direcionada à Igreja.

Portanto, essa frase deve sempre ser lembrada por nós em meio às nossas mais graves aflições, para que não pensemos que Deus é nosso inimigo, ou que ele sempre lutará conosco. Quando ele diz que Deus está zangado, ele fala como se tivesse feito uma admissão e de acordo com os sentimentos de nossa carne; pois não podemos formar outra concepção de Deus durante nossas aflições, a não ser que ele esteja zangado conosco. É até proveitoso se emocionar com esse sentimento, para que ele possa nos instruir ao arrependimento; e, portanto, essa forma de expressão deve ser vista como se referindo exclusivamente à nossa capacidade, e não a Deus.

Pois o espírito deve ser vestido, (ou, deve ser oculto ou falhará.) Ele designa a razão pela qual nem sempre se esforça. Existem várias interpretações dessa passagem. Entre outros, isso me parece ser o mais apropriado; que “o espírito está vestido” com o corpo, como com uma roupa. Daí também o corpo é chamado de tabernáculo e, por assim dizer, a habitação do espírito. Se adotarmos essa significação da palavra, haverá dois modos de interpretar esta cláusula. Alguns o explicam como se referindo à última ressurreição: “o espírito será vestido;” isto é, depois de ter saído do corpo, voltará a ele como sua habitação. Assim, haverá um argumento do maior para o menor: “Eu levantarei cadáveres; Por que, então, não devo restaurá-lo, embora meio morto, para uma vida melhor? Outro significado, que também é adotado por alguns, será mais simples e melhor; pois a interpretação da cláusula, como referente à última ressurreição, é muito distante do contexto. “Eu envolvi o espírito com um corpo;” como se ele tivesse dito: “Criei homens e, portanto, cuidarei deles.”

Mas, por minha parte, acho que o Profeta se eleva mais alto; pois ele mostra que o Senhor lida tão gentil e gentilmente conosco, porque percebe como somos fracos e fracos; como também é apontado em outras passagens das Escrituras, como nos Salmos 103: 13 . “Assim como o pai lamentou os filhos, o Senhor lamentou os que o temem. Ele conhece nossa condição, lembrando que somos pó. A idade do homem é como a grama, e floresce como uma flor no campo. A mesma coisa é dita nos Salmos 78:38 . “Ainda inclinando-se à misericórdia, ele foi gracioso com a iniqüidade deles, e não os destruiu; muitas vezes recordou sua ira, e não despertou toda a sua indignação, lembrando que eram carne, e um vento que passa e não volta. novamente.” Aqui o Profeta me parece significar a mesma coisa; como se o Senhor tivesse dito: “Não estou disposto a tentar minha força com fôlego ou vento, que seria como se estivesse com grama ou uma folha, que desaparecerá repentinamente quando sentirem o calor do sol”. ????? ( yagnatoph ) é explicado por alguns como “ Falhará ;” o que concorda muito bem com esta passagem; pois nosso espírito falhará quando o Senhor exercer seu poder contra nós. Deixando a significação das palavras como algo duvidoso, entendemos suficientemente o desígnio do Profeta. Ele mostra que Deus lida gentilmente conosco e age com pouca severidade na correção de nossos pecados, porque leva em conta nossa fraqueza e deseja apoiá-la e aliviá-la.

Comentário de John Wesley

Pois não lutarei para sempre, nem sempre me indignarei; pois o espírito falhará diante de mim e as almas que eu constituí.

Pois – não irei prosseguir com a maior severidade com homens pecadores.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *