Estudo de Jeremias 13:9 – Comentado e Explicado

Eis o que diz o Senhor: assim também destruirei a soberba de Judá, e o orgulho imenso de Jerusalém.
Jeremias 13:9

Comentário de Thomas Coke

Jeremias 13: 9 . Dessa maneira, estragarei o orgulho, etc. Estragarei a glória de Judá e a grande honra de Jerusalém. Ver Jeremias 13:11 . “Eu os transportarei para além do Eufrates; eu os esconderei na Babilônia, como no buraco de uma rocha, de onde eles não possam sair. Eles serão marcados no meio das nações, sem templo, sem sacrifício, sem sacerdotes, sem adoração externa. Humilharei a presunção deles e os ensinarei a reconhecer e adorar a minha misericórdia. ”

Comentário de Joseph Benson

Jeremias 13: 9 . Dessa maneira, estragarei o orgulho de Judá, etc. – Ou, como alguns traduzem o versículo: “Margarei a glória de Judá e a grande honra de Jerusalém”. Derrubarei seu orgulho e teimosia, tornando-os escravos e vassalos para estrangeiros, Lamentações 5: 8 ; Lamentações 5:13 . Ou, aludindo à transação sobre o cinto, “os transportarei além do Eufrates; Eu os ajudarei na Babilônia, como no buraco de uma rocha, de onde eles não possam sair. Eles serão marcados no meio das nações, sem templo, sem sacrifício, sem sacerdotes, sem adoração externa. Vou humilhar a presunção deles e ensiná-los a reconhecer e adorar a minha misericórdia.

Comentário de John Calvin

Quanto à aplicação da Profecia, o Profeta a descreve distintamente; mas ele expõe com clareza suficiente o ponto principal, quando diz: Assim vou estragar a imponência ( altitudinem , a altitude ou a altura) de Judá e a grande imponência de Jerusalém Outros intérpretes, por unanimidade, dão a palavra orgulho; mas, como ???? gaun, pode ser interpretado em dois sentidos, significa aqui, não tenho dúvida, excelência, e isso aparecerá mais completamente a partir do que se segue. (72) A palavra então significa aqui a dignidade com que Deus favoreceu a semente de Abraão, quando ele pretendeu que eles fossem um ornamento para si mesmo. Assim é dito em Êxodo 15: 7 ,

“Na tua grandeza destruirás as nações.”

E em Isaías ele diz:

“Farei de ti a excelência das eras.” ( Isaías 60:15 )

Não há dúvida de que isso deve ser tomado em um bom sentido. E essas coisas se harmonizam, – que Deus preparou os judeus para si mesmo como um cinto, e depois os lançou dele a uma caverna, onde ficariam por um tempo sem luz e sem glória.

A importância desta cláusula é: “Embora a dignidade de Judá e Jerusalém tenha sido grande (pois o povo que Deus havia adotado era conhecido de acordo com o que é dito nos Salmos 73: 0 ), embora a imponência de Judá e Jerusalém tenha foi ótimo, mas eu vou estragar tudo. ” Vemos como o Profeta retira dos judeus a falsa confiança pela qual eles se enganaram. Poderiam de fato ter-se glorificado em Deus, se tivessem agido verdadeiramente e de coração: mas quando arrogaram todas as coisas para si mesmos e privaram Deus de sua autoridade, cujos súditos eram, quão grandes eram a vaidade e a loucura e sempre ridículas professar seu nome sagrado e dizer: somos o povo de Deus? pois ele não era Deus para eles, pois o consideravam nada; não, eles com desdém e reprovação rejeitaram o seu jugo. Portanto, vemos que a palavra ???? gaun deve ser usada aqui em um bom sentido. O Profeta, ao mesmo tempo, insultou-os com reprovação, por abusarem do nome de Deus e fingirem ser o seu povo e herança. O resto não podemos terminar; continuaremos com o assunto amanhã.

Comentário de E.W. Bullinger

Nona Profecia de Jeremias (veja os comentários de livros de Jeremias).

estragar o orgulho, & c. Referência ao Pentateuco ( Levítico 26:19 ). App-92.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *