Estudo de Isaías 9:4 – Comentado e Explicado

Porque o jugo que pesava sobre ele, a coleira de seu ombro e a vara do feitor, vós os quebrastes, como no dia de Madiã.
Isaías 9:4

Comentário de Albert Barnes

Pois tu quebraste – Este versículo e o seguinte mostram a maneira pela qual a ocasião da alegria foi fornecida. A expressão ‘tu tens’ não se refere necessariamente ao passado, mas é uma forma de expressão derivada da natureza das visões proféticas, onde é descrita como o passado que passa diante dos olhos do profeta; veja a introdução, seção 7.

O jugo – Essa palavra é freqüentemente usada para denotar opressão ou tirania; Levítico 26:13; Deuteronômio 28:48 – onde a opressão é descrita como ‘um jugo de ferro;’ compare 1 Reis 12: 4; Isaías 47: 6; Isaías 58: 6.

O cajado de seu ombro – A palavra cajado prestado aqui pode significar um galho, um galho, um cajado, bastão ou vara. Gesenius supõe que a expressão aqui significa a vara pela qual o castigo é infligido, e que a frase “vara de ou para o ombro” denota opressão e servidão. Rosenmuller pensa que se refere antes ao costume entre os antigos de colocar um pedaço de madeira, não muito diferente de um jugo, nos pescoços e ombros dos escravos, como uma marca de servidão. Hengstenberg entende: o cajado que bate no pescoço ou nas costas.

A vara de seu opressor – Isso, sem dúvida, refere-se ao castigo infligido àqueles em cativeiro, e é uma frase que denota opressão e servidão. A palavra ‘his’ aqui se refere a Israel.

Como no dia dos midianitas – refere-se à libertação que foi realizada sob Gideão contra os midianitas; veja Juízes 7 ; 8) Essa libertação foi uma notável interposição de Deus. Foi realizado não pela força humana; mas foi uma manifestação sinal do poder de Deus em libertar a nação da longa opressão dos midianitas. Assim, o profeta diz aqui, que a libertação será uma prova da presença e poder de Deus como era naquele dia. Herder (Hebrew Poetry, vol. Ii. P. 296) diz: Naquele período, na parte norte do país, uma grande libertação foi realizada. Então, nas obscuras florestas de Naftali e Zebulom, a luz da liberdade se espalhou por toda a terra. Então agora também nesta imprensa do norte das nações, no caminho ao longo do mar da Galiléia, onde agora os sírios hostis estão exercitando suas opressões, a luz da liberdade está saindo, e haverá alegria e jubileu, como o de a música de Deborah.

Comentário de Thomas Coke

Isaías 9: 4 . Pois quebraste o jugo do seu fardo – o seu jugo pesado. O discurso a seguir ilustra o anterior; pois apresenta os grandes e poderosos benefícios relacionados com a aparência do Messias, entre os quais o primeiro mencionado é tirar o jugo dos ombros do povo de Cristo e dar-lhes verdadeira liberdade, segundo o exemplo do libertação anteriormente obtida por Gideão, embora procedesse somente de Deus sem nenhuma ajuda humana. Veja Jeremias 23: 6 e Lucas 1: 70-71, onde Zacarias parece ter tido essa passagem em vista. O jugo aqui mencionado significa o jugo do pecado, que ocasionou o jugo e a servidão da lei ( Gálatas 3:19 . Atos 15:10 .) E o opressor provavelmente se refere a esse homem forte, cujo poder Cristo quebrou e destruído. O significado geral do versículo é que Cristo destruiu o poder do pecado e Satanás: Hebreus 2: 14-15 . 1 João 3: 8 . Podemos apenas observar que, como todas as grandes libertações na igreja eram figurativas disso por meio de Cristo, assim, de Gideão, na maioria dos escritores, foi entendido como extraordinariamente figurativo da redenção cristã. Veja Vitringa.

Comentário de Joseph Benson

Isaías 9: 4 . Pois quebraste, etc. – Bispo Lowth traduz este versículo: Para o jugo de seu fardo, o cajado colocado em seu ombro, a vara de seu opressor quebrou, como no dia de Midiã. Os judeus estiveram sob o jugo repetidamente, para um povo hostil ou outro, e foram profundamente oprimidos por eles; anteriormente pelos filisteus, moabitas, amonitas e midianitas e, posteriormente, pelos assírios, caldeus, persas e macedônios; e muitas e sucessivas libertações de seus opressores Deus lhes concedeu. Agora, como os jugos sob os quais eles haviam sofrido eram emblemáticos dos de Satanás, pecado e morte, inimigos espirituais do povo de Deus, suas libertações eram figuras da libertação espiritual que os crentes, judeus ou gentios, recebem por meio de Cristo. E desta libertação espiritual e salvação, como mostra o contexto, este versículo deve ser entendido. Pois os versículos anteriores predizem a difusão da luz do evangelho, e os que se seguem atestam o nascimento do Messias, revelam seus personagens e ofícios e estabelecem as bênçãos de seu reinado pacífico e justo. Ver Jeremias 23: 6 ; Lucas 1: 70-74 , onde Zacarias, cheio do Espírito Santo, parece admiravelmente expor essa passagem do profeta. Como no dia dos midianitas – Quando Deus destruiu os midianitas de maneira tão admirável e por meios tão improváveis ??e desprezíveis, que era um tipo eminente de Cristo conquistando os poderes das trevas e todos os seus inimigos, morrendo na cruz, e pela pregação de alguns homens não instruídos e pobres, desprezados.

Comentário de John Wesley

Pois quebraste o jugo do seu fardo, e o bastão do seu ombro, a vara do seu opressor, como no dia dos midianitas.

O jugo – o jugo pesado dele.

O bastão – O bastão ou bastões pelos quais ele foi forçado a carregar cargas sobre seus ombros.

A vara – Com que ele o venceu.

Opressor – De todos os seus opressores, mas principalmente do pecado e do diabo.

Como – Quando Deus destruiu os midianitas de uma maneira tão admirável por trezentos homens.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *