Estudo de Jeremias 2:14 – Comentado e Explicado

Israel é servo, porventura? É escravo nascido na própria casa? Por que foi entregue à pilhagem?
Jeremias 2:14

Comentário de Albert Barnes

A glória de Israel era ser o servo de Javé, Jeremias 30:10 , e os escravos nascidos em casa eram mais valorizados do que os comprados com dinheiro, por serem mais fiéis Gênesis 14:14 . O Senhor não pode guardar a sua própria casa? Como acontece que um membro de uma família tão poderosa é mimado? No versículo seguinte, o profeta explica a razão. Israel é um escravo fugitivo, que abandonou a família à qual pertence por direito de nascimento e, assim, trouxe sobre si mesmo problemas e miséria.

Comentário de Thomas Coke

Jeremias 2:14 . Israel é um servo? “Ele tem condições de ser entregue como presa aos seus inimigos? Ele é daqueles que Deus considera escravos e estrangeiros? Ele não é o filho, o povo escolhido e peculiar de Deus? Por que então o Senhor tratou ele como um escravo comum? ” & c. Veja João 8:33 e Calmet.

Comentário de Joseph Benson

Jeremias 2:14 . Israel é um servo? ele é um escravo nascido em casa? – Ele tem condições de ser entregue como presa aos seus inimigos? Ele é daquelas pessoas a quem Deus considera escravos e estrangeiros? Esses interrogatórios implicam, e têm a força de, um negativo. Como se ele dissesse: Israel não é o filho, o povo escolhido e peculiar de Deus? Por que então o Senhor o tratou como um escravo comum e o entregou ao poder dos senhores e senhores tirânicos? O sentido é que Deus redimiu Israel da escravidão do Egito e o adotou como seu filho, Êxodo 4:22 . Para que a servidão pela qual ele agora sofre, e sua presa por tantos inimigos estrangeiros, não possa ser devida a seu nascimento ou condição primitiva, mas deve ser imputada aos seus pecados, dos quais sua escravidão é a conseqüência. Compare Isaías 50: 1 ; Isaías 52: 3 .

Comentário de Adam Clarke

Israel é um servo? Ele é um escravo comprado com dinheiro ou um criado nascido na família? Ele próprio é um filho. Se sim, então, por que ele é mimado? Não porque Deus não lhe mostrou amor e bondade; mas porque ele abandonou a Deus, voltou-se para e se juntou a ídolos.

Comentário de John Calvin

Esses versículos devem ser lidos juntos; pois o Profeta primeiro mostra que Israel não era miserável para sua condição original, mas que isso aconteceu por uma nova causa, e então ele menciona a causa. Ele então pergunta primeiro, se Israel era um servo ou um escravo? Deus os adotara como seu povo e prometera ser tão generoso com eles que os tornaria felizes de todos os modos; e o que era mais, como prova de sua felicidade, ele disse: Em ti todas as nações serão abençoadas. ( Gênesis 12: 3 ; Gênesis 22:18 ; Gênesis 26: 4 ; Gênesis 28:14 .) Vemos então qual era a condição original de Israel; eles superavam todas as outras nações, porque eram o povo peculiar de Deus, eram sua herança, eram um sacerdócio real.

Por isso, o Profeta, como espantado com algo novo e estranho, faz esta pergunta: Israel é um servo? Ele era livre além de todas as nações; pois ele era o primogênito filho de Deus: era necessário, portanto, investigar a causa por que ele estava tão infeliz; pois ele diz depois que aqueles leões rugiram contra ele e emitiram sua voz; ele diz que suas cidades foram queimadas ou destruídas; ele diz que suas terras foram reduzidas à desolação; e finalmente ele acrescenta: Isso não fez estas coisas para ti? Isso novamente é colocado como uma pergunta, mas é duplamente afirmativo, pois tira todas as dúvidas: “O que você diz ser a causa pela qual você é tão infeliz? pois todos são hostis a você, e você está exposto aos erros de todos: de onde você pode dizer que tudo isso aconteceu, exceto por sua própria maldade? Agora vemos o que o Profeta quer dizer.

Mas para que o que ele diga seja mais claro, devemos lembrar que ele lembra o povo, por meio de censura, dos benefícios que Deus lhes havia conferido. Como então os filhos de Abraão foram homenageados com tantos favores singulares que tiveram a preeminência em todo o mundo, essa dignidade agora é referida, mas apenas com o objetivo de expor sua conduta básica, como se ele tivesse dito: “Deus não te enganou quando ele prometeu ser generoso com você; sua adoção não é enganosa nem em vão: portanto, você seria mais feliz do que todas as outras nações, se sua própria maldade não o tivesse tornado infeliz. Agora vemos com que objetivo o Profeta perguntou: Israel é um servo ou escravo? Eles estavam de fato em igualdade com outras pessoas, como eram por natureza; mas como eles foram escolhidos por Deus e como ele os favoreceu com esse privilégio peculiar, o Profeta pergunta se eles eram servos, como se ele tivesse dito: “O que impede que essa bênção apareça entre vocês, que Deus prometeu? pois não era desígnio de Deus desapontá-lo: segue-se que você é infeliz por sua própria culpa. ” (41)

E dizendo: Por que ele se tornou uma presa, ele sugere que, exceto Israel fora privado da proteção de Deus, eles não teriam sido expostos ao capricho de seus inimigos. Eles não se tornaram presas, a não ser por esse motivo, porque Deus os havia abandonado, de acordo com o que é dito no cântico de Moisés,

“Como alguém deve perseguir mil, e dez devem pôr em fuga tantos milhares, exceto que Deus nos deu como cativos, exceto que nós fomos trancados por sua mão.”
( Deuteronômio 32:30 .)

Pois Moisés nessa passagem também lembra de maneira indireta as pessoas com que freqüência e quão maravilhosamente Deus lhes deu vitórias sobre seus inimigos, e assim ele deixa para a posteridade deles, quando em perigo, considerar como a mudança ocorreu. perseguir mil; isto é, como poderia ser que eles, possuindo grandes forças, ainda devessem ser atacados por seus inimigos; pois eles não costumavam dar as costas, mas conquistar seus inimigos: segue-se que eles foram feitos cativos por Deus, e não pelos homens que os perseguiam. Então também aqui o Profeta mostra que Israel não seria presa se não tivessem sido privados da assistência de Deus.

Blarney apresenta as duas primeiras linhas assim:

Israel é escravo? ou, se é filho da casa, por que é exposto a despojos?

Ele considera “o filho da casa” como filho e herdeiro, como era Isaque, e se refere a Gálatas 4: 7 . Horsley coincide com ele. Mas o usus loquendi não aceita essa visão, enquanto confirma a outra. Referir-se a filiusfamilias em latim não tem propósito. “O filho da casa”, como a expressão literalmente é, e frases semelhantes, sempre significam nas Escrituras aqueles que nasceram escravos em uma família. – Ed .

Comentário de E.W. Bullinger

servo? . . . escravo? Eles foram tratados como tal pela Assíria e depois pelo Egito.

mimado = se tornar um despojo.

Comentário de John Wesley

Israel é um servo? ele é um escravo nascido em casa? por que ele é mimado

Um escravo – Escravo é adicionado aqui ao nascido em casa para expressar a basicidade de seu serviço, porque o mestre tinha poder para criar aqueles escravos que nasceram de escravos em sua casa.

Por que – Por que ele é assim tiranizado, como se estranhos tivessem o mesmo direito sobre ele que os donos de seus escravos?

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *