Estudo de Isaías 59:1 – Comentado e Explicado

Não, não é a mão do Senhor que é incapaz de salvar, nem seu ouvido demasiado surdo para ouvir,
Isaías 59:1

Comentário de Albert Barnes

Eis que a mão do Senhor não está encurtada – No significado desta frase, veja as notas em Isaías 50: 2 .

Nem seu ouvido pesado, que não pode ouvir – Sobre o significado desta frase, veja as notas em Isaías 6:10 .

Comentário de Thomas Coke

Isaías 59: 1-2 . Eis que a mão do Senhor não está encurtada O profeta aqui ensina que a razão pela qual Deus não exerce seu poder para a vingança de seu povo não é porque sua mão está encurtada, mas porque ele não ouve suas orações; que ele não ouve, não porque seu ouvido está pesado, mas porque uma nuvem intermediária, a saber, dos pecados deles, impede que seu rosto seja visto por eles em favor, ou que suas orações sejam ouvidas ou consideradas por ele: tanto como dizer: “A razão da continuidade de suas calamidades não é o poder de Deus para libertá-lo, nem a bondade de ouvir suas orações; mas suas iniqüidades o tornam um estranho para você e interromper o curso de suas bênçãos. . ” Veja Vitringa.

Comentário de Joseph Benson

Isaías 59: 1-2 . Eis que a mão do Senhor não está encurtada – Ele não está mais fraco do que nos tempos dos informantes, mas é tão onipotente quanto sempre esteve; nem o ouvido dele pesado – Ou enfadonho: ele não é como os seus deuses ídolos, que têm mãos e não podem ajudar, e ouvidos e não podem ouvir. Mas as tuas iniqüidades se separaram – Estiveram como um muro espesso entre você e o seu Deus – e o afastaram de você, Provérbios 15:29 . “A razão da continuidade de suas calamidades não é a falta de poder em Deus para libertá-lo, ou de bondade em ouvir suas orações; mas suas próprias iniqüidades fazem dele um estranho para você, interrompem a correspondência que costumava estar entre Deus. e seu povo, e pare o curso de suas bênçãos. ” – Lowth.

Comentário de John Calvin

1. Eis que a mão de Jeová não é abreviada. Esse discurso se assemelha ao anterior; pois, depois de ter arrancado a máscara dos hipócritas, que se vangloriavam em vão de si mesmos, e depois de ter mostrado que o castigo infligido a eles era justo, ele agora responde a outras objeções. Os hipócritas costumam acusar Deus de fraqueza ou de severidade excessiva. Ele mostra, portanto, que ele não quer poder nem vontade de salvar seu povo, mas que ele é impedido pela maldade deles de exercer sua bondade para com eles; e, portanto, que eles cometem erros ao culpar a Deus e ao proferir essas calúnias contra ele, quando devem, pelo contrário, acusar a si mesmos.

A palavra ?? ( galinha ) “eis”, é enfática, como se o Profeta falasse de algo realmente presente, e apontasse com o dedo, por uma questão de expressar certeza, a fim de cortar um punho de hipócritas, que eles não pode mais praticar evasão. Também devemos fornecer os contrastes às palavras “encurtado” e “entorpecido”, como se ele dissesse que antigamente havia recursos abundantes na mão de Deus para prestar assistência ao seu povo e que ele sempre estava pronto para ser reconciliado. e emprestou um carro disposto a orações, e que agora ele não é diferente de si mesmo, (129) como se sua mão estivesse quebrada ou seus ouvidos embotados, para que ele não ouvisse distintamente.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *