Estudo de Jeremias 14:20 – Comentado e Explicado

Senhor! Conhecemos nossa malícia e a iniqüidade de nossos pais. {Bem sabemos} que pecamos contra vós.
Jeremias 14:20

Comentário de Adam Clarke

Reconhecemos, ó Senhor, nossa maldade – Isto o profeta fez em favor do povo; mas, infelizmente! eles não se juntaram a ele.

Comentário de John Calvin

O Profeta aqui prescreve sem dúvida aos judeus a maneira de apaziguar a Deus. Antes, proferiu uma oração, em parte para reprovar o povo por sua obstinação perversa e em parte para mostrar aos piedosos e aos eleitos que ainda havia alguma esperança. Mas agora ele usa uma forma simples de oração, quando diz: Ó Senhor, sabemos, etc. Dificilmente um em cada mil sabia; mas o Profeta não assume o caráter de todo o povo; e porque não? Ele sem dúvida sabia que os fiéis entre o povo eram muito poucos; mas ele dita para a posteridade uma forma correta de oração, para que eles possam exilar-se e saber que essa coisa só lhes resta – confessar seus pecados, caso contrário não poderiam obter perdão.

Ele, portanto, diz: Conhecemos nossa iniquidade e iniqüidade de nossos pais; pois fizemos perversamente contra ti . Já explicamos o significado do Profeta nessas poucas palavras: quando Deus coloca a mão contra nós, não há esperança de salvação, a menos que nos arrependamos. Mas a confissão é colocada aqui para arrependimento. Os hipócritas são realmente muito livres em confessar seus pecados; mas o Profeta fala aqui de verdadeira confissão; e ao declarar uma parte para o todo, tudo o que está incluído no arrependimento, como eu disse, se destina. Mas o objetivo aqui é mostrar que eles deveriam humildemente buscar perdão, o que não poderia ser feito, a menos que se condenassem diante de Deus e, assim, antecipassem seu julgamento.

Ele fala da iniqüidade dos pais, não que os fiéis busquem associados, aqui e ali, com o objetivo de atenuar sua culpa; mas foi um agravamento de seus pecados, quando eles confessaram que não eram apenas culpados de si mesmos diante de Deus, mas que haviam trazido do ventre o que era, por assim dizer, hereditário, de modo que mereciam a morte porque eram descendentes de pais ímpios. Enquanto os hipócritas alegam exemplos de pais, eles se consideram assim absolvidos, ou pelo menos não tão culpados, porque aprenderam o que praticam desde a infância, porque uma má educação os levou a se desviar. Mas os fiéis têm uma mente muito diferente; pois eles se confessam dignos da vingança de Deus, embora ele não tenha investigado a maldade de seus pais; e pensam também que Deus age com justiça, quando executa a vingança por causa dos pecados de seus pais, sendo assim digno de uma dupla vingança.

Agora entendemos o que o Profeta quer dizer; e, portanto, aprendemos com que tolice os papistas estabeleceram esse escudo contra Deus; isto é, tendo a palavra pais frequentemente em seus lábios; pois eles deveriam, pelo contrário, confessar a iniquidade e as iniqüidades de seus pais, de acordo com o que é mais amplamente ampliado no nono capítulo de Daniel ( Daniel 9: 0 ), onde ele confessa que ele e os pais e reis haviam feito perversamente. E nessas palavras também podemos notar que Jeremias não se referiu a uma leve falha quando disse: “Reconhecemos nossa iniqüidade e a iniqüidade de nossos pais;” ele menciona primeiro a iniqüidade dos vivos; depois a iniqüidade de seus pais e acrescenta, em terceiro lugar: “Agimos impiamente contra ti”. Vimos, portanto, que ele não reconheceu formalmente algumas falhas leves, mas confessa claramente que todos eles eram ímpios e transgressores da lei de Deus, e eram dignos, não apenas de um castigo moderado, mas de terrível perdição, como haviam provocou a ira de Deus. (123)

Reconhecemos, Jeová, nossa iniquidade, – A iniqüidade de nossos pais;
Pois pecamos contra ti.

Sua iniquidade, a mesma com a iniquidade ou iniqüidade dos pais, foi que eles pecaram contra Deus. – Ed .

Comentário de E.W. Bullinger

Nós reconhecemos. Estas são as palavras do profeta.

maldade = ilegalidade. Hebraico. rasha “. App-44. Não é a mesma palavra que em Jeremias 14:16 .

iniqüidade. Hebraico. “Avon. App-44.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *