Estudo de Jeremias 18:10 – Comentado e Explicado

Se, porém, tal nação proceder mal diante de meus olhos e não escutar minha palavra, recuarei do bem que lhe decidira fazer.
Jeremias 18:10

Comentário de John Calvin

Agora segue a cláusula oposta: Mas se fizer o mal diante dos meus olhos, para não ouvir a minha voz ; isto é, quando uma nação for plantada através da minha bondade (pois isso é exigido pelo contexto), então me arrependo etc. etc. Com essa denúncia, entende-se que Deus jogaria no pó aqueles a quem favoreceu com singularidade. benefícios, devido aos abusos cometidos; embora ele tivesse dito: “Quando prometo generosamente e livremente a uma nação ou um reino tudo o que pode ser desejado, exceto que meu favor e bondade sejam corretamente recebidos, então me arrependo do bem que lhe foi feito”. O significado é que o caminho do perdão está sempre aberto, quando um pecador se volta para Deus, e que é inútil que os homens se vangloriem das promessas de Deus, exceto que, com medo e obediência, se submetem a ele.

Ambas as coisas eram necessárias; isto é, que os judeus deveriam saber que Deus seria suplicado se se arrependessem, e que suas promessas não poderiam ser estendidas àqueles que eram culpados de abuso grave como um total desrespeito à sua lei e seus profetas. Então, o Profeta menciona aqui o curso comum: – assim que os homens se arrependerem, eles podem esperar de forma segura e plena as coisas boas de Deus, pois ele está inclinado à misericórdia; e então, que nenhuma nação, por mais que se destaque em dons, deve ceder a uma confiança tola e usar sua glória atual como meio de desprezar seu doador, pois Deus pode tirar o que ele deu. A verdadeira importância do todo é que não podemos esperar usufruir dos benefícios que Deus nos concede, a menos que perseveremos na fidelidade e no medo dele. De fato, é certo que as bênçãos de Deus não dependem da dignidade do homem; mas ainda assim ele não terá sua recompensa para ser desprezada, como foi o caso dos judeus, e hoje em dia é uma coisa comum no mundo. Segue agora, –

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *