Estudo de Isaías 8:17 – Comentado e Explicado

Terei confiança no Senhor que se esconde da casa de Jacó,e esperarei nele.
Isaías 8:17

Comentário de Albert Barnes

E eu esperarei no Senhor – Este é o começo de um novo assunto. O profeta encerrou sua mensagem anterior; mas vira que em relação à grande massa da nação, sua exortação fora em vão. Ele agora diz que, tendo entregue sua mensagem, ele pacientemente olharia para Deus sozinho. Sua esperança estava nele, apesar de a nação procurar em outro lugar; e embora calamidades viessem, ele ainda confiaria apenas em Deus.

Isso esconde seu rosto – Esta é uma expressão figurativa, denotando a retirada de seu favor e proteção. Ele os deixaria e daria a eles um castigo merecido; compare Jó 23: 9 ; Jó 13:24 ; Salmo 44:24 ; Salmo 10: 1 ; Salmo 104: 29 .

E procurarei por ele – esperarei ajuda dele e acreditarei que suas promessas de proteção final ainda serão cumpridas; compare Habacuque 2: 3 :

Pois a visão ainda está por um tempo determinado,

Mas no final ele falará, e não mentirá:

Embora demore, espere;

Porque certamente virá, não tardará.

Comentário de Thomas Coke

Isaías 8: 17-18 . E vou esperar, etc. – Essas palavras pertencem ao Messias. O Messias aqui responde a Deus Pai, que ele obedece perfeitamente a seus conselhos, esperando com confiança depositada nele pelo cumprimento daquelas grandes promessas que foram feitas a ele pelo Pai, bem como as do cap. 49 embora Deus escondeu seu rosto da maior parte dos judeus rebeldes e incrédulos. Pensa-se que as crianças, mencionadas Isaías 8:18, se referem aos apóstolos e primeiros discípulos de Cristo, que eram de fato para sinais e maravilhas em Israel. Veja Vitringa.

Comentário de Joseph Benson

Isaías 8: 17-18 . E – ou ainda, como a mesma partícula é traduzida, Jeremias 2:32 ; Jeremias 2:35 e em outros lugares; Vou esperar no Senhor – Não obstante esta terrível profecia, concernente à incredulidade e rejeição de Israel, lançarei meus cuidados sobre ele e esperarei o cumprimento de sua promessa, enviando o Messias, conferindo-me e todos os que crêem. Israelitas, todas as suas misericórdias e bênçãos, a serem adquiridos para a humanidade por seus méritos; que esconde seu rosto da casa de Jacó – que agora ameaça e ameaça que ele se tornará a seguir, retire seu favor e bênção da família ou povo de Israel. E eu vou procurá-lo – Com um olho de fé e expectativa, até a hora dele chegar. Eis que eu, etc. – Essas palavras foram literalmente ditas por Isaías a respeito de si mesmo, mas misticamente a respeito de Cristo, de quem o profeta era um tipo, e, portanto, elas são apropriadamente aplicadas a Cristo, Hebreus 2:13 ; e os filhos que o Senhor me deu – Seus filhos espirituais, a quem ele havia gerado ou instruído por seu ministério; são para sinais, etc., em Israel – são um estoque de contemplação; são ridicularizados e ridicularizados, por nossa loucura em crer nas promessas de Deus, e isso mesmo entre os israelitas que foram ensinados e que professam coisas melhores. Do Senhor dos Exércitos – Que passa pelo sábio conselho e providência de Deus; que habita em Sião – onde estava o templo agora e onde o Messias deveria estabelecer seu reino.

Comentário de E.W. Bullinger

esperar. Referência a Pentateuco ( Gênesis 49:18 ).

a casa de jacó. Veja nota em Isaías 2: 5 .

e eu vou olhar, & c. Veja Hebreus 2:13 .

Comentário de John Calvin

17. Portanto, esperarei no Senhor. (132) Eu escolhi renderizar a partícula ? ( vau ), portanto ; pois o Profeta se recupera, depois de ter recebido do Senhor o consolo que acabamos de ver agora. “Vendo que o Senhor se agrada de ter discípulos aos quais sua doutrina está selada, esperarei por ele , embora ele tenha escondido o rosto de Jacó , ou seja, tenha rejeitado e rejeitado seu povo.” Esta é uma passagem notável e, meditando continuamente nela, devemos ser grandemente encorajados; pois, embora possa parecer que o mundo inteiro se revoltou, ainda devemos ousadamente perseverar; e mesmo que Deus tenha ocultado o seu rosto do seu povo, e aqueles que professavam o seu nome tenham sido expulsos, ainda assim devemos esperar por ele com esperança inabalável. Este é o único remédio que nos resta.

A palavra espera é extremamente enfática; como se ele tivesse dito: “Ainda não me desviarei de Deus, perseverarei na fé.” Ele aumenta a força disso acrescentando: procurarei por ele ; pois a ocorrência de qualquer ofensa costuma fazer nossa fé vacilar e desmaiar, e é mais dolorosamente abalada quando vemos que somos privados de aliados e que existem inimigos abertos que ousadamente tomam para si o nome da Igreja. As ofensas geralmente nos afastam de Deus e nos deixam perplexos de tal maneira que questionamos a verdade da palavra. Portanto, esse consolo é altamente necessário, se a Igreja é oprimida por calamidades externas ou confundida pela traição da multidão.

Comentário de John Wesley

E esperarei no Senhor, que esconde o seu rosto da casa de Jacó, e eu o procurarei.

No entanto – não obstante esta terrível profecia referente à rejeição de Israel.

Espere – lançarei meus cuidados sobre ele e esperarei o cumprimento de sua promessa, enviando o Messias e conferindo a mim e a todos os israelitas crentes todas as suas misericórdias e bênçãos.

Esconde – Isso agora retira seu favor e bênçãos do povo de Israel.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *