Estudo de Isaías 65:2 – Comentado e Explicado

Estendia constantemente as mãos a uma nação indócil e rebelde, que seguia o mau caminho de acordo com suas inclinações;
Isaías 65:2

Comentário de Albert Barnes

Eu estendi minhas mãos – Estender as mãos é uma ação que denota convite ou pedido Provérbios 1:24 . O sentido é que Deus convidou os judeus constantemente a participar de seus favores, mas eles foram rebeldes e rejeitaram suas ofertas.

Durante todo o dia – não deixei de fazê-lo. Os caldeus afirmam: ‘Enviei meus profetas o dia todo a um povo rebelde.’

Para um povo rebelde – (Veja as notas em Isaías 1: 2 ). – ‹Unto a disobedient and gainsaying people;’ Paulo traduz isso: Pros??? ?a?? ?pe?????ta ?a? ??t??????ta Pros laon apeithounta kai antilegonta – ‹Para um povo desobediente e depravado; mas o sentido é substancialmente preservado.

Que anda – De que maneira eles fizeram isso, o profeta especifica no versículo seguinte. Esta é a razão geral pela qual ele os rejeitou, e porque ele resolveu fazer a oferta de salvação aos gentios. Isso, a princípio, foi uma razão para as calamidades que Deus havia causado à nação no sofrimento do exílio, mas também contém um princípio geral do qual esse era apenas um espécime. Eles foram rebeldes, e Deus trouxe essa calamidade sobre eles. Também seria verdade em tempos futuros, que ele os rejeitaria e ofereceria salvação ao mundo pagão, e seria encontrado por aqueles que nunca o procuravam ou invocavam seu nome.

Comentário de Joseph Benson

Isaías 65: 2 . Eu estendi minhas mãos – Isto é aplicado aos judeus, Romanos 10:21 . Estendi minhas mãos, usei todos os meios para reduzi-las; Estendi as mãos de um orador apaixonado , para convencê-los; de um benfeitor liberal, para carregá-los com meus benefícios: isso eu tenho feito continuamente, em todo o curso de minha providência com eles. Para um povo rebelde – No entanto, eles são um povo rebelde. São Paulo expõe isso por ?a?? ape?????ta ?a? a?t??e???ta , povo que não foi persuadido, que não crê ou que não obedece; mas contradizer ou contradizer a palavra e a vontade de Deus. Que anda de uma maneira que não é boa – menos é expresso do que o pretendido: o significado é, de uma maneira que é muito ruim. Depois de seus próprios pensamentos – Ou, como é expresso em outro lugar, depois da imaginação de seus corações; uma frase usual para descrever o pecado, especialmente na questão da adoração de Deus. O Profeta Jeremias expressa o pecado dessa maneira muitas vezes.

Comentário de John Calvin

2. Estendi minhas mãos. Ele acusa os judeus e reclama de sua ingratidão e rebelião; e dessa maneira ele prova que não há razão para que eles digam que o Senhor os faz de errado se der sua graça a outros. Os judeus se comportaram com orgulho e insolência em relação a Deus, como se tivessem sido eleitos por seu próprio mérito. Por causa de sua ingratidão e insolência, o Senhor os rejeita como indignos, e reclama que, sem propósito, ele “estendeu as mãos” para puxá-las e trazê-las de volta para ele.

Por “esticar as mãos” ele quer dizer o convite diário. Existem várias maneiras pelas quais o Senhor “estende as mãos para nós”; pois ele nos atrai para ele, efetivamente ou pela palavra. Nesta passagem, deve relacionar-se principalmente à palavra. O Senhor nunca fala conosco sem ao mesmo tempo “esticar a mão” para se juntar a nós, ou sem nos fazer sentir, por outro lado, que ele está perto de nós. Ele até nos abraça e mostra a ansiedade de um pai, de modo que, se não cumprirmos o convite dele, deve ser inteiramente devido a nossa própria culpa. O hediondo da culpa é grandemente agravado pela longa continuação, que, durante uma longa sucessão de eras, Deus não deixou de enviar um Profeta após o outro, e mesmo, como ele diz em outro lugar, a se levantar cedo pela manhã e continuar o mesmo cuidados até a noite. ( Jeremias 7:13 .)

Para um povo rebelde. Primeiro, ele os chama de “rebeldes” ou desobedientes, mas imediatamente depois declara qual é a natureza dessa rebelião, a saber, que as pessoas seguem seus próprios pensamentos. Nada é mais desagradável a Deus do que os homens serem a???de?? “voluntariosos” ( 2 Pedro 2:10 😉 isto é, dedicados às suas próprias inclinações; pois ele nos ordena a renunciar a nosso próprio julgamento, para que sejamos capazes de receber a verdadeira doutrina. O Senhor, portanto, testemunha que não lhe devia que não retivesse e continuasse a exercer seu favor habitual, mas que eles se alienaram por sua própria loucura, porque escolheram seguir suas próprias inclinações naturais em vez de seguir Deus como seu líder.

Tendo apontado a causa dessa rejeição, devemos chegar ao chamado dos gentios, que sucederam no quarto dos judeus; pois esse é sem dúvida o assunto tratado no primeiro verso. Há muito tempo o Senhor o havia predito por Moisés, para que não pensassem que havia algo de novo nessa previsão.

“Eles me provocaram por aquilo que não é Deus; levaram-me à ira por suas vaidades; e eu também os provocarei por aquilo que não é um povo; por uma nação tola os enfurecerei. ” ( Deuteronômio 32:21 .)

Finalmente, o Profeta agora ameaça a mesma coisa que foi predita depois por Cristo quando esse cego estava próximo.

“O reino de Deus será tirado de você e será dado a uma nação que dará fruto.” ( Mateus 21:43 .)

1. Para aqueles que não pediram. (199) Quando ele diz que Deus se manifestou “àqueles que não pediram”, ele mostra que os gentios foram antecipados pela graça de Deus, e que eles não trouxeram mérito ou excelência como um incentivo a Deus para dar a eles. Obviamente, isso concorda com a passagem que citamos, na qual Moisés os chama de “uma nação tola”. ( Deuteronômio 32:21 .) Assim, sob um tipo universal, ele descreve qual é a natureza dos homens antes que o Senhor os antecipe por sua misericórdia; pois eles não invocam o Senhor, nem o procuram, nem pensam nele. E essa passagem deve ser cuidadosamente observada, a fim de estabelecer a certeza de nosso chamado, que pode ser considerado a chave que nos abre o reino dos céus; pois, por meio dele, paz e repouso são dados às nossas consciências, que sempre estariam em dúvida e incerteza se não repousassem em tais testemunhos. Vemos, portanto, que não aconteceu acidental ou repentinamente que fomos chamados por Deus e considerados como seu povo; pois já havia sido predito muito antes em muitas passagens. A partir desta passagem, Paulo luta sinceramente pelo chamado dos gentios e diz que Isaías corajosamente exclama e afirma que os gentios foram chamados por Deus, porque ele falou mais claramente e em voz alta do que as circunstâncias exigidas pelo próprio tempo da Senhora. Aqui vemos, portanto, que fomos chamados por um propósito eterno de Deus muito antes do evento acontecer.

Eis que eu, eis que eu. Repetindo essas palavras duas vezes, ele confirma ainda mais a declaração de que Deus se manifestou de maneira tão amigável às nações estrangeiras e pagãs, que elas não duvidam que ele habite no meio delas. E, de fato, essa mudança repentina precisava ser confirmada, porque era difícil de acreditar; embora por essa mesma novidade o Profeta pretendesse magnificar a inesperada graça de Deus. O significado pode ser assim resumido: “Quando o Senhor se oferecer aos gentios, e eles se juntarem à sagrada família de Abraão, haverá alguma Igreja no mundo, depois que os judeus forem expulsos. ” Agora vemos que tudo o que aqui é predito pelo Profeta foi cumprido pelo Evangelho, pelo qual o Senhor realmente se ofereceu e se manifestou a nações estrangeiras. Sempre que, portanto, essa voz do Evangelho é ouvida em nossos ouvidos, ou quando registramos a palavra do Senhor, deixe-nos saber que o Senhor está presente e se oferece, para que possamos conhecê-lo familiarmente e invocá-lo. corajosamente e com confiança garantida.

Comentário de John Wesley

Estendi minhas mãos o dia todo a um povo rebelde, que caminha de uma maneira que não era boa, segundo seus próprios pensamentos;

Eu espalhei – Aplicado aos Judeus, Romanos 10:21 . Estendi minhas mãos, usei todos os meios para reduzi-las, estendi as mãos de um orador apaixonado para convencê-los, de um benfeitor liberal para carregá-los com meus benefícios; isso eu tenho feito continuamente em todo o curso de minha providência com eles.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *