Estudo de Jeremias 14:19 – Comentado e Explicado

Repelistes Judá, de verdade, e vossa alma se desgostou de Sião? Por que nos feristes de mal incurável? Esperamos a salvação; nada, porém, existe de bom; aguardamos a era de soerguimento, mas só vemos o terror!
Jeremias 14:19

Comentário de Adam Clarke

Buscamos paz – esperávamos prosperidade quando Josias expurgou a terra da idolatria.

E não há nada bom – pois recaímos em nossos caminhos anteriores.

Comentário de John Calvin

O Profeta agora se volta à oração e às reclamações, para que, por seu exemplo, ele possa finalmente levar o povo à lamentação, a fim de que humildemente implorem o perdão de Deus, confessem sinceramente seus pecados e fiquem descontentes consigo mesmos. Ao mesmo tempo, ele indiretamente reprova a dureza da qual falamos antes. Como então ele não efetuou nada ensinando, mudou sua maneira de falar e deixou as pessoas a quem se dirigiu a Deus, de acordo com o que já notamos.

Ele então pergunta: Repudiando você repudiou Judá? Tua alma abominou Sião? (121) Jeremias parece raciocinar aqui a partir do que é inconsistente, como se ele tivesse dito: “É possível que você tenha rejeitado a tribo de Judá e do monte Sião?” Pois Deus havia prometido que ele deveria ter uma lâmpada em Jerusalém. As dez tribos já haviam sido derrubadas, e seu reino não apenas fora afligido, mas totalmente demolido: ainda restava uma semente, porque a tribo de Judá continuava, que era como a flor de todo o povo; e dele a salvação do mundo deveria prosseguir. Portanto, o Profeta aqui, por assim dizer, expõe a Deus, como se ele tivesse dito: “Você escolheu a tribo de Judá para esse fim, para que ela seja segura perpetuamente; tu também ordenaste que o templo fosse construído no monte Sion para o teu nome; disseste que seria o teu descanso para sempre: rejeitaste a tribo de Judá? tua alma abomina o monte Sião?

Parece, no entanto, haver uma espécie de ironia implícita: porque, embora Jeremias orasse sinceramente, ele ainda pretendia lembrar ao povo quão tolamente eles prometeram a si mesmos impunidade quanto aos pecados, porque Deus tinha sua habitação no templo e porque Jerusalém era como se fosse seu palácio real. É realmente evidente que o Profeta se lembrou das promessas de Deus; mas, no entanto, ele desejou mostrar brevemente que, embora Deus aparentemente devesse destruir o restante, e permitir que o templo fosse demolido, ele ainda seria fiel às suas promessas. Ao fazer, portanto, essas perguntas, como espantado, ele tinha em parte uma consideração por Deus, e em parte também lembrava ao povo que, embora Deus entregasse o corpo do povo à destruição, ele ainda seria fiel e constante no que prometera. .

Ele então diz: Por que nos feriu e não há cura? Não há dúvida de que o Profeta neste lugar também desejava transformar Deus em misericórdia por esse motivo, porque ele prometera ser misericordioso com a posteridade de Davi, embora às vezes os punisse por seus pecados; pois havia essa promessa notável,

“Se seus filhos ofenderem e violarem minha aliança, eu os ferirei com uma vara e castigarei suas iniqüidades; contudo, a minha misericórdia não tirarei deles.
( 2 Samuel 7:14 ; Salmos 89:31 )

E com o mesmo propósito é o que ele disse em Jeremias 10:24 ,

Castiga-me, ó Senhor, mas no juízo.

isto é, moderadamente: “para que não me leves a nada”. Lá, o Profeta, como dissemos, lembrou a Deus de sua aliança; e ele faz o mesmo aqui: Por que feriste, para que não haja cura? Pois o castigo que Deus inflige à sua Igreja seria, como ele declara, um tipo de medicamento; mas quando não há esperança de cura, Deus parece anular o que havia prometido. Por isso, Jeremias prossegue ao traçar seu argumento do que é inconsistente, como se ele tivesse dito, que não era possível que Deus golpeasse tão severamente seu povo a ponto de não permitir um lugar para perdão, mas que por fim ele seria intricado e curar a ferida infligida.

Esperamos a paz e não há nada de bom; e o tempo da cura, e eis problemas ou terror. (122) Esta última parte do versículo confirma o que acabei de afirmar, que o Profeta tinha em parte uma referência a Deus nesse modo de oração, e que ele parcialmente reprovava os judeus, porque eles pensavam, sendo enganados por falsa confiança, que eles estavam além do alcance do perigo, na medida em que Deus havia consagrado Jerusalém, para que seu nome fosse ali chamado, e que o templo fosse sua habitação perpétua. Como então ele viu que sua nação estava embriagada, por assim dizer, com essa noção tola, ele pretendia mostrar brevemente a eles que Deus seguiria um caminho desconhecido pelo qual manteria sua fidelidade e, no entanto, puniria os ímpios e os transgressores; pois, dizendo: “Esperávamos paz e não há bem”, ele certamente não elogia a fidelidade do povo; por confiar nas promessas de Deus, eles buscavam consolo nos males, e esperavam que Deus fosse por fim exorável e propício. A palavra esperar não deve ser tomada em um bom sentido; mas ele, ao contrário, reprova os judeus, porque eles depositam muita fé nos falsos profetas. Portanto, vemos que ele condena a falsa expectativa pela qual eles foram enganados. Por isso, também aprendemos o que foi dito antes, que os judeus tolamente prometeram a si mesmos impunidade, porque Deus havia escolhido sua habitação entre eles; pois ele mostra que Deus em vão não havia ameaçado a ruína deles por seus servos. Esse também é o significado quando ele diz: esperávamos o tempo da cura e eis o terror . Agora segue:

Desprezando, desprezaste a Judá? Tua alma abominou Sion?

Desprezara Judá como algo sem valor e abominara Sião como algo imundo? – Ed.

Por que nos feriu e não há cura para nós? Por que há esperança para a paz e não há bem? E pelo tempo da cura, e eis o terror?

A palavra “esperança”, ou saudade, ou procura, é um substantivo participativo, mas traduzido pelas versões como se fosse um verbo na primeira pessoa do plural. Como “ferido” está no passado, também deve ser entendido antes de “esperança”. – Ed.

Comentário de E.W. Bullinger

Hast. . . Tem . . . ? Figura do discurso Erotose.

Tua alma = Tu mesmo (enfático). Hebraico. nephesh. App-13. Figura do discurso Anthropopatheia.

nós olhamos. Compare Jeremias 8:15 ; Jeremias 15: 1 , onde há uma recusa mais forte.

e. Alguns códigos omitem.

problema = terror.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *