Estudo de Jeremias 12:1 – Comentado e Explicado

Sois sumamente justo, Senhor, para que eu entre em disputa convosco. Entretanto, em espírito de justiça, desejaria falar-vos. Por que alcançam bom êxito os maus em tudo quanto empreendem? E por que razão vivem felizes os pérfidos?
Jeremias 12:1

Comentário de Albert Barnes

Contudo, deixe-me falar … – Antes, ainda assim falarei contigo por uma questão de razão. Este sentido é bem dado na margem. O profeta reconhece a justiça geral dos tratos de Deus, mas não pode conciliar com ela a adequação dos conspiradores de Anatote. Essa dificuldade estava freqüentemente presente nas mentes dos santos do Antigo Testamento, ver Jó 21: 7 e seg. Salmo 37 ; Salmo 73 .

Feliz – Antes, seguro, tranquilo.

Comentário de Thomas Coke

Jeremias 12: 1 . Justo és tu, ó Senhor Justo, & c. por isso te pedirei; mas não falarei senão o que é só contigo. Portanto, etc. Jeremias fala isso a respeito das mesmas pessoas iníquas que consultaram para tirá-lo com veneno; e ele parece imaginar que todas as coisas tiveram sucesso com elas. Mas ele expressa sua admiração por meio de um interrogatório, para que possa aproveitar a oportunidade para profetizar que a prosperidade deles não seria de longa duração. Veja Salmos 73 e Houbigant.

Comentário de Joseph Benson

Jeremias 12: 1 . Justo és tu, ó Senhor – O profeta, estando prestes a investigar as razões e o significado de algumas das dispensações divinas, primeiro reconhece uma verdade de certeza inquestionável, a saber, que Deus é justo, isto é, justo e santo em todas as suas maneiras. Assim, ele se arma contra as tentações com as quais foi agredido, para invejar a prosperidade dos iníquos, antes de começar a implorar a Deus a respeito. E, imitando-o, quando somos menos capazes de entender a intenção dos conselhos e procedimentos divinos, ainda devemos resolver reter apenas os pensamentos de Deus, e devemos estar confiantes disso, de que ele nunca fez e nunca fará o mesmo. menos errado para qualquer uma de suas criaturas; que mesmo quando seus julgamentos são insondáveis como um grande abismo, e totalmente irresponsáveis, sua justiça é tão visível e imóvel quanto as grandes montanhas, Salmos 36: 6 . No entanto, deixe-me falar contigo dos teus julgamentos – Não como forma de acusar-te, mas para minha própria satisfação em relação às tuas dispensações no governo do mundo. Por que o caminho dos ímpios prospera? – Por que seus projetos e projetos são bem-sucedidos? Por que todos eles são felizes e lidam de maneira muito traiçoeira? – Por que os assuntos e as famílias dos perversos e injustos estão em um estado próspero? Por que você permite isso? Que fim do teu governo justo deve ser respondido por ele? Por todos eles, ele significa muitos deles, e acredita-se que tenha falado assim com uma referência especial aos sacerdotes de Anathoth, que conspiraram contra sua vida. A prosperidade dos iníquos, em todas as épocas, tem sido um mistério, e serviu para fornecer aos infiéis uma objeção contra a providência de Deus, e, por esse motivo, tem sido uma fonte de tentação para muitos do povo de Deus.

Comentário de Adam Clarke

Justo és tu, ó Senhor, quando eu imploro contigo – O profeta se entristeceu com a prosperidade dos ímpios; e ele se pergunta como, consistentemente com a justiça de Deus, o vício deve estar frequentemente em abundância e piedade em sofrimento e pobreza. Ele sabe que Deus é justo, que tudo é feito bem; mas ele deseja indagar como esses lotes aparentemente desiguais e imerecidos acontecem. Sobre este assunto, ele deseja argumentar com Deus, para que ele receba instruções.

Comentário de John Calvin

A mente dos fiéis, sabemos, muitas vezes foi grandemente provada e até abalada ao ver todas as coisas acontecendo com sucesso e prosperidade aos desprezadores de Deus. Encontramos essa queixa expressa amplamente nos Salmos 73: 0 . O Profeta ali confessa que estava quase caído, porque andava em um lugar escorregadio; ele viu que Deus favorecia os ímpios; pelo menos, pela aparência das coisas, ele não poderia formar outro julgamento, a não ser que eram amados e amados por Deus. Também sabemos que os ímpios se tornam assim endurecidos, de acordo com Dionísio, que disse que Deus favorecia os sacrílegos; pois navegou em segurança após ter saqueado templos e cometeram assaltos em muitos lugares; assim, ele riu para desprezar a tolerância de Deus. E, portanto, Salomão diz: Quando todas as coisas estão em um estado de confusão no mundo, a mente dos homens é levada a desprezar a Deus, pois pensam que todas as coisas acontecem na Terra por acaso, e que Deus não se importa com a humanidade. ( Eclesiastes 9: 0 ) Mas com respeito aos fiéis, como já disse, quando veem o ímpio procedendo impunemente em todas as iniqüidades e más ações, e reivindicando o mundo para si mesmos, enquanto Deus é, por assim dizer, conivente para eles, suas mentes não podem ser senão gravemente angustiadas. E esta é a visão que os intérpretes adotam dessa passagem; isto é, ele ficou perturbado com a próspera condição dos ímpios e exposto a Deus, como Habacuque parece ter feito no início do primeiro capítulo; mas ele me parece ter algo mais alto em vista.

Dissemos em outro lugar que, quando os Profetas viram que passavam seu trabalho em vão para os surdos e os intratáveis, eles dirigiram seus endereços a Deus como em desespero. Por isso, duvido que não, mas que foi um sinal de indignação quando o Profeta se dirigiu a Deus, tendo sido entregue aos homens, na medida em que ele viu que falava aos surdos sem nenhum benefício. Aqui, então, ele desperta a mente do povo, para que eles saibam longamente que ele não poderia convencê-los de que eles estavam condenados à ruína por Deus. Pois quando Jeremias falou com eles, todos os seus ameaças foram desprezados e ridicularizados; portanto, ele agora se dirige a Deus, como se tivesse dito, que não teria mais nada a ver com eles, pois havia trabalhado em vão. Este parece ter sido o objetivo do Profeta.

Mas, para que o ímpio não tivesse ocasião de caluniar, ele pretendia regular seu discurso de modo a não lhes dar motivo para ceder. Por isso, ele faz esse prefácio – que Deus é, ou seria justo, embora contendesse com ele. Essa ordem deve ser cuidadosamente observada; pois quando cedemos, no mínimo, às nossas paixões, somos imediatamente levados, e não podemos nos conter dentro dos limites adequados e continuar no caminho certo. Assim que os pensamentos, que podem nos afastar do temor de Deus e diminuir a reverência devida a ele, se infiltrarem, devemos fortalecer nossas mentes e montar montes, para que o diabo não nos atraia. mais longe do que queremos ir. Por exemplo, quando alguém atualmente vê coisas desordenadas no mundo, começa a raciocinar livremente consigo mesmo: “O que isso significa? Como é que Deus sofre licenciosidade para prevalecer por tanto tempo? Por que ele se esconde assim? ” Assim que surgirem esses pensamentos, se possuirmos o verdadeiro princípio da religião, tentaremos restringir essas andanças e nos colocar no caminho certo; mas isso não será fácil; pois assim que ultrapassamos os limites, não há restrição, nem limitação. Portanto, o Profeta sabiamente começa dizendo: Tu és justo, embora eu contenda contigo. Não é apenas para o bem dos outros que ele fala assim, mas também para restringir no tempo seus próprios sentimentos e não se permitir mais do que é certo. Ainda devemos lembrar o que eu disse, – que o Profeta aqui dirige suas palavras a Deus, para que os judeus saibam que foram deixados como estavam sem esperança, e eram indignos de que ele investisse mais neles.

Ele diz: E ainda assim falarei juízos contigo; isto é, disputarei de acordo com os limites do que é certo e justo. Alguns, de fato, julgam os castigos, como se o Profeta desejasse que o povo fosse punido; mas disso não aprovo, pois é uma visão tensa. Falar julgamentos não significa nada além de discutir um ponto da lei, pleitear de acordo com a lei, como é comumente dito. Ao dizer: “Eu sustentarei legalmente”, ele não descarta a restrição que antes impôs a si mesmo, mas pede que, por uma questão de indulgência, coloque diante de Deus o que possa parecer justo e correto para todos. ‘Davi, ou o Profeta que foi o autor desse salmo que já citamos ( Salmos 73: 0 ), mesmo quando ele expressou seus próprios sentimentos e confessou engenhosamente sua própria enfermidade, ainda fez um prefácio semelhante ao que é encontrado aqui. Mas ele fala como se fosse abruptamente: “Mas tu és justo;” ele usa a mesma palavra ?? , também conhecida como Jeremias; mas aqui está colocado na última cláusula, e ali no início da frase: “Ainda bem é Deus para Israel, mesmo para os que são retos de coração”. O Profeta sem dúvida ficou agitado e distraído de várias maneiras, mas depois se conteve. Mas foi o contrário com Jeremias; pois ele não confessa aqui que foi julgado, como quase todos os fiéis costumam ser; mas como eu já disse, ele aconselhou, e pela orientação do Espírito Santo, dirigiu suas palavras a Deus; pois ele pretendia despertar os judeus, para que eles entendessem que foram rejeitados, e rejeitados como indignos de ter sua salvação cuidada por mais tempo.

Ao dizer então: No entanto, vou implorar para que ele , sem dúvida, pretendesse tocar os judeus rapidamente, pois eles eram extremamente estúpidos. “Eis que ele ainda contenderá com Deus, se ele te perdoará?” Agora vemos o verdadeiro significado do Profeta; pois os judeus em vão apresentaram sua própria prosperidade como prova de que Deus lhes era propício; pois isso nada mais era do que abusar de sua tolerância. Jeremias pretendeu, em suma, mostrar que, embora Deus possa passar por eles por um tempo, ainda assim os ímpios não devem se lisonjear, pois sua indulgência não é prova de seu amor; mas, pelo contrário, como veremos, acumula-se uma vingança mais pesada, quando os ímpios se endurecem cada vez mais enquanto Deus os trata com indulgência. Essa é a razão pela qual o Profeta diz que ele suplicaria a Deus; ele tinha mais consideração pelos homens do que por Deus. Ele ainda não estabelece os julgamentos dos homens contra o poder absoluto de Deus, como fazem os sofistas do papado, que atribuem tal poder absoluto a Deus que perverte todo julgamento e toda ordem; isso é nada menos que sacrilégio.

Agora, o Profeta não chama Deus para uma conta, como se não houvesse uma regra pela qual ele regulasse suas obras e governasse o mundo. Mas por juízos ele quer dizer, como eu disse, o que Deus havia declarado em sua lei; pois está escrito,

“Maldito aquele que não continuar”, etc.,
( Deuteronômio 27:26 ; Gálatas 3:10 )

Agora, então, como os judeus eram transgressores da lei, ou melhor, como deixavam de não provocar a ira de Deus por seus vícios, certamente deveriam, de acordo com o curso normal da justiça, ter sido imediatamente destruído. Por isso, o Profeta diz aqui, vou implorar por você; isto é, “Se você lidou com esse povo como merecia, deve ter sido muitas vezes reduzido a nada”. Ao mesmo tempo, ele não teve dúvidas, como dissemos, a respeito da retidão do julgamento divino; só ele considerava aqueles homens que se lisonjeavam e se entregavam com segurança aos seus vícios, porque Deus não imediatamente executou os castigos com os quais ameaça os transgressores de sua lei. (52)

Por isso, ele diz: Até quando prosperará o caminho dos ímpios? pois seguros são todos os que transgridem; isto é, que não são apenas contaminados por pequenos vícios, mas que são extremamente perversos. Eles então que rejeitaram abertamente toda religião e todos cuidam da justiça, como é que eles estavam seguros e que seu caminho prosperou? Agora entendemos mais claramente o que afirmei: que o Profeta voltou suas palavras a Deus, para que ele despertasse mais efetivamente os estúpidos, para que eles soubessem que eram de certa forma convocados por essa exposição perante o tribunal celestial. Segue agora, –

Eu renderizaria o verso assim:

Justo és tu, Jeová; Embora eu deva discutir contigo; Ainda de julgamentos falarei contigo: – Como é isso? o caminho dos ímpios prospera; Seguro são todos os dissimuladores da dissimulação.

Talvez a quarta linha possa ser renderizada assim:

Por quê; o caminho dos ímpios prospera.

A ordem das palavras não admitirá que seja traduzida de outra forma. Blayney renderiza a última linha da seguinte maneira: –

À vontade são todos aqueles que lidam com muita perfidiosidade.

As últimas palavras são literalmente: “todos os mantos da camuflagem” ou “todos os mantos da cobertura”. Mas, de acordo com o significado secundário da palavra ???, a frase seria “todos os dissimuladores da dissimulação”. A versão da Septuaginta é: “todos que prevaricam prevaricação”. O que se entende evidentemente é que eles eram hipócritas e que, por hipocrisia, cobriam sua hipocrisia – uma representação verdadeira e marcante. – Ed

Comentário de E.W. Bullinger

Justo, etc. Figura do discurso Sincrorese. App-6.

SENHOR. Hebraico. Jeová. App-4. “Portanto…? Figura do discurso Erotese.

perverso = sem lei. Hebraico. rasha “. App-44. lidam com muita traição. Figura do discurso Polyptoton. Hebraico são traidores da traição = são traidores absolutos.

Comentário de John Wesley

Justo és, ó Senhor, quando eu imploro contigo; contudo, falarei contigo dos teus juízos; por que prosperará o caminho dos ímpios? por que são todos felizes que lidam com muita traição?

Fale contigo – Não como forma de acusá-lo, mas para minha própria satisfação em relação às tuas dispensações judiciais no governo do mundo.

Portanto – eu sei que teus caminhos são justos e retos, mas são escuros; Não consigo entender por que você faz isso.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *