Estudo de Jeremias 10:23 – Comentado e Explicado

Bem sei, Senhor, que não é o homem dono de seu destino, e que ao caminhante não lhe assiste o poder de dirigir seus passos.
Jeremias 10:23

Comentário de Joseph Benson

Jeremias 10:23 . Ó Senhor, eu sei, etc. – O profeta agora se volta para Deus e se dirige a ele, achando pouco objetivo falar com o povo. É um consolo para os pobres ministros que, se os homens não os ouvirem, Deus o fará; e para ele eles têm liberdade de acesso o tempo todo. Deixe-os encerrar sua pregação com oração, como o profeta daqui faz, e então eles não terão motivos para reclamar que trabalharam em vão. Que o caminho do homem não está em si mesmo – O profeta deve aqui ser considerado como reconhecendo a superintendência e o domínio da providência divina; que por isso, e não por sua própria vontade e sabedoria, os assuntos das nações e de determinadas pessoas são dirigidos e governados. Suas palavras neste versículo, tomadas em conexão com o seguinte, podem assim ser parafraseadas: Tua providência, ó Senhor, superintende todos os eventos; tudo o que acontece passa por sua permissão ou compromisso. Não está no homem impedir o que já foi resolvido em teus decretos. Sabemos, portanto, que não está em nosso poder desviar os julgamentos que estão vindo sobre nós, mas você pode moderá-los e limitá-los conforme quiser. Se, então, for sua vontade que sintamos os terríveis efeitos de sua justiça, nos castigue, mas poupe nossa fraqueza; corrija-nos, mas com julgamento, não na sua ira, etc. Theodoret aplica isso a Nabucodonosor e explica a passagem assim: “Sabemos, ó Senhor, que o príncipe a quem enviaste contra nós não fica sem tuas ordens; que o sucesso de seus braços e a boa sorte de sua empresa procedem somente de ti; mas livra-nos, ó Senhor, deste terrível inimigo; e se merecemos castigo, podemos recebê-lo na tua mão. Castigue-nos como pai, e não como juiz. As palavras, no entanto, são aplicáveis ??a todos nós, bem como a Nabucodonosor e aos judeus. Não estamos à nossa disposição, nem somos capazes de dirigir nosso próprio caminho por nossa própria sabedoria, seja em assuntos temporais ou espirituais. Também não temos a liberdade de escolher qual linha de vida queremos ou de garantir a nós mesmos o sucesso e a prosperidade que desejamos. Estamos sob o governo de Deus, e à sua disposição, e precisamos continuamente de sua direção e da influência de sua graça, sem a qual certamente erraremos do caminho certo, e não escolheremos nem realizaremos o que é verdadeiramente bom e duradouro. e pela nossa felicidade.

Comentário de Adam Clarke

Ó Senhor, eu sei que o caminho do homem não está em si mesmo – não pretendo disputar contigo; fazes tudo com sabedoria e justiça; pecamos e tens o direito de punir; e para escolher esse tipo de punição, você acha que melhor responderá aos fins da justiça. Nós não podemos escolher; tu nos designaste para o cativeiro; não devemos repinar: ainda,

Comentário de John Calvin

Os judeus confinam isso a Senaqueribe, que, de acordo com sua própria vontade, resolveu atacar os amonitas, em outro os moabitas, e reduzi-los sob seu próprio poder; mas fora induzido por um impulso repentino de ir à Judéia. Mas isso é frívolo. O Profeta, duvido que não, se referiu aos judeus, que por muito tempo estavam acostumados a dispensar todo medo, como se pudessem, por seus próprios conselhos, consultar da melhor maneira para o bem público: para nós sabemos que sempre que qualquer assédio era apreendido pelos assírios, eles geralmente fugiam em busca de ajuda para o Egito ou a Caldéia. Assim, eles se sustentaram, de modo que pensaram que cuidavam bem de seus assuntos, enquanto recorriam a esse ou aquele expediente; e então, quando os profetas denunciavam sobre eles a vingança de Deus, eles usualmente consideravam apenas seu estado atual, como se Deus não pudesse; num instante, vibram seus relâmpagos do nascer ao pôr do sol.

Desde então, essa segurança produziu torpor e obstinação, o Profeta nesta passagem exclama justamente, eu sei, Jeová, que seu caminho não está no poder do homem; nem está no poder de uma pessoa caminhar para dirigir seus passos (22)

Agora percebemos o que o Profeta tinha em vista; e isso sempre deve ser lembrado – que, se desejamos ler o que foi escrito com proveito, devemos considerar o significado pretendido pelo Espírito Santo, e depois o propósito pelo qual ele falou. Quando entendemos essas coisas, é fácil aplicar a outras coisas: mas quem não considera o fim em vista, sempre vagueia aqui e ali, e embora possa dizer muitas coisas, ainda não chega ao chefe. ponto. (23) Mas devemos observar que o Profeta, como ele havia feito antes, falou como se tivesse Deus somente como testemunha, pois viu que seu próprio povo estava tão endurecido que dirigiu suas palavras a eles em vão: portanto, voltou-se para Deus, que era uma prova de que ele se desesperava quanto à disposição do povo, como se dissesse: “Não terei mais nada a ver com esse povo perverso; pois já descobri pela minha experiência que a perversidade deles é indomável. Agora estou, portanto, obrigado, ó Senhor, a dirigir-se a você como se estivesse sozinho no mundo. ” Esta é a razão pela qual ele falou com o próprio Deus. Adiaremos o resto para amanhã.

Eu sei, Jeová, que não para o mortal é o seu caminho;
Nem é para o homem andar E estabelecer seus passos.

Tal é substancialmente o significado do Targum e de todas as versões, exceto o siríaco, que Blayney seguiu assim:

Conheço a Jeová que o caminho dele não é como o dos homens,
Tampouco como um ser humano, ele prossegue e ordena sua partida.

Esta construção é totalmente inadmissível. Se Jeová estivesse no caso objetivo, teria ?? antes dele. Ver 1 Samuel 3: 7 . Então o resto do verso é uma paráfrase e não uma versão; e uma paráfrase que o original não suporta. “Andar” e “estabelecer” estão na mesma situação, ambos infinitivos; e assim eles são renderizados em todas as versões e no Targum.

O desígnio da passagem parece ser mais corretamente sugerido por Gataker do que por Calvin: – “Senhor, sabemos bem, que esse exército não pode entrar senão por sua permissão; mas desde que você resolveu nos castigar, imploramos a você que, com ira, lembre-se da misericórdia. ” Assim, no versículo seguinte, o Profeta diz: “Ó Senhor, corrija-me, mas com julgamento”. – Ed .

Comentário de E.W. Bullinger

não está em = pertence a não.

não é. Alguns códigos, com duas edições impressas iniciais, aramaico, Septuaginta, Siríaca e Vulgata, lêem “nem” .

direto = estabelecer.

Comentário de John Wesley

Ó SENHOR, sei que o caminho do homem não está em si mesmo; não está no homem que anda para dirigir seus passos.

Não é – Senhor, sabemos que não está em nosso poder desviar esses julgamentos que estão chegando sobre nós, mas você pode moderar e limitá-los conforme quiser.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *